Panorama
 
 
 

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E AVENTURA NO PROJETO ÁGUA AMIGA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

03/04/2009 - 18:53 - Olhos atentos, o coração batendo forte, os cheiros e sons da mata. Todas essas sensações fazem parte da aventura na qual as crianças embarcam ao participar do projeto “Água Amiga”, terceiro espaço do Programa Criança Ecológica lançado hoje, 03.04, no Parque Ecológico do Guarapiranga. Por meio de uma emocionante experiência, os alunos da Escola Municipal Paulo Colombo aprenderam sobre a importância da preservação da água do Planeta.

O projeto tem como foco trabalhar, com alunos de 8 a 10 anos de escolas públicas e particulares, a agenda Azul da água de uma maneira lúdica e interativa. Toda a ação acontece em uma trilha e em um passeio de escuna pela Represa do Guarapiranga, onde as crianças entram em contato com conceitos como o desperdício, a poluição, a responsabilidade individual e a água como condição essencial à vida.

O percurso feito pelas crianças tem como base o teatro-aventura, em que público e atores, transformados num único elenco, mergulham numa aventura com o objetivo de salvar a água do planeta. “Eu sou corajoso!”, afirma o aluno Igor ao entrar na trilha dentro do parque com todos seus colegas. Ao terminar o trajeto, estava animado para contar tudo que aprendeu: “Lá parece um mundo encantado! Aprendi que temos que cuidar da água e da natureza”, contou.

Os professores não ficaram de fora e aprovaram o projeto. “Essa é uma experiência única para os alunos. Eles aprendem fora da sala de aula e de uma maneira lúdica”, explica a professora Renata Ramos. As crianças, junto com Bob Água, mascote do projeto, aprendem como proteger e economizar água. “Se gastar a água a toa, vamos ficar sem. Tem que tomar banho rápido e fechar a torneira quando escovar os dentes”, ensina Rafael, de 9 anos, que também participou da aventura.

Política pública

O Programa Criança Ecológica possui projetos pedagógicos divididos em quatro agendas ambientais – azul, para água; verde, para fauna e flora; cinza, para poluição; e amarela, para o aquecimento global e educação para a vida. Serão inaugurados 35 espaços de educação ambiental em todo o Estado. “O Programa Criança Ecológica começou como um sonho, que virou o maior projeto de educação ambiental do Governo e só se tornou realidade por que muita gente sonhou junto”, conta o secretário Xico Graziano.
Entre os espaços estão o “Villa Ambiental”, no Parque Villa-Lobos; o “Bicho Legal”, no Parque Zoológico; o “Verde Vivo”, no Jardim Botânico; o “Pomar Urbano”, na Marginal Pinheiros; e o “Floresta Legal”, em 29 unidades de conservação espalhadas por todo o Estado. “O Criança Ecológica é mais do que um programa de educação ambiental, é um projeto de política pública”, afirma Malu Freire, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
Em todos os espaços as crianças recebem uma cópia do livro “Criança Ecológica: sou dessa turma!”, para trabalhar os conteúdos abordados nas visitas. Nele, conhecerão toda a turma, que junto com Bob Água, lutam contra os vilões do meio ambiente. Mais informações sobre os projetos do Criança Ecológica encontram-se no site www.criancaecologica.sp.gov.br
Texto: Ludmilla Fregonesi Fotografia: Zé Jorge

+ Mais

53º Congresso Estadual dos Municípios destacou ações ambientais.

02/04/2009 - 17:25 - O 53º Congresso Estadual dos Municípios, que acontece entre 31.03 e 04.04, na cidade de Santos, contou com um painel que debateu a questão ambiental e com um estande da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA que ilustrou para aos congressistas o Projeto Ambiental Estratégico Município Verde e o programa de educação ambiental Criança Ecológica.

O grupo de congressistas, formado em sua maioria por prefeitos, vereadores e secretários municipais, assistiu a uma palestra ministrada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, que apresentou um balanço da primeira fase do projeto Município Verde, durante o painel ambiental. Graziano destacou, entre as 10 diretivas do projeto, a destinação dos resíduos sólidos. “Quando assumi haviam 143 lixões no Estado, hoje existem 50, e até o fim dessa gestão não haverá nenhum lixão funcionando. É tolerância zero”, enfatizou.

Outro ponto abordado por Graziano, durante sua explanação, foi à descentralização do licenciamento ambiental de impacto local, realizado hoje pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e pelo Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN. “Vamos radicalizar na descentralização por meio de convênios com os municípios, para que os mesmos assumam o licenciamento ambiental realizado hoje pela CETESB e pelo DEPRN. Para isso os funcionários municipais serão capacitados pelos nossos técnicos”, assegurou. De acordo com Graziano, repassar aos municípios os licenciamentos de impacto local já está previsto na legislação. “A Constituição Federal assegura que o que for de impacto local pode ser licenciado localmente, ou seja, pela prefeitura”, apontou.

Para o presidente da mesa do painel de meio ambiente, João Francisco Bertoncello Danieletto, prefeito da cidade de Bocaina, o projeto Município Verde é um dos mais importantes do Governo do Estado. “Ele não restringe o meio ambiente ao conceito de ecologia, mas atinge a qualidade de vida das pessoas”, declarou. Já, para José Figueiredo, prefeito do município de Adamantina, cumprir as metas do projeto não é fácil, mas a municipalidade está empenhada. “Pretendemos melhorar a nossa nota a cada ano”, enfatizou. Adamantina e Bocaina estão entre os 44 municípios que receberam o certificado de Município Verde, classificando-se em 34º e 41º lugares, respectivamente.

O projeto Município Verde contou com a adesão de 628 municípios de todo o Estado. Desses, 606 indicaram seus interlocutores e 332 entregaram seus planos de ação, que foram analisados pela equipe do projeto que certificou os 44 municípios que receberam nota acima de oito para o cumprimento das 10 diretivas estabelecidas. Cada município recebeu uma nota de acordo com suas ações em relação ao tratamento de esgoto, destinação dos resíduos sólidos, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e formação de conselhos de meio ambiente. A equipe do Município Verde estará presente no estande da SMA, durante todo o congresso, explicando e orientando, principalmente aos prefeitos eleitos em 2008, como o projeto é estruturado.

Criança Ecológica

Durante a palestra, Graziano apresentou aos congressistas o programa de educação ambiental - Criança Ecológica. Os prefeitos e vereadores presentes passaram a conhecer os personagens, heróis e vilões, e os locais onde o programa é desenvolvido, abordando as agendas da água, da fauna e da flora, da poluição e do aquecimento global e educação para a vida. Graziano destacou que as crianças participarão de atividades nos espaços, receberão um exemplar do livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma”, que deverá ser trabalhado em sala de aula pelos professores que acompanharam a visita e depois poderão acessar o site do programa – www.criancaecologica.sp.gov.br – e aprender brincando com os jogos online.

“A educação ambiental é a prioridade das prioridades do governo para 2009”, apontou e alertou aos congressistas. “Preparem-se prefeitos e prefeitas, pois com esse livro as crianças aprenderão como se tornar um agente ambiental”- finalizou Graziano.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.