Panorama
 
 
 

PARANAENSES PLANTARAM 60 MIL MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS DURANTE A SEMANA DA ÁGUA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2009

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos coordenou o plantio de 60 mil mudas de árvores nativas nas margens dos principais rios do Paraná, durante a Semana da Água – de 22 a 29 de março. A programação teve também a soltura de peixes nos rios, gincanas ecológicas, palestras em escolas públicas e encontros para debater temas polêmicos, como a recomposição da reserva legal e o cumprimento da legislação ambiental, num total de mais de 100 atividades que envolveram prefeituras municipais, Suderhsa, Instituto Ambiental do Paraná, Sanepar, Copel, Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura.

Na região Norte houve atividades comemorativas nos municípios de Ângulo, Iguaraçu, Nova Esperança, Atalaia, Maringá, Floresta, Marialva e Paiçandu, em parceria com os escritórios regionais da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Sanepar, a Emater e o Núcleo Regional de Educação de Maringá. O resultado foi o plantio de 50 mil mudas de árvores nativas, a soltura de 18 mil peixes nativos e a realização de 30 palestras em escolas públicas e privadas, para cerca de 1,5 mil estudantes.

Para Umberto Crispim, chefe-regional da Secretaria do Meio Ambiente de Maringá, a participação popular surpreendeu os organizadores. “Foi marcante o envolvimento de todos. Alunos, professores e os próprios técnicos municipais participaram de todas as ações com o objetivo de melhorar a qualidade e a quantidade da água das bacias dos rios Piropó e do Ivaí”, explicou.

Em Londrina, técnicos do IAP e da Sanepar realizaram na quarta-feira (25) uma atividade no Calçadão, com uma réplica do viveiro do programa Mata Ciliar e orientações sobre como participar. Os técnicos plantaram 1,2 mil mudas nas margens do córrego do Arlindo, afluente do rio Tibagi.

Em Curitiba foi realizada oficialmente a abertura da “Semana da Água”, domingo (22), no Largo da Ordem. Foram distribuídos folhetos sobre o uso responsável da água. Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o 1º Encontro sobre Água e Sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental do Iraí foi adiantado devido à data comemorativa. O evento seria realizado apenas no mês de abril, mas foi antecipado para o dia 25, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia.

“Encerramos as atividades da Semana da Água, em Curitiba com o Encontro de Grupos Gestores de Bacias Hidrográficas, que tem como objetivo o fortalecimento da gestão de saneamento ambiental nas bacias hidrográficas do Estado”, destacou a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

No Litoral, o município de Pontal do Paraná promoveu uma benção da água com a participação de 1,5 mil fiéis. A benção dos copos de água foi realizada na Festa da Padroeira de Pontal, no balneário de Praia de Leste, no sábado (21).

CENTRO-SUL – As regionais do IAP de Guarapuava, União da Vitória e Irati optaram pela conscientização de estudantes de escolas públicas. Foram realizadas palestras em 21 municípios da região, atingindo cerca de 4,5 mil alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública. Os municípios de Candói, Goioxim, Pinhão e Porto Barreiro aliaram a temática do Dia Mundial da Água a atividades culturais, realizando concursos de redação e poesia sobre o tema.

As comemorações no dia 22 de março como Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas há 17 anos. A meta é dar visibilidade e sensibilizar as pessoas sobre a emergência da preservação e recuperação dos recursos hídricos.

+ Mais

Criação do Instituto Paranaense das Águas é aprovado pela CCJ

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na Assembleia Legislativa aprovou e encaminhou nesta terça-feira (31) às outras duas comissões permanentes - Finanças e de Meio Ambiente - o projeto de lei do governador Roberto Requião que prevê a criação do Instituto Paranaense das Águas (Ipaguas). Assim que aprovada nas duas comissões o projeto segue para votação em plenário pelos 54 deputados e depois de quatro discussões para sanção de Requião.

A nova autarquia será vinculada a Secretaria de Meio Ambiente e substitui a Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental). Segundo o relator do projeto, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), a gestão do patrimônio público “água” somente é possível se os interesses públicos sobrepuserem aos econômicos de caráter privado. “A estrutura proposta para o Ipaguas privilegia a gestão pública das águas”, disse.

“É um avanço na gestão pública dos recursos hídricos - a qual o Paraná tem sido referência no Brasil. O Paraná é o único Estado cuja Constituição afirma que a água é um bem público e inalienável comercialmente. O instituto fortalece e reestrutura todo o sistema estadual de gerenciamento dos recursos hídricos. O Ipaguas, em suma, trará maior eficiência na fiscalização das águas”, continua Romanelli no seu parecer.

SUDERHSA - Ainda de acordo com o parecer de Romanelli, o Ipaguas será responsável pelo monitoramento da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, difusão de informações, elaboração e implantação dos planos de bacias hidrográficas, funcionamento dos comitês de bacias. O Instituto atuará de forma integrada com setores que demandam recursos hídricos em seus processos - como na agricultura e na indústria.

O Ipaguas realizará ainda, segundo Romanelli, a interação com demais políticas públicas, especialmente com as recentes diretrizes nacionais para o saneamento básico. O projeto ainda prevê, em seu artigo 6º, a transferência ao instituto das atribuições, cargos e servidores da Suderhsa. “Para o fortalecimento da gestão das águas é necessária a extinção da Suderhsa com a criação de uma nova estrutura organizacional capaz de fazer cumprir com as atribuições previstas em lei”.

BACIAS - A criação do instituto vai possibilitar a interação entre a política de saneamento - estabelecida pela lei federal nº 11.445 – e política de recursos hídricos. “A nova legislação de saneamento básico estipula a integração das infraestruturas e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos e a unidade de planejamento para o saneamento básico é a bacia hidrográfica”, explica Romanelli.

O deputado diz ainda no seu relatório que além de adotar a bacia hidrográfica como unidade de planejamento, o plano de saneamento básico deverá ser compatível com o plano de bacia hidrográfica. “Mais uma vez o Paraná poderá avançar, integrando a política de recursos hídricos com a de saneamento, buscando um arranjo institucional legal, compatível às diretrizes nacionais e estaduais”.

INTERAÇÃO - O instituto atuará regionalmente com os planos, gerências e comitês de bacias hidrográficas. “A implementação dos instrumentos de gestão das águas é decorrente da modernização e eficiência dos serviços públicos. O Paraná foi um dos primeiros estados a implementar a outorga pelo uso das águas e recentemente também pelo lançamento de efluentes”.

O Ipaguas terá como atribuição ainda o controle do uso das águas superficiais e subterrâneas com a fiscalização em campo executados pelas gerências de bacias em parceria com a Polícia Ambiental. “A interação da política de recursos hídricos com a política de saneamento possui aspectos comuns no planejamento e implementação dos serviços. O saneamento é o setor que mais demanda recursos hídricos e poderá ser regulado pelo instituto com a maior precisão e com a integração das políticas públicas de recursos hídricos e saneamento”, completou o deputado.

+ Mais

Paraná é classificado para a terceira fase do Programa Nacional de Meio Ambiente

O Paraná foi um dos quatro estados brasileiros classificados para a terceira fase do Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA) - desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, para ampliar as políticas públicas e aperfeiçoar a legislação ambiental no estados.

Nesta semana, técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) apresentaram ao Ministério do Meio Ambiente os resultados e as expectativas de ações para a terceira fase. A primeira e a segunda fase do PNMA no Paraná – feita de 1991 a 2008 - teve a água como foco principal. “O Paraná alcançou um nível de gestão muito alto sem pedir auxílio técnico para o Ministério. Somente quatro estados estão na última fase como o Paraná”, afirmou a representante do Ministério do Meio Ambiente, Lorene Bastos Pimentel.

Prioridade - a nova fase, prevista para começar ainda neste semestre, priorizará os licenciamentos ambientais no Paraná. A determinação é do Banco Mundial, patrocinador do Programa junto ao Governo Federal. Segundo o Ministério, há informações importantes que são perdidas ao longo dos processos de licenciamento e, por isso, é necessário normatizar o fluxo de licenciamentos, incluindo o monitoramento pós-licença.

“O Paraná produziu um manual inédito padronizando os procedimentos de fiscalização para adequação das pocilgas e obtenção do licenciamento ambiental. A iniciativa rendeu ao projeto paranaense a escolha, pelo Conselho Empresarial Brasil para Desenvolvimento Sustentável em novembro de 2005, como melhor projeto de desenvolvimento sustentável do país, entre outros 150 trabalhos brasileiros”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O Banco Mundial investirá U$$ 22,6 mil para o desenvolvimento da terceira fase do PNMA. Para garantir o recurso, os estados devem escolher, no mínimo, oito projetos, entre os 15 temas propostos pelo Ministério do Meio Ambiente. Planejamentos ambientais e gestão de biodiversidade estão entre as opções.

Além destes, o MMA criou a possibilidade para que os estados que concluíram as ações da fase I e II sugiram projetos que julguem importante para ter continuidade. Cada estado terá à disposição um consultor contratado pelo Ministério do Meio Ambiente para ajudar na aplicação do programa e dos licenciamentos ambientais.

Desta vez, o PNMA também destinará recursos a instituições que estão envolvidas indiretamente com as questões ambientais, como é o caso do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Etapas - de acordo com o secretário, Rasca Rodrigues, o Paraná começará imediatamente a sua participação no PNMA. “Teremos mais quatro fases classificatórias, com três projetos focados no licenciamento para que possamos garantir os recursos do Banco Mundial“, disse.

O Programa Mata Ciliar e a gestão das bacias hidrográficas no Paraná estão entre os projetos prioritários para o Paraná, de acordo com o secretário. “Temos um novo desafio no Programa Mata Ciliar que é de analisar a qualidade genética das sementes para garantir a manutenção da variabilidade genética”, disse Rasca. Pelo programa foram plantadas 94 milhões de mudas de árvores às margens dos principais rios do Paraná, sendo que todas as mudas foram produzidas em viveiros do IAP.

“A nossa meta é concluir a instalação dos comitês de bacias até 2010 e contar com o apoio da sociedade na gestão dos recursos hídricos no Paraná”, afirmou o diretor de Águas da Suderhsa, José Luiz Scroccaro.

A Secretaria do Meio Ambiente terá ações propostas por suas três autarquias: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG).

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.