Panorama
 
 
 

EVENTO EM SÃO PAULO BONS RESULTADOS OBTIDOS
COM A PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

Um ganho de cerca de R$ 3 milhões por ano em redução de custos de produção, em função da substituição da matéria-prima convencional por flocos de PET, obtido pela BASF, foi um dos resultados bem-sucedidos conseguidos por empresas paulistas e divulgado, em 24.03, na Conferência Paulista de Produção Mais Limpa, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP. A “Produção Mais Limpa” ou “P+L” se constitui na aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada, aplicada a processos, produtos e serviços, para aumentar a eficiência global e reduzir riscos para a saúde humana e o meio ambiente.

Além da divulgação dos casos de sucesso de Produção Mais Limpa, o evento teve também o lançamento do Guia Técnico Ambiental da Indústria Têxtil – Série P+L, produzido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e pelo o Sindicato das Indústrias Têxteis do Estado de São Paulo – Sinditêxtil, a entrega do Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água, e a assinatura de um protocolo, entre a FIESP e universidades paulistas, visando ações de cooperação mútua para inserir o tema da P+L nas universidades.

Em sua mesa de abertura, a Conferência, cujo público de cerca de mil pessoas lotou o Teatro Ruth Cardoso e dependências, contou entre outros com as presenças dos presidentes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Fernando Rei, que representou o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e da FIESP, Paulo Skaf, o segundo vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, David Zaia, e o gerente da Divisão de Tecnologias Limpas e Qualidade Laboratorial da CETESB e secretário-executivo da Mesa Redonda Paulista de Produção Mais Limpa, Flávio de Miranda Ribeiro.

“Hoje, marcamos um golaço nessa partida de Produção Mais Limpa”, afirmou entusiasmado Fernando Rei, ao parabenizar o presidente da FIESP. O dirigente da CETESB fez um breve histórico da introdução e evolução da P+L no Estado de São Paulo, desde o final dos anos 90, por ocasião da reestruturação por que passou a agência ambiental paulista e se criou o setor que passou a tratar do tema específico da Produção Mais Limpa.

“Tínhamos consciência de que não daria certo sem o engajamento dos principais envolvidos”, disse, lembrando que naquela época as relações entre o Estado e as indústrias não convergiam, e também que havia ligeira desconfiança entre ambos os lados. Ativo participante de todo o processo desde então, Fernando Rei deu seu testemunho sobre as transformações e o engajamento informal que caracterizou o crescente envolvimento dos setores produtivos e a própria CETESB com o tema.

O presidente da FIESP, por sua vez, também enfatizou os vários paradigmas que tiveram de ser rompidos ao longo dos últimos anos, para permitir o atual bom relacionamento entre as empresas e a agência ambiental estadual, chamando a atenção para os casos de sucesso concretos apresentados pelas indústrias no âmbito da P+L, obtidos graças à parceria com a CETESB.

Aproveitando a realização do encontro, o presidente do Sinditêxtil, Rafael Cervone Netto, lançou oficialmente o Guia Técnico Ambiental da Indústria Têxtil – Série P+L. Este documento é produto dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara Ambiental da Indústria Têxtil e a Série é coordenada pela Divisão de Tecnologias Limpas e Qualidade Laboratorial da CETESB.

Casos de sucesso

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através da CETESB, como órgão responsável pela garantia e melhoria da qualidade ambiental no Estado de São Paulo, desenvolve diversas ações de apoio e incentivo à adoção das práticas de P+L pelas empresas, de forma voluntária. Dentre estas ações, encontram-se a elaboração e divulgação de documentos técnicos, realização de cursos e eventos, além da publicação dos casos de sucesso de empresas localizadas no Estado. A Mesa Redonda Paulista de Produção Mais Limpa é um fórum aberto e voluntário onde várias entidades discutem e divulgam as práticas de P+L para as mais diferentes atividades econômicas. A maioria dos casos de sucesso divulgados no evento da FIESP estão disponibilizados no site da CETESB.

O trabalho apresentado na Conferência pela BASF é um deles. A unidade da empresa em São Bernardo do Campo, que fabrica resinas, utilizadas na formulação de esmaltes e vernizes, desde 2002 usa PET reciclado em sua produção numa relação de cerca de 6 garrafas PET de 2 litros para cada galão de verniz ou esmalte, de 3,6 litros. Segundo a BASF, a empresa é a maior contribuinte individual na reciclagem de PET gerado no país, consumindo cerca de 55 milhões de garrafas PET anualmente, que deixam de ser enviadas para aterros sanitários e jogadas em rios e esgotos. Além da economia expressiva na redução de custos de produção, a unidade também registra a redução do volume de efluentes gerados em torno de 40% e redução no consumo de matérias-primas em torno de 3 mil toneladas anuais.

Outros exemplos de bons resultados nas empresas paulistas são a geração interna de energia elétrica de 2,1 MWh, representando um ganho de R$ 900 mil anualmente, obtida pela Elekeiroz Unidade de Anidrido Maleico, de Várzea Paulista; a eliminação da necessidade de disposição final de cerca de 1.500 toneladas por mês de areia de fundição, conseguida pela Femaq Fundição, Engenharia e Máquinas, de Piracicaba; a redução de 30% do consumo de água da rede pública, pela BSH Continental Eletrodomésticos, de São Paulo; e a economia de 80% de consumo total de água para uso industrial, pela Pilkington Brasil, fabricante de vidros planos e de segurança sediada na capital.
Texto: Mário Senaga
Fotos: José Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.