Panorama
 
 
 

BRASIL RECOLHE 95% DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS E É EXEMPLO PARA PAÍSES DESENVOLVIDOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Brasil já recolheu mais de 100 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos usados pelos agricultores desde que entrou em operação o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em março de 2002. A taxa de retorno chegou, em 2008, a 95%, bem superior à de outros países que têm programas semelhantes.

Segundo o coordenador de agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Luís Carlos Rangel, o Canadá, o Japão e os Estados Unidos têm taxa de retorno entre 20% e 30% das embalagens. O diferencial brasileiro, segundo ele, é o sistema de fiscalização aplicado aqui, no qual o revendedor e o comprador são identificados e a devolução das embalagens monitorada, inclusive com punições previstas.

“Esse é o sistema que o Brasil identificou como sendo o mais inteligente e que estamos conseguindo ensinar para o resto do mundo para que eles também possam agregar esse conhecimento para o sistema de recolhimento de embalagens deles”, afirmou Rangel.

O Inpev, uma entidade sem fins lucrativos criada para gerir a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos, foi criado no fim de 2001 e conta, entre seus associados, com 99% das empresas fabricantes de defensivos agrícolas do Brasil e as sete principais entidades de classe do setor. Os recursos para seu funcionamento vêm das contribuições que cada empresa dá ao instituto, proporcionais ao seu faturamento.

Cerca de 95% das embalagens recolhidas são recicladas e as restantes, incineradas. O ganho ambiental gerado pelo volume reciclado em seis anos do programa equivale, segundo o instituto, ao plantio de 491 mil árvores, ou 98 mil toneladas de gás carbônico - o principal gás do efeito estufa - a menos na atmosfera. O sistema gera mais de 2,5 mil empregos diretos e indiretos.

O presidente da Câmara Setorial de Insumos do Ministério da Agricultura, Cristiano Simon, acredita que o programa pode servir de exemplo para outros setores.

“É considerado um exemplo mundial de um trabalho onde todos participam: o agricultor, a revenda e, principalmente, a indústria, subsidiando esse trabalho. Faz o que era um lixo rural, que contaminava o meio ambiente, numa mercadoria útil, através da produção de tubos pra fibra ótica, de recipientes plásticos para lubrificantes, até embalagem para defensivo agrícola. Todos participam em uma cadeia de cooperação exemplar e que poderia servir para outros setores que estão preocupados com o meio ambiente e com a sustentabilidade”, relata Simon.

+ Mais

Operação cata-bagulho da prefeitura de São Paulo recolhe objetos difíceis de descartar

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo - A prefeitura de São Paulo realiza hoje (28), durante todo o dia, em 15 subprefeituras a operação cata-bagulho, uma operação de recolhimento de resíduos de difícil descarte, como móveis, eletrodomésticos, restos de pneus e outros objetos inutilizados.

Não serão coletados produtos tóxicos, entulho e lixo domiciliar. Os objetos a serem descartados devem ser colocados na frente de casa no dia da ação, e nunca no dia anterior, porque, em caso de chuva, podem ser levados pela água.

A operação ocorre nas regiões de Casa Verde, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó/ Brasilândia, Itaim Paulista, Jabaquara, Lapa, Mooca, Perus, Pinheiros, Santana/Tucuruvi, São Mateus, São Miguel, Vila Maria/Vila Guilherme e Vila Prudente.

Em Jardim Niterói, a ação também inclui uma série de ações de cidadania, como orientações jurídicas, de saúde e de temas relacionados à administração municipal e oficinas culturais.
Em 2008, foram recolhidas 54,4 mil toneladas de objetos em 1.796 operações.

+ Mais

Operação Cata-Bagulho é realizada em 12 subprefeituras paulistanas

4 de Abril de 2009 - Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil - São Paulo - Os moradores de bairros vinculados a 12 subprefeituras de São Paulo estão tendo hoje (4) chance de jogar fora, de forma organizada, objetos que não têm mais utilidade no seu dia-a-dia, como pedaços de madeira, pneus velhos, móveis e eletrodomésticos quebrados e colchões. Funcionários municipais das quatro regiões estão recolhendo o que a população descarta.

É mais uma etapa da Operação Cata-Bagulho, que a prefeitura realiza semanalmente para que as pessoas possam descartar objetos de que não precisam mais e que, na maioria das vezes, causam incômodo, obstruindo espaço nas casas. em mais uma etapa da Operação Cata-Bagulho, realizada, semanalmente.

Hoje o serviço está sendo prestado nos bairros do Butantã e de Pinheiros, na zona oeste; Cidade Ademar, Santo Amaro e M'Boi Mirim, na zona sul; Santana/Tucuruví, Vila Maria/Vila Guilherme, na zona norte; e Ermelino Matarazzo, São Miguel, São Mateus, na zona leste.

No ano passado, segundo a prefeitura, foram recolhidos 18,8 milhões de toneladas de objetos descartados em 653 operações do gênero.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.