Panorama
 
 
 

PROJETO SÃO FRANCISCO REASSENTARÁ FAMÍLIAS EM 18 VILAS PRODUTIVAS RURAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

01/04/2009 Salgueiro (PE) - O Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional avança no sertão pernambucano, onde está em andamento a construção de uma das 18 Vilas Produtivas Rurais (VPRs), em Junco, município de Cabrobó (PE). Com o objetivo de reassentar famílias proprietárias, não proprietárias e residentes nas faixas de obras, o Projeto prevê a construção de casas de alvenaria com 99 m2 com redes de água e esgoto e de energia elétrica.

Quando concluídas, as vilas beneficiarão cerca de 703 famílias, que contarão com área destinada à produção rural e infra-estrutura social como escolas; postos de saúde; sistemas de coleta e tratamento de esgoto; e quadras esportivas. Será fornecida assistência aos moradores na formação de associações de produtores e moradores. As vilas contarão também com áreas produtivas, divididas em lotes individuais destinados à produção agropecuária, de acordo com a vocação da comunidade.

Manoel Vieira da Silva, 47 anos, casado e com sete filhos, comemora a oportunidade de mudar de vida e o emprego no canteiro de obras da VPR de Junco. “Vou trazer toda a minha família para morar aqui, vai ser melhor para todos nós. Temos emprego e a oportunidade de conseguir algo melhor para nossos filhos”, afirma Manuel. O Ministério da Integração Nacional oferecerá um hectare irrigado por família. A previsão é que já nesse primeiro semestre o número de trabalhadores diretamente envolvidos no Projeto São Francisco salte dos pouco mais de dois mil para cerca de quatro mil empregados.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

+ Mais

Projeto São Francisco participou da comemoração ao Dia Mundial da Água em Salgueiro (PE)

23/03/2009 Salgueiro (PE) - Pedalar promovendo saúde. Este foi o tema do passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03), que contou com o apoio e a participação do Ministério da Integração Nacional, por meio do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, no último domingo, em Salgueiro, sertão de Pernambuco.

Criado em fevereiro de 1993 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água apresenta, todos os anos, um tema diferente ligado à água. Para 2009, foi escolhido “Água compartilhada - Oportunidades compartilhadas".

Os técnicos do Ministério da Integração Nacional aproveitaram a oportunidade para desenvolver mais uma ação de divulgação do Projeto São Francisco. Foram distribuídos aos ciclistas copos com água mineral contendo a seguinte mensagem sobre o Projeto: “É exatamente que faremos: matar a sede de 12 milhões de brasileiros”.

Os copos fazem parte de uma campanha publicitária lançada no final do ano passado. Os participantes do passeio ciclístico receberam informações sobre o destino consciente do lixo produzido. Todo lixo recolhido será doado a uma instituição que trabalha com reciclagem de plástico e alumínio.

Integração de bacias - O Projeto São Francisco é obra garantida pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Por meio de dois eixos, o Norte, com 426 km, e o Leste, com 287 km, será levada água do rio São Francisco aproximadamente 12 milhões de pessoas que vivem no Nordeste Setentrional, abrangendo os Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

+ Mais

Senadores visitam obras do Projeto São Francisco

26/03/2009 Salgueiro (PE) - O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional recebe, entre os dias 25 e 27 deste mês, a visita da Comissão Temporária Externa de senadores, em Salgueiro (PE). A Comissão foi criada especialmente para conhecer e avaliar o cumprimento dos Programas de Revitalização e Integração do rio São Francisco.

Ontem (25/03), o secretário de Infra-Estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho, acompanhou o presidente da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB/ PB), e a relatora, senadora Rosalba Ciarlini (DEM/ RN), em visita ao escritório regional e ao Centro de Referência de Comunicação Social do Projeto, em Salgueiro (PE). Houve, ainda, uma apresentação do secretário João Santana sobre o andamento e a dimensão das obras.

Nesta quinta-feira (26/03), os senadores visitarão a barragem de Tucutu, os canais de aproximação dos eixos Norte e Leste, as Estações de Bombeamento (EB-I e EB-II), canteiro de obras nos municípios de Floresta, Custódia e Sertânia, barragem de Areias e canteiro supressão vegetal no município de Custódia. A comissão, criada em 2008, deverá acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes às obras de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, bem como o Projeto de Integração do rio São Francisco.

Garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Projeto São Francisco, por meio dos eixos Norte, com 426 km, e Leste, com 287 km, dará segurança hídrica a aproximadamente 12 milhões de pessoas que vivem no Nordeste Setentrional, abrangendo os Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Segundo o senador Lucena, devido à importância da obra, o Senado criou a comissão para o acompanhamento do Projeto de integração e de revitalização do rio São Francisco, pois os senadores o consideram fundamental para equacionar um dos problemas críticos dessa região: o abastecimento de água, sobretudo, para o consumo humano. “Nossa presença aqui é para acompanhar in loco, verificando o andamento das obras, o cumprimento do cronograma, se as ações correspondem ao projeto que inicialmente foi estabelecido, o respeito à legislação, o cumprimento das normas, os processos licitatórios e, finalmente, levar para os demais senadores o que vem sendo feito aqui em favor dessa região”, disse o senador Cícero Lucena.

A senadora Rosalba Ciarlini afirmou que o trabalho de vistorias tem como principal objetivo garantir apoio para que as obras do Projeto São Francisco não sofram interrupções em sua execução. “Logo que as obras começaram, nas proximidades de Cabrobó (PE), eu tive a oportunidade de ver o trabalho que o exército estava iniciando e fiquei realmente encantada, porque este é um Projeto que nós queremos que aconteça. Esta é uma obra vital para o Nordeste, sonhada e esperada por tantos e tantos governos que já fizeram esforços para que isso fosse realizado. Agora as obras já estão a quase 10%. Isso realmente nos anima”, disse a senadora.

Para o secretário João Santana, a presença dos senadores estimula ainda mais a condução da obra. “Só a presença dos senadores nas obras e a possibilidade que têm de ir à tribuna relatar o que viram, para nós, que tocamos uma obra com bastante tranqüilidade no que diz respeito aos seus aspectos éticos, administrativos e técnicos, engrandece ainda mais o Projeto”, disse Santana. Ainda segundo o secretário, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, têm convicção de que a obra é uma necessidade. “Sem garantia hídrica, o Nordeste Setentrional não se viabiliza, pois qualquer projeto de desenvolvimento no Nordeste brasileiro passa pela garantia hídrica”, avalia João Santana.

Questionado pelos senadores sobre um possível risco de paralisação das obras em função da crise mundial financeira, João Santana contou que a equipe da obra em Salgueiro recebeu a visita do ministro Geddel, do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que controla o orçamento, e da ministra Dilma Rouseff, da Casa Civil. Eles reuniram-se com os empresários responsáveis pela execução da obra e disseram que a ordem é continuar o empreendimento, se possível em três turnos, para que se possa oferecer uma maior quantidade de empregos e melhorar a renda dos sertanejos sobre todos os aspectos. “Nós estamos tranquilos sobre todos esses aspectos porque está tudo assegurado”, garante Santana.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.