Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO CIRCO LEGAL APREENDE URSO NEGRO EM ARRAIAL DA AJUDA/BA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

Eunápolis (01/04/2009) - Agentes de fiscalização ambiental do Ibama na região sul da Bahia apreenderam no dia 27 de março, dia do Circo, um urso negro (Ursus americanus), mutilado, em poder de um circo na localidade de Arraial da Ajuda, na cidade de Porto Seguro. O urso apreendido em Porto Seguro era mantido preso a um dos caminhões do circo por uma corda amarrada ao seu pescoço.

A apreensão ocorreu durante a operação “Circo Legal”, organizada pela Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis em conjunto com o Escritório Regional de Vitória da Conquista, que teve como objetivo a localização e vistoria dos circos instalados na região sul do estado da Bahia.

Após solicitar a apresentação dos documentos de origem do animal, o Ibama convocou uma equipe de veterinários especializados em animais silvestres e animais exóticos da localidade de Arraial da Ajuda e do Zoológico da cidade de Itapetinga para realizar sua avaliação médica, o que levou à descoberta que o urso teve retirados os seus dentes e garras, possivelmente extraídos para reduzir os riscos de ataque do animal durante a sua apresentação.

Como a documentação legal não foi apresentada e foram constatadas lesões físicas no animal, o urso foi apreendido e os responsáveis autuados pelo crime de maus-tratos.

Por se tratar de um animal de grande porte mantido amarrado em uma área de aglomeração de pessoas, toda a operação contou com o apoio da Polícia Militar, que deslocou policiais do Quinto Pelotão de Policiamento Rodoviário de Porto Seguro para acompanhar todos os procedimentos de vistoria e apreensão, realizando ainda o acompanhamento de seu transporte rodoviário.
Gerex/Ibama/Eunápolis/BA

+ Mais

Curso de conscientização vira pena alternativa

Porto Velho (02/04/09) Foi realizada nesta quinta-feira, 02/04, uma reunião para a apresentação do Programa de Reeducação Ambiental para Infratores Ambientais no auditório do Ibama/RO. O encontro teve como objetivo a busca de parceiros para a execução do programa.

Como proposta básica, o programa busca a internalização de conceitos para a promoção de uma mudança no cidadão, transformando-o em educador ambiental por meio de cursos com duração de 20 horas como alternativa para infrações de baixos valores e penas leves. Com isso, pretende-se sensibilizar os apenados para uma mudança de atitude e postura em prol do meio ambiente por meio de um programa de conhecimentos sócio-ambientais.

O Ibama terá como parceiros o Ministério Público Estadual, Sedam, Sipam, Batalhão de Polícia Ambiental, ICMBio, UNIR e Faculdade São Lucas, que serão colaboradores nos cursos, atuando como educadores dentro de suas respectivas competências.

As turmas, de 30 alunos cada, serão selecionadas pelo Ministério Público Estadual e o curso será ministrado no prédio do próprio ministério. O início está previsto para o final de maio.
Wanderley Pereira
Ibama/Ro

+ Mais

Ibama e IEF-MG iniciam integração dos sistemas de controle do transporte de madeira

Brasília (01/04/09) - O Ibama e o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais iniciaram a integração do Sistema de controle do transporte de produtos florestais do Ibama (Sistema-DOF) ao Sistema Eletrônico desenvolvido IEF-MG. Isto significa que as informações relativas ao transporte de produtos e subprodutos florestais transportados a partir do Estado de Minas Gerais ou que se destinam àquele Estado estão integradas entre os sistemas, permitindo a fiscalização em qualquer parte do país.

De acordo com o Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel, esta integração é obrigatória com base na Resolução do Conama 379/2006 e o Estado de Minas Gerais foi o último a adotar um sistema eletrônico. “É um grande passo para atendimento completo daquilo que estabelece o Conama. Sabemos que ainda faltam muitas informações para serem integradas, especialmente aquelas relacionadas à localização dos Planos de Manejo e Desmatamentos em todo o país. Estamos trabalhando junto aos órgãos estaduais de meio ambiente para que em breve possamos disponibilizar as informações no Portal Nacional da Gestão Florestal”, afirma Hummel.

Com esta integração, os produtos florestais que saem de Minas Gerais com o novo documento eletrônico (GCA-Eletrônica) poderão ser fiscalizados por meio de consulta pela Internet no endereço http://www3.siam.mg.gov.br:8180/siamProfile/, clicando no item “Consultar CGA”. O modelo de integração com o Estado de Minas Gerais deve agora ser utilizado para os outros Estados que possuem sistema próprio, pois ele permite o acesso inclusive das informações que circulam internamente em Minas Gerais, mesmo que a carga não saia do Estado. Além disso, todas as transações, inclusive aquelas para recebimento de madeira de fora do estado, serão feitas exclusivamente utilizando o sistema estadual. “O usuário em Minas Gerais necessita estar regular junto ao Cadastro Técnico Federal do Ibama, mas não precisa mais acessar o Sistema-DOF para nenhum tipo de transação, pois os sistemas estão totalmente integrados”, explica Hummel.
Ascom/Ibama

+ Mais

Cereias realiza soltura de 155 aves em Marechal Floriano/ES

Vitória (01/04/2009) - O Centro de Triagem e Reintrodução de Animais Selvagens - Cereias, realiza hoje, em uma propriedade rural no município de Marechal Floriano, a soltura de 155 aves da fauna silvestre brasileira. Os animais foram recuperados durante meses para poderem voltar ao seu habitat natural. Muitos foram recolhidos em ações de fiscalização do Ibama/ES, que nos primeiros meses deste ano apreenderam mais de 500 espécimes da fauna silvestre nativa.

Serão reintroduzidos coleiros, canários da terra, saíras, sanhaços e papagaios verdadeiros. Algumas áreas do Estado são consideradas próprias para estas solturas. Analistas do Instituto classificam estas áreas através de requisições feitas pelos donos do local que se comprometem a monitorar as aves soltas através de relatórios mensais.

Neste ano, o Ibama, fiscalizou os bairros que ficam no entorno destas áreas de soltura. Apenas um dos moradores foi autuado por manter, sem licença do Ibama, dois coleiros em cativeiro. “A reintrodução destas aves no seu habitat natural é uma ação humanitária para devolver a liberdade destes animais, já que foram retirados criminosamente da natureza”, conclui o analista ambiental Vinícius Seixas Queiroz, responsável técnico pelo Cereias.

O responsável por manter animais silvestres em cativeiro, sem registro junto ao Ibama, tem todo o seu plantel apreendido e recebe multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil por espécime. Além do processo administrativo junto ao Instituto, o autuado também reponde processo criminal.
Luciana Carvalho
Ascom/Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.