Panorama
 
 
 

EDUCAÇÃO E PARCERIAS AJUDAM A PREVENIR CRIMES AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2009

O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde desenvolve trabalhos em parceria com diversas instituições, para combater e prevenir crimes ambientais. “Na atuação preventiva, o Batalhão vem desenvolvendo programas de educação ambiental junto à comunidade, buscando sempre a participação popular e, ainda, prestando orientações ao público, principalmente, nas áreas naturais protegidas” comenta o chefe de gabinete do IAP, José Luis Bolicenha.

Entre os órgãos que desenvolvem ações em conjunto com a Força Verde, está o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), SEMA (Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidricos), SESP (Secretária Estadual de Segurança Pública), Ibama, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Prefeituras Municipais, Polícia Federal, Receita Federal, Universidade Federal do Paraná

A educação ambiental é uma das armas que o batalhão utiliza para garantir a preservação do meio ambiente. Os policiais militares que atuam no batalhão são treinados para orientar a população sobre riscos do descumprimento da legislação, seja em termos criminais, seja quanto à importância da manutenção da natureza para as gerações presentes e futuras.

Para o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o trabalho realizado pelo Batalhão é de fundamental importância para o Estado. “A Força Verde está cada vez mais preparada para combater os crimes contra a fauna e a flora. Além disso, está avançando diariamente por estar cada vez mais perto da comunidade no combate aos infratores ambientais”, destacou.

ATUAÇÃO - A Força Verde tem como atribuição principal agir ostensiva e preventivamente para evitar ações que resultem em ameaça ou depredação da natureza. Cabe ainda ao batalhão cumprir a legislação ambiental por meio de ações que tenham o objetivo a defesa e manutenção da flora e da fauna.

A partir de convênios com organismos ligados à proteção do meio ambiente, o Batalhão de Polícia Ambiental autua na esfera administrativa os infratores, o que passa a ser o ponto de partida para que o Ministério Público possa entrar com ações civis, buscando a recuperação dos danos provocados à natureza.

O antigo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Paraná teve a denominação alterada para Força Verde, o que tornou mais abrangente o campo de atuação dos policiais e demonstrou o aumento da preocupação com o meio ambiente. Atualmente o Batalhão possui quatro companhias e os 22 postos de fiscalização espalhados pelo Paraná estão redistribuídos para atender todo o Estado.

52 ANOS - O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde completou, nesta terça-feira (07), 52 anos de atividades, a solenidade em comemoração ao aniversário foi realizada na sede do Batalhão, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e contou com a participação de diversas autoridades entre eles o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Cel. Anselmo José de Oliveira, Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, Sérgio Filardo, Secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernando Delazari e Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

+ Mais

Força Verde da Polícia Militar completa 52 anos de atividades

O Batalhão de polícia Ambiental – Força Verde – comemorou nesta terça-feira (7) 52 anos de trabalhos prestados em defesa do meio ambiente, prevenindo e punindo crimes ambientais no Paraná. A solenidade foi realizada na sede do Batalhão, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, representou o governador em exercício Orlando Pessuti.

“O Governo tem investindo muito nas políticas ambientais, por exemplo em equipamentos e capacitação dos policiais da Força verde, pois é fundamental que eles tenham conhecimento profundo de toda a legislação ambiental, para que possam usá-la como instrumento de trabalho”, disse o secretário da segurança Pública, Luiz Fernando Delazari ao destacar que o meio ambiente é uma das prioridades do governador Roberto Requião.

Segundo o Comandante do batalhão de Polícia Ambiental, houve um aumento de quase 800% na apreensão de palmito in natura de 2008 para 2009. “No ano passado foram apreendidos 166, enquanto apenas nos dois primeiros meses deste ano já foram recuperadas 1.461 palmitos. Também houve um aumento de quase 20% na recuperação de animais silvestres passando de 329 em 2008, e em para 393 em 2009”, explicou.

Filardo também lembra que a apreensão de pescados saltou de 693 quilos em 2008 para 1.014 quilos neste ano, um aumento de 46%. Os números da Força Verde também mostram que no ano passado foram apreendidos um total de 2.180 metros cúbicos de madeira nativa apreendida. “Isso é o mesmo que 210 caminhões carregados”, explicou Filardo. Só em janeiro e fevereiro deste ano, o batalhão recolheu 487 armas ilegais que poderiam ser utilizadas para crimes ambientais ou qualquer outro.

Para o comandante-geral da Polícia militar, coronel Anselmo José de Oliveira a Força Verde representa, dentro das questões relacionadas ao meio ambiente, o futuro ambiental do Estado. “É um trabalho conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e, em tempos que estamos vendo discussões em todo o planeta sobre a preservação ambiental, o Batalhão se faz fundamental”, ressaltou.

Segundo o coronel Anselmo, a fiscalização da fauna e da flora no Paraná tem a melhor estrutura do país. “Nós temos aeronaves exclusivas para a fiscalização do meio ambiente, veículos equipados com GPS, (permite a verificação, a partir da aeronave do ponto exato onde há uma irregularidade), barcos e força terrestre e aquática, tudo isso para que o infrator seja responsabilizado”, explicou.

A delegada do Meio Ambiente Leonidia Hecker, também prestigiou o evento e destacou as ações conjuntas em favor do Meio Ambiente no estado. “Não poderíamos deixar de comemorar. A Polícia Civil e a Militar trabalham juntos e todas as ações são discutidas, além disso sempre estamos em contato o IAP. O meio ambiente está sendo bem cuidado no Paraná”, disse.

CONSEQUÊNCIAS - Para Delazari, o resultado do trabalho do Batalhão é a preservação da vida humana acima de tudo, pois se não houver uma mudança radical as conseqüências serão grandes. “O enfrentamento ao crime ambiental é uma tarefa árdua, pois infelizmente pessoas buscam ganhar dinheiro de forma ilegal, dilapidando o nosso patrimônio maior: o meio ambiente”, enfatizou.

Para Anselmo, os sinais são claros em todo o globo terrestre de que o meio precisa ser preservado, e todas as pessoas tem responsabilidade na manutenção dele. “O futuro de onde iremos viver só depende de nós”, completou.

O trabalho da Força Verde tem coibido crimes contra a fauna e a flora no Paraná e garantido o aumento das autuações contra os agressores do meio ambiente, bem como o número de denúncias. A Força Verde atua com patrulhamento aéreo e terrestre e a partir das denúncias recebidas pelo Disque Força Verde, que atende pelo telefone 0800-643-0304.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.