Panorama
 
 
 

UMA TONELADA DE PEIXE É APREENDIDA EM ÉPOCA DE PIRACEMA NO CEARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2009

Fortaleza (16/03/2009)- Em mais um final de semana de trabalho, uma equipe formada por três fiscais e um analista ambiental da Superintendência do Ibama no Ceará, com apoio de três policiais da Companhia de Policia Ambiental apreenderam uma tonelada de Curimatã. A espécie está protegida pelo período de Piracema, que termina no dia 30 de abril.

Atendendo uma denúncia, a equipe foi até o Mercado Carlito Pamplona, em Fortaleza, encontrando cerca de 440 kg do pescado em uma caminhonete L 200. Ao avistar os fiscais, o proprietário fugiu para evitar o flagrante, uma vez que a lei prevê a prisão para este tipo de crime ambiental. O veículo teve que ser rebocado até a unidade de depósito de bens apreendidos do Ibama localizada em Messejana.

Ainda no mercado, duas pessoas foram presas em flagrante por estarem com 175 kg de peixes da mesma espécie em um dos boxes. Nesta movimentação toda, mais 385 kg de Curimatãs foram abandonadas em outros boxes ao longo do mercado com medo da fiscalização do Ibama. Os autuados foram encaminhados para a Delegacia do 7º Distrito de Fortaleza.

Toda a carga foi doada para o Lar Torres de Melo que atende pessoas idosas carentes e para o Desafio Jovem que se dedica ao trabalho de prevenção ao uso de drogas e à recuperação de dependentes químicos e alcoolista, bem como sua reintegração social.
Mariângela Bampi
Ascom/Ibama-CE

+ Mais

Ibama emite Licença de Instalação para obras de gasoduto em São Paulo

Brasília (13/03/09) – O Ibama emitiu Licença de Instalação autorizando obras relativas à Estação de Transferência de Custódia de São José dos Campos para regular a pressão do gás e medir as variáveis usadas para calcular a vazão e o volume do gás transferido para o gasoduto Rio de Janeiro – São Paulo – GASPAL e para o ponto de entrega REVAP II.

As obras serão executadas em área da Refinaria Henrique Lages – REVAP, na faixa do Gasoduto Caraguatatuba – Taubaté –GASTAU, no município de São José dos Campos, em São Paulo.

Foram estabelecidas 12 condicionantes para a licença que tem validade de dois anos.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Encontro traça estratégias para fauna, recursos florestais e pesqueiros

Brasília (18/03/2009) – Começou hoje e vai até sexta-feira o Primeiro Encontro Nacional dos Servidores da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas - DBFLO. O evento objetiva a integração dos servidores, o aprofundamento do conhecimento da missão do Ibama e das atividades e competências da DBFLO. As estratégias para a gestão da biodiversidade, da fauna, dos recursos pesqueiros e das florestas serão discutidas com os servidores que atuam na área técnica da sede e das pontas.

O presidente do Ibama, Roberto Messias, enxerga novos desafios, ajustes e conceitos em 2009, quando o Ibama completa 20 anos como ator central na gestão e execução das políticas de meio ambiente e referência nas questões ambientais. Um dos grandes desafios para o presidente é a consolidação das ações da DBFLO, por meio da democratização do conhecimento gerado pelo trabalho dos servidores e pelo contato com a realidade possibilitado pela capilaridade nacional do órgão. Para Messias o encontro vai definir “como será cuidar do Brasil, do ponto de vista da DBFLO, nos próximos anos.”

O diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, Antônio Carlos Hummel, afirmou a importância do encontro no estabelecimento de um diálogo entre a área técnica e as outras diretorias do Ibama e fortalecer a relação entre a Diretoria e as pontas para o melhor cumprimento do papel do Ibama. Hummel também ressaltou a necessidade de melhorar a relação entre o Ibama e os outros integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente – Sisnama, e mediar conflitos ao invés de criá-los.

Hummel destacou que na área de florestas, nos últimos anos o Ibama saiu de “uma situação de ausência de controle para uma situação de governança”, referindo-se ao sistema de controle que garante transparência no ciclo de exploração florestal, o Documento de Origem Florestal – DOF, e citou a Resolução Conama 379 que instituiu o sistema como “o ato mais importante na área ambiental nos últimos anos.”

Sobre a fauna, o diretor colocou que a DBFLO está avançando nos sistemas de controle, com o lançamento do Sisfauna, cujo desenvolvimento deverá ser concluído até maio. Hummel também apontou a falta de procedimentos e a necessidade de padronização como um dos ajustes a fazer, e apontou a informática como ferramenta essencial à gestão dos recursos naturais.

Quanto aos recursos pesqueiros, a fragmentação institucional do controle da atividade foi mencionada como desafio pelo diretor, devido aos conflitos que precisam ser resolvidos e mediados na busca de critérios que balizem a exploração racional da fauna aquática.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama

+ Mais

Superintendência de Rondônia realiza reunião com Ongs Ambientais

Porto Velho (19 de março) - O Superintendente de Rondônia, César Luiz Guimarães convidou as instituições não governamentais para uma reunião que abordou a atual missão do Ibama, suas atribuições, dificuldades, ações para 2009, visando uma aproximação maior com estas entidades, o que nunca havia sido feito.

Na reunião foi apresentado, também, o Decreto nº 6.527 de 01/08/08 que dispõe sobre o estabelecimento do Fundo Amazônia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, cuja proposta de utilização pressupõe a participação de ONGs, movimentos sociais e comunidades locais.

Em razão desta apresentação foi agendada uma próxima reunião com as entidades presentes para o dia 08 de abril, quando cada entidade apresentará suas atividades em realização, as planejadas e as áreas do Estado em que atuam para que seja feito um mapeamento e sirva como ponto de partida para o desenvolvimento de projetos comuns em parceria com o Ibama/RO.
Lucia Almeida

+ Mais

Servidora do Ibama em Goiás é demitida

Goiânia (17/03/2008) - Foi publicada, no Diário Oficial da União de hoje, a portaria nº. 92 de 17/03/2009 aplicando a penalidade de demissão para a servidora do Ibama-GO, Marina de Fátima Piau Ferreira, assinada pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (DOU, Nº. 52, quarta-feira, 18 de março de 2009-Seção 2, página 43).

A analista administrativo do quadro do Ibama foi demitida por valer-se do cargo, no exercício de encarregada do setor financeiro da Superintendência em Goiás, para lograr proveito próprio e de outrem, em detrimento da dignidade da função pública, aplicação irregular de dinheiros públicos e lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional.

No tocante à parte criminal estão sendo adotadas as apurações por meio do Ministério Público Federal - MPF. E, quanto ao ressarcimento ao Erário, o Ibama-GO, por intermédio de sua Procuradoria Judicial, já adotou providências cautelares para o arresto de bens, bem como já propôs Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa para reaver os recursos financeiros desviados.
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama/GO

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.