Panorama
 
 
 

CONSELHO GESTOR DA APA MARINHA DO LITORAL CENTRO É EMPOSSADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

O conselho gestor da Área de Proteção Ambiental – APA Litoral Centro foi empossado, em 27.03, no auditório do Instituto de Pesca, na cidade de Santos, Litoral do Estado, pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano. Composto por 24 representantes da sociedade civil e dos governos municipais, estadual e federal, caberá ao conselho, conforme o Decreto Estadual 48.149, de 9 de outubro de 2003, buscar a integração da unidade de conservação de uso sustentável com as demais unidades territoriais especialmente protegidas e com o seu entorno, promover a articulação dos órgãos públicos, organizações não governamentais, população e iniciativa privada, para a concretização dos planos, programas e ações de proteção, recuperação e melhoria dos recursos ambientais existentes na APA, manifestar-se sobre obra ou atividade potencialmente causadora de impacto na área de sua atuação, avaliar os documentos e deliberar sobre as propostas encaminhadas por suas câmaras técnicas, entre outras atribuições.

Das 24 cadeiras do conselho, 12 são destinadas aos representantes da sociedade civil, dividindo-se em dois representantes do setor de educação e pesquisa, dois do setor de turismo, dois do setor ambiental, e seis representantes do setor pesqueiro, sendo dois do setor industrial e quatro do setor artesanal. Entre os 12 representantes de governo, quatro são da esfera municipal, cinco da estadual e três da federal.

De acordo com Graziano, os conselheiros definirão, entre outros fatores, a diferença de pesca predatória e sustentável. “Precisamos regulamentar para incentivar o uso sustentável dos recursos do mar”, afirmou. Graziano enfatizou o trabalho de educação ambiental que cabe a todos. “Só a educação ambiental ensina a proteção pela vida. Precisamos dar o direito ao conhecimento às pessoas ”, destacou. Segundo o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o passo mais importante do processo de criação de uma área de proteção é a implementação do conselho de gestão. “As ações locais é que vão colaborar na solução dos problemas globais”, disse.Para a coordenadora de núcleo de áreas marinhas, Marília Brito, a parceria entre os conselheiros é essencial. “A APA tem uma característica que é o conselho gestor ser a alma da APA”, declarou. O presidente do conselho gestor, Marcos Campolim, afirmou que todo o litoral paulista está protegido por unidades de uso sustentável com a criação e implementação das APAS marinhas. “O estado de São Paulo é precursor em nível nacional nas diretrizes de conservação mundial”, apontou.

Os membros titulares do conselho gestor representam as Colônias de Pescadores “José Bonifácio”, “André Rebouças” e “Floriano Peixoto”, a Sociedade Amigos do Perequê – SAPE, o Sindicato da Indústria de Pesca no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Armadores de Pesca no Estado de São Paulo – SAPESP, as Associações Vivamar e Oceano Brasil, os Institutos Laje Viva e Maramar, a Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, as prefeituras de Santos, de São Vicente, do Guarujá e de Itanhaém, a Fundação Florestal e a Coordenadoria de Planejamento Ambiental, ambas ligadas à Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, a Polícia Ambiental, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, a Marinha do Brasil e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca.

Patrulhamento Ambiental

Após a posse do conselho gestor da APA Marinha do Litoral Centro, o secretário Xico Graziano entregou aos policiais do 3º Comando de Policiamento Ambiental, que cobre todo o litoral paulista e o Vale do Paraíba, ao lado do Aquário Municipal de Santos, 23 viaturas que reforçarão o trabalho de fiscalização ambiental na região. Para Graziano, o policiamento ambiental é essencial. “Não existe política ambiental sem fiscalização”, pontuou. De acordo com o comandante geral da polícia Ambiental, coronel Ronaldo Severo Ramos, as viaturas auxiliarão no patrulhamento ambiental. “Com essas viaturas reforçamos a proteção do meio ambiente nessa região.”, destacou.

Seminário

Graziano participou ainda, na manhã de 27.03, do seminário “Mudanças climáticas: desafios políticos e econômicos no cenário brasileiro”, promovido pela organização não governamental (ONG) Greenpeace. O seminário foi realizado a bordo do navio Artic Sunrise, de propriedade da ONG, ancorado no Porto de Santos. Graziano anunciou que o Governo do Estado de São Paulo está fazendo a sua lição de casa para combater o aquecimento global. De acordo com o secretário, cerca de 400 mil hectares de mata atlântica estão em recuperação no estado de São Paulo. “A agenda das mudanças climáticas é imperativa”, enfatizou.

O seminário faz parte da expedição “Salvar o planeta: é agora ou agora”, que está em Santos após visitar seis cidades brasileiras ao longo de três meses. Participaram do evento Markus Frank, da consultoria McKinsey, Rubens Born, do Instituto Vitae Civilis, Tasso Azevedo, do Ministério do Meio Ambiente e o deputado federal Mendes Thame.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.