Panorama
 
 
 

VILLA AMBIENTAL RECEBE AS PRIMEIRAS CRIANÇAS ECOLÓGICAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

“Não sabia que muito detergente também polui a água, vou avisar a minha mãe”, antecipou Letícia Porto Rosa, de 8 anos. Com essa declaração não é difícil adivinhar o personagem favorito dela. “Adorei o Bob Água, ele é o mais lindo”, confessou a aluna da Escola Municipal Professora Haidee Marçal Serbin, da cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo. Letícia, juntamente com seus 25 colegas de escola, foram os primeiros amigos da turma do Criança Ecológica, que é formada pelo Bob Água, pela Frida Flor, pelo Max Limpo, pela Nika Valente e pelo Fred Fauno que combate os inimigos do planeta Dick Poluição e Poli Vigarista.

A visita foi realizada na “casa” de Nika Valente, o Villa Ambiental, localizado no Parque Villa-Lobos, Zona Oeste da Capital. “Primeiro está frio, depois fica quente e tem barulhos diferentes, de passarinho, de onça, de arara, de água, de cigarra e do trânsito”, descreve Igor Franco Rocha Pereira, de 9 anos. A temperatura e os sons foram sentidos pelas crianças ao passarem pelo túnel das sensações.


Acompanhadas pelos monitores, as crianças conheceram as características de mamíferos, de aves, de peixes, de répteis e de anfíbios e olhando nos espelhos aprenderam que o ser humano também é um animal. Os alunos ficaram surpresos com o consumo de água nas atividades diárias. De acordo com a atividade, como escovar os dentes e tomar banho, a turma pode verificar, por meio das garrafas PET que acendiam conforme o consumo de água, o quanto podemos economizar se fecharmos a torneira ou o chuveiro.

A emoção não ficou restrita aos alunos. As professoras também se impressionaram. “Amei! É tudo o que a gente fala para eles, mas aqui chama mais a atenção, eles comprovam a teoria”, declarou Magda Ramos Macrineu, uma das professoras da rede municipal de Bragança Paulista que acompanhou o grupo de alunos. O sentimento de empolgação das crianças também envolveu os monitores. “Deu um nervosismo no começo, mas depois a gente acalmou. Vimos que eles já conhecem muitas coisas.”, apontou a monitora Susan Fugita.


De acordo com Mônica de Lima, coordenadora do projeto Villa Ambiental, o diferencial é o local e as atividades. “É um lugar diferente que envolve a criança em atividades lúdicas. Percebi alegria e entusiasmo nas crianças, um sentimento de que viram uma coisa nova”, destacou. Pela primeira visita já foi possível confirmar que o objetivo do projeto, que conta com o patrocínio da MAPFRE Seguros e integra o Criança Ecológica, programa de educação ambiental do Governo do Estado de São Paulo, lançado em 19.03, foi atingido. As crianças aprenderam brincando como é possível combater o aquecimento global e a importância da biodiversidade para a vida de todos os seres vivos do planeta.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Valéria Duarte

+ Mais

Curso de capacitação do Município Verde é realizado em Sorocaba

“O tempo do meio ambiente chegou. A única alternativa é agir, em prol do meio ambiente.” Com essas palavras, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, enfatizou a atual importância que a questão ambiental ocupa no Estado de São Paulo, devidamente valorizada pelo Governo Estadual, que a inseriu como parte de suas políticas públicas. O destaque foi dado durante a abertura do Curso de Capacitação de Interlocutores Municipais para Elaboração do Plano de Ação do Projeto “Município Verde”, em 25.03, na cidade de Sorocaba, interior do Estado.

O evento, que tem duração de três dias, e está sendo realizado na Uniso – Universidade de Sorocaba, contou no seu primeiro dia com as presenças de 18 prefeitos e dois vice-prefeitos, assim como vários outros representantes de prefeituras da região. Além de Graziano, fizeram parte da mesa de abertura o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Vitor Lippi e José Francisco Martinez, o reitor da Uniso, Aldo Vanuchi, a secretária municipal de Meio Ambiente de Ibiúna, Cida Ribas, representando os interlocutores do Município Verde presentes, e o chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA e gerente do Projeto Ambiental Estratégico “Município Verde”, Ubirajara Guimarães.

O secretário estadual do Meio Ambiente mostrou-se surpreso com a participação de tantos chefes e representantes dos Executivos Municipais e lembrou que a agenda ambiental não fazia parte das políticas públicas há poucos anos. “Atualmente, todos estão fazendo política ambiental nos municípios, coisa impensável há dois anos. Legislações ambientais municipais foram valorizadas e foram criados Departamentos e Secretarias Municipais de Meio Ambiente. Estamos conseguindo fazer gestão ambiental por todo o Estado”, comemorou.

Graziano aproveitou para anunciar que a partir de abril novos convênios com os municípios que tiveram boa nota no “Município Verde” permitirão aparelhar, com recursos do Governo do Estado, as prefeituras com equipamentos, incluindo máquinas e caminhões para coleta seletiva, através de recursos que o Governo do Estado destinou para a SMA. Ele ressaltou, ainda, a importância da educação ambiental, recordando que a Secretaria lançou esta semana o Programa Criança Ecológica, projeto inovador de Educação Ambiental que entre outros objetivos visa incentivar os estudantes de todo o Estado, de 8 a 10 anos, a serem protetores do meio ambiente.

O prefeito Vitor Lippi, por sua vez, elogiou a iniciativa do Projeto “Município Verde” e afirmou que agora as prefeituras estão mais conscientes e sendo efetivamente capacitadas sobre o que e como fazer para proteger adequadamente o meio ambiente. E o reitor Vanuchi lembrou que a Uniso atualmente conta com vários cursos ligados à área ambiental, como engenharia ambiental e gestão ambiental, além de um núcleo de Estudos Ambientais.

O evento teve também um ato de formalização em que os prefeitos eleitos e reeleitos confirmaram o compromisso assumido com o Projeto Município Verde – MV. O curso de capacitação de interlocutores em Sorocaba prossegue até o dia 27.03 e informa sobre os conhecimentos básicos para o entendimento dos objetivos do projeto e de cada uma das 10 diretivas ambientais propostas pela SMA, abordando questões como estrutura ambiental, conselho municipal, esgoto tratado, lixo mínimo, educação ambiental, habitação sustentável, poluição do ar, mata ciliar, uso da água e arborização urbana.
Texto: Mário Senaga Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.