Panorama
 
 
 

GRUPO AMBIENTAL FAZ AÇÃO PARA RESOLVER PROBLEMA AVIÁRIO COM URUBUS EM MARABÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

Belém (06/04/09) Foi registrada uma diminuição de mais de 70% na população de urubus-da-cabeça-preta no Aterro Sanitário de Marabá/PA entre o mês de fevereiro e março deste ano. Esse decréscimo é resultado da melhoria da qualidade e eficiência da cobertura do lixo no local. Esta foi uma das medidas sugeridas pelo Grupo Ambiental, do qual fazem parte, o Núcleo de Fauna da Gerência Executiva do Ibama em Marabá, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras (SEVOP), e pela Infraero, apoiada pelo ICMBio, com o Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres (Cemave).

De acordo com a analista ambiental do Ibama regional, Franciléia Lobo, a população de urubus no aterro era estimada em cerca de 4.600 indivíduos em fevereiro. Isso porque foi constatado que o Aterro do município fica na Área de Segurança Aeroportuária (ASA), a 5 km do aeroporto, e é um dos principais atrativos dos animais para o local. “Este é um problema de muito tempo, que não poderia ser solucionado com o sacrifício dos urubus, e, sim, com a retirada da fonte de atração para eles, como o lixão de Marabá, os lixos clandestinos, frigoríficos e matadouros irregulares”, afirma Franciléia.

Medidas

A equipe, formada pelos quatro órgãos públicos, continua fazendo o monitoramento dos animais tanto no aterro sanitário como nos principais locais de foco de atração dos urubus. Porém, para que os riscos de acidentes aéreos diminuam ainda mais, é preciso a constante fiscalização dos pontos de descarte de efluentes em cursos d’água fora do padrão por frigoríficos e matadouros; o fechamento de matadouros clandestinos; o monitoramento de focos na área do entorno do aeroporto e dos pontos de descarte de lixo doméstico irregulares, fazendo a retirada imediata dos mesmos; além da informação e conscientização da população para evitar o descarte irregular de lixo nas ruas e nos contêineres.

O mais importante é a mudança de local do aterro para uma área fora da ASA, além da recuperação ambiental do aterro atual. Além disso, a comunidade local e os responsáveis por matadouros e frigoríficos devem manter o compromisso de manter limpa a área que circunda o aeroporto, para evitar os perigos de incidentes aéreos.
Luciana Almeida / Luciana Spillere
Ascom/Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.