Panorama
 
 
 

OIT DIZ QUE BRASIL DESCUMPRE CONSULTA PRÉVIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

09/04/2009 - Em parecer, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) acusa o Brasil de descumprir a obrigação de consulta prévia conforme estabelece a Convenção 169.

Em resposta à reclamação apresentada pelo Sindicato de Engenheiros do Distrito Federal (SENGE/DF) em setembro de 2005, o Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovou, em 17 de março passado, relatório que confirma o descumprimento por parte do Brasil da Convenção 169, quanto à obrigação de consultar previamente povos indígenas e tribais sobre medidas legislativas capazes de afetá-los. O caso em questão refere-se à ausência de consulta prévia durante o processo de aprovação da Lei nº 11.284 de Gestão de Florestas Públicas. A lei foi sancionada em 2 de março de 2006, meses depois do envio da reclamação à OIT, quando ainda estava sendo debatida no Congresso Nacional.

Em sua defesa, o Estado brasileiro apresentou memorial afirmando, entre outros argumentos, que a consulta não era necessária pois a lei incorporva dispositivo expresso excluindo a possibilidade de criar concessões florestais sobrepostas a territórios indígenas ou de comunidades tradicionais.

Ao analisar este argumento a OIT, ponderou que muitos dos povos indígenas e tribais do Brasil moram em florestas consideradas públicas, como é o caso das Terras Indígenas cuja propriedade é da União. E é inegável que concessões para exploração florestal, mesmo que fora de seus territórios, mas em seu entorno, necessariamente afetarão os recursos naturais dos quais estes povos dependem. Nessa medida é que devem ser consultados sobre decisões que afetam tanto suas terras como os processos de desenvolvimento regional das áreas nas quais seus territórios estão localizados.

A OIT recomendou no parecer, que durante o processo de regulamentação da Lei nº 11.284 que ainda não aconteceu, o Estado brasileiro deverá garantir um processo adequado de consulta prévia, já que em sua defesa alegou que a lei em questão não é uma norma auto-aplicável, e que seus efeitos reais dependerão em grande medida do que seja colocado nas decisões administrativas que a regulem.

Adicionalmente, a OIT aproveitou para se manifestar sobre as regras que considera mínimas para a realização de consultas administrativas ou legislativas capazes de afetar os povos indígenas e tribais no Brasil, de modo que gerem “...as condições propícias para se chegar a um acordo ou conseguir o consentimento acerca das medidas propostas e quanto ao próprio processo de consulta este deve tomar em conta a opinião dos diferentes povos que participam da consulta sobre o procedimento a ser utilizado, de maneira que o procedimento seja considerado apropriado por todas as partes”. Ou seja, toda consulta a ser realizada deverá observar estes critérios mínimos para ser considerada como válida.

Vale destacar que uma oportunidade importante foi oferecida pela OIT ao confirmar sua disponibilidade, ao final do relatório, para enviar assistência técnica ao Brasil com o intuito de promover a adequada implementação da Convenção 169 no País, o que deverá ser avaliado pelo governo e pelas organizações indígenas e quilombolas em seu processo de fazer valer este instrumento internacional como fonte concreta de direitos fundamentais para estes povos.

Com a divulgação deste parecer e também dos relatórios alternativos elaborados pela sociedade civil em 2008 sobre a aplicação da Convenção 169, o Brasil inaugura o diálogo entre Estado, sociedade civil e OIT com relação à aplicação concreta de um instrumento do direito internacional fundamental para povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.