Panorama
 
 
 

ESPECIALISTA DEFENDE DESATIVAÇÃO DE USINA HIDRELÉTRICA DE BALBINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

6 de Abril de 2009 - Da Agência Brasil - Brasília - A Usina Hidrelétrica de Balbina, localizada no Rio Uatumã na Bacia Amazônica, deve parar de funcionar na opinião do historiador e diretor da organização não-governamental International Rivers, Glenn Switkes.

Em entrevista à Radio Nacional, Switkes destacou os problemas causados pela construção da usina e defendeu a desativação do complexo como uma alternativa para o Brasil.

A Usina de Balbina foi construída em 1989 com o propósito de abastecer a cidade de Manaus. No entanto, especialistas apontam que a construção foi um erro pois, além dos altos custos, o empreendimento não gera energia suficiente para a capital e inundou parte de um território indígena com uma população de 250 famílias.

“As decisões sobre a expansão da capacidade hidrelétrica da Amazônia estão sendo feitas de maneira política e não técnica”, afirma Switkes.

Outro aspecto negativo destacado por ele é a quantidade de gás carbônico lançado no ar pela a usina. Segundo o historiador, Balbina emite 50 vezes a quantidade de gás carbônico de uma usina termelétrica a gás natural e dez vezes mais que uma termelétrica a carvão mineral.

“Isso é uma grande contribuição do Brasil para as emissões de gás carbônico que causam o efeito estufa”.

De acordo com Switkes, a área inundada pela hidrelétrica chega a 4.447 quilômetros quadrados, quase o dobro do que foi divulgado pela Eletronorte. Isso faz com que Balbina seja um dos dez maiores lagos artificiais do mundo, em plena Floresta Amazônia. “É um monumento de descaso do Brasil em termos de meio ambiente.”

Para diminuir a quantidade de problemas causados, Switkes defende a diminuição no nível de operação da barragem e depois a desativação. “Devolver as águas do Rio Uatumã para o seu curso natural, seria um bom exemplo do reconhecimento técnico do Brasil sobre o desastre que foi criado no caso de Balbina”, defende.

+ Mais

Bancos aderem a protocolo que prevê financiamentos com contrapartida ambiental

7 de Abril de 2009 - Da Agência Brasil - Brasília - Um protocolo que prevê a concessão de financiamento apenas a setores comprometidos com a sustentabilidade ambiental foi assinado hoje (7) pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e pelo presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Colletti Barbosa.

Os bancos assumiram o compromisso de oferecer linhas de financiamento e programas que fomentem a qualidade de vida da população e o uso sustentável do meio ambiente. Além de considerar os impactos e custos socioambientais na gestão de seus ativos e na análise de risco de cada projeto. A rede bancária também passará a adotar medidas de consumo sustentável em suas atividades rotineiras, como gasto de papel, energia e insumos.

Carlos Minc disse que a decisão da Febraban de aderir ao protocolo revela a preocupação da entidade com o meio ambiente. “A Febraban resolveu assinar esse termo que visa mudar o comportamento social e ambiental dos bancos. Acho que isso tem um valor político e simbólico necessário para a preservação do meio ambiente”, disse.

Para Fábio Barbosa, a participação da Febraban se deve à convicção de que desenvolvimento e meio ambiente não são excludentes. “O banco tem o papel de valorizar as empresas que desenvolvam projetos socioambientais, para usar como critério de financiamento. Pretendemos estimular e valorizar as empresas e viabilizar produtos e projetos que levem em questão o desenvolvimento sustentável e a preservação”, afirmou.

Amanhã (8), Carlos Minc estará na Amazônia em uma ação de fiscalização com o Ibama e a Polícia Federa, para fechar carvoarias que funcionam ilegalmente na região.

+ Mais

Conferência de jovens gera perspectivas de mobilização internacional pela defesa do meio ambiente

7 de Abril de 2009 - Da Agência Brasil - Valter Campanato/Abr - Brasília - Encerramento da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil, no Teatro Nacional - Brasília - A 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente fortaleceu a luta pela preservação ambiental em escala global. O encerramento do evento, realizado hoje (7) em Brasília, reuniu cerca de 700 crianças e adolescentes de todo o país e motivou a criação de uma conferência internacional que deve ocorrer em junho de 2010.
De acordo com o o Ministro da Educação, Fernando Haddad, que esteve presente ao encerramento da conferência, o evento foi um diferencial e por isso mais de 40 países atuaram como observadores.

“Nós temos uma perspectiva de mobilizar a comunidade internacional promovendo a mobilização desse aspecto tão relevante da vida moderna que é o meio ambiente”, disse.

Para Haddad, a educação ambiental deve começar cedopara gerar uma cultura de preservação ambiental na sociedade. “Depois é mais difícil corrigir para a pessoa já formada, sem essa noção da importância da sustentabilidade ecológica para a vida da humanidade”, afirmou.

Durante a conferência, os jovens entregaram a Carta de Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais a representantes do governo. O documento não apresenta reivindicações, mas um conjunto de responsabilidades formuladas pelos jovens que participaram da conferência.

Para a coordenadora geral do evento, Rachel Trajbel, as autoridades devem assumir a sua co-responsabilidade das ações de preservação ecológica. “O que nos cerca não são direitos nem deveres, mas responsabilidades pela sustentabilidade da vida no planeta”, disse.

O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, também participou da conferência e afirmou que instituições como o Ibama e o Instituto Chico Mendes sozinhos não são suficientes para defender o meio ambiente, é necessário que as pessoas também colaborem. “A educação ambiental é mudança de comportamento”, afirmou.

Para Elci Carvalho, coordenadora da delegação do estado do Amapá, a conferência mostrou que os jovens estão cheios de vontade de cuidar do planeta. “Essa experiência para os nosso alunos, que são o foco do processo, é maravilhosa”, disse.

As crianças e adolescentes aproveitaram bem os cinco dias de debates e oficinas. De acordo com Mariana dos Santos, 14 anos, que representa o estado do Amazonas, o encontro foi uma oportunidade única. “Principalmente para nós jovens que queremos realmente cuidar do Brasil, do nosso meio ambiente e do planeta”, disse.

Para o representante do estado de Minas Gerais, Henrique Batista, 14 anos, a conferência foi um aprendizado e que vai repassar para os colegas tudo que aprendeu. “Nós estamos nos comprometendo a realizar ações. Isso é muito importante, porque a gente pode incentivar outras pessoas a terem esse compromisso com o meio ambiente”, afirmou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.