Panorama
 
 
 

IBAMA LANÇA MATERIAL DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
NO ANIVERSÁRIO E 20 ANOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

Brasília (02/04/09) – Uma série de livros, manuais e filmes foram lançados no dia 30 de março durante as comemorações do aniversário de 20 anos do Ibama, dentre eles:

O Atlas da Várzea que apresenta dados georeferenciados para um sistema de informações de áreas alagáveis amazônicas. Ainda dentro do projeto ProVárzea foram lançados os livros: A Agropecuária na Economia de Várzea Amazônia, O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Conservação da Várzea – Identificação e Caracterização de Regiões Biogeográficas, uma Cartilha Tecnológica sobre Produção de Farinha de Peixe, além de manuais e outros estudos, como o vídeo sobre Gestão Participava dos Recursos Pesqueiros e Co-Gestão na terra das Águas.

O Vídeo Aula Cites que foi elaborado com a função de orientar os fiscais do Ibama, da receita federal, do ministério da agricultura e de outros órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente – Sisnama a identificar espécies ornamentais constantes nos anexos da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção –Cites.

O Guia de Identificação de Peixes Ornamentais - Volume I- Espécies Marinhas - que trata das espécies de comercialização permitida pela legislação brasileira.

O Guia de Pesca Amadora – Peixes de Água Doce - traz a descrição, a distribuição geográfica, os equipamentos permitidos para pesca e orientação sobre tamanhos mínimos permitidos, procedimentos para obtenção de licenças e outras informações pertinentes, acompanhado de uma Caderneta de Pesca.

O documentário, Sentinelas da Natureza, dirigido pelo cineasta Ronaldo Duque, apresenta o trabalho do Ibama para resolver parte do grave problema do tráfico de animais silvestres. Cerca de 50 mil animais chegam a Instituição por ano, decorrentes das apreensões do tráfico. Os projetos de pesquisa e reintrodução desses animais á natureza, apresentados no filme, fazem parte do trabalho desenvolvido pelos Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, um esforço que envolve muitas parcerias e, sobretudo o empenho e a paixão dos pesquisadores e personagens envolvidos no processo.

Estes lançamentos tiveram a coordenação da Diretoria de Biodiversidade e Florestas do Ibama. Segundo o diretor, Antônio Carlos Hummel, estas publicações fazem parte da estratégia de divulgação dos trabalhos do Ibama, principalmente, no sentido de valorização do uso adequado dos recursos naturais renováveis e combate ás ações predatórias e ilícitos ambientais”.

Sob a coordenação da Assessoria de Comunicação Social também foi lançado o livro de causos, Acontecido, escrito pelos servidores do Ibama que narra situações inusitadas enfrentadas pelos técnicos no seu dia-a-dia.
Spots e vídeo da campanha
Ascom/Ibama

+ Mais

Reunião interinstitucional sobre Plano Estadual de Combate ao Desmatamento é realizada no Maranhão

São Luís (01/04/2009) - Reduzir a taxa de desmatamento anual que no período 2007/2008 chegou a 1.085 quilômetros quadrados no estado, segundo dados do sistema Prodes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, esse é o objetivo das reuniões marcadas para hoje e amanhã, na sede da Superintendência do Ibama no Maranhão, a partir das 8:30 da manhã, para discutir o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento, e formalizar a criação de um comitê permanente interinstitucional para uma atuação conjunta no combate ao desmatamento ilegal. Os dados do Prodes 2007/2008 colocaram o Maranhão na terceira posição entre os estados com maiores áreas desmatadas na Amazônia Legal, atrás apenas do Pará (5.810km2) e do Mato Grosso (3.259km2).

Foram convidados para o encontro representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (setores de fiscalização e gestão florestal), do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Maranhão, da Superintendência da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público Federal, do Exército (24º Batalhão de Caçadores), da Fundação Nacional do Índio - Funai, da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão - Famem, da Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz e dos escritórios regionais do órgão ambiental federal nos municípios de Pinheiro, Chapadinha, Santa Inês, Barra do Corda e Balsas.

Na reunião serão apresentados os resultados das ações de fiscalização e controle desenvolvidas no ano de 2008 pelo Ibama e instituições parceiras, visando à prevenção e o combate ao desmatamento ilegal no estado do Maranhão e o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente. Depois será discutido o planejamento para as ações relativas ao ano de 2009 de maneira a fortalecer a atuação conjunta dos órgãos envolvidos nas operações e subsidiar a criação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento.
Ascom/Ibama/MA

+ Mais

Ibama autoriza obras em ferrovia de Minas Gerais

Brasília – A Licença de Instalação emitida pelo Ibama autoriza a construção de Linhas Férreas, localizadas no Pátio Adaime, em Itabirito/MG, pátios para cruzamento em Coronel Guedes e Bom Jardim, na Ferrovia do Aço, ampliação da Linha Férrea L-2, além da Ponte sobre o Rio Bananal no Pátio Saudade, no Rio de Janeiro.

Dentre as nove condicionantes discriminadas no processo, o empreendedor deverá apresentar o detalhamento executivo do projeto do Programa de Reflorestamento/Enriquecimento das Matas Ciliares do Rio Bananal, contemplando a relação de espécies, metodologia de plantio, origem das mudas, tratos culturais, monitoramento e replantio.
Janete Porto
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.