Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO GAIOLA ABERTA APREENDE PÁSSAROS
SILVESTRES EM FEIRA LIVRE NO RIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

4 de Abril de 2009 - Paulo Virgiliio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Vinte e cinco pássaros silvestres foram apreendidos e três pessoas detidas hoje (4) durante operação na feira livre de Honório Gurgel, na zona norte da cidade. Foi a terceira operação realizada pela pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa (Alerj) em dois meses. A primeira foi na Tijuca, também na zona norte, e a segunda em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nas duas primeiras ações, cerca de 500 animais silvestres foram recapturados.

Também participaram da Operação Gaiola Aberta fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), policiais do Batalhão Florestal da Polícia Militar e agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, deputado André do PV, afirmou que vai elaborar, em parceria com o Ibama, um projeto de lei estadual com o objetivo de tratar com mais rigor a questão do tráfico de animais. André informou ter encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente proposta para ser levada ao Congresso Nacional equiparando o tráfico de animais silvestres ao de drogas

“Essa equiparação tem que ser feita. É bom lembrar que quem compra animais silvestres está cometendo crime de receptação”, afirmou o deputado, que anunciou a realização de audiência pública sobre a questão.

A comissão pretende realizar uma audiência pública sobre a questão e também está preparando cartilhas educativas para serem distribuídas em escolas e feiras livres. “Queremos conscientizar a população para não comprar animais silvestres. Encontramos espécimes raras hoje como os pássaros corrupião e chanchão”, disse o deputado.

As aves apreendidas hoje foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvres do Ibama e as três pessoas detidas, conduzidas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Por meio de um convênio firmado entre a Comissão de Meio Ambiente da Alerj e a Fundação Rio Zoo, parte dos animais apreendidos em feiras-livres são encaminhados ao zoológico da cidade, como forma de desafogar os centros de triagem de animais silvestres.

+ Mais

Instituto Vital Brazil usará cobras apreendidas em Minas na produção de soro antiofídico

5 de Abril de 2009 - Paulo Virgiliio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Sessenta serpentes apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado de Minas Gerais serão trazidas para o Instituto Vital Brazil (IVB), em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O chefe do serpentário do Vital Brazil, biólogo Cláudio Machado, vai amanhã (6) a Juiz de Fora (MG) para buscar as cobras. Na sede do instituto, em Niterói, os animais serão tratados e usados nas pesquisas e na produção de soros antiofídicos, obtidos a partir de seu próprio veneno.

Entre as cobras apreendidas, há exemplares de espécies perigosas, como cascavéis e jararacas. Por mês, o Instituto Vital Brazil, depositário oficial do Ibama, recebe e apreende em torno de 50 serpentes, trazidas pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Ambiental e também por populares. Atualmente, o serpentário do IVB abriga cerca de 500 cobras.

Órgão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, o instituto completará 90 anos em julho. O Vital Brazil é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde, que distribui os medicamentos para todo o Brasil.

+ Mais

Operação do Ibama apreende madeira ilegal que daria para encher 400 caminhões

8 de Abril de 2009 - Da Agência Brasil - Brasília - Uma megaoperação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu hoje (8) grande quantidade de madeira ilegal que daria para encher 400 caminhões e destruiu 200 fornos para a produção de carvão. A ação ocorreu no município de Nova Esperança do Piriá, no Pará.

As equipes do Ibama constataram que as treze serrarias instaladas na região comprometeram 80 mil dos 250 mil hectares que compõem a área indígena, aterraram um rio e mantiveram trabalhadores em situação semelhante ao trabalho escravo.

Os proprietários da serrarias não foram localizados, mas os computadores e vários documentos com anotações foram apreendidos. Pelo menos dez pessoas poderão ser indiciadas e, de acordo com a análise do material apreendido, poderão responder por receptação de madeira ilegal.

Com 32 mil habitantes, o município tinha o crime ambiental como principal atividade econômica. A prefeitura estima que, com o fechamento das serrarias ilegais, 1.700 trabalhadores irão ficar sem empregos.

Uma parte da madeira apreendida vai ser leiloada e a outra será doada ao município para ser usada na construção de casas populares. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o dinheiro arrecadado com o leilão será aplicado em projetos de preservação ambiental.

A operação contou ainda com o apoio da Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Ambiental, Fundação Nacional do Índio (Funai).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.