Panorama
 
 
 

REPRESENTANTES DO SETOR DE CERÂMICA DISCUTEM SOBRE SUSTENTABILIDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

08/04/2009 - A remediação do passivo ambiental causado pela extração excessiva de argila no passado e a busca pelo desenvolvimento sustentável do setor de cerâmica no pólo paulista, que abrange os municípios de Santa Gertrudes, de Cordeirópolis, de Araras, de Limeira, de Piracicaba, de Rio Claro e de Ipeúna, foi tema da reunião realizada na sede da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento – ASPACER, na cidade de Santa Gertrudes, entre os empresários que representam o setor e o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano.

Uma das questões abordadas na reunião foi à análise do Estudo de Impacto Ambiental e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA que envolve 15 empresas da região de Santa Gertrudes. O relatório foi entregue em junho de 2008 e encontra-se em avaliação pelas câmaras técnicas do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – CBH-PCJ. Outro ponto levantado pelos representantes do setor é a elaboração conjunta de um plano diretor regional para o setor ceramista da região de Santa Gertrudes, considerado o maior pólo do setor da América Latina.

Para Graziano, técnicos da secretaria podem auxiliar na elaboração do plano, mas para a efetividade do mesmo será necessária uma integração maciça entre os municípios. “Quem regula o uso do solo é a câmara de vereadores. Um plano diretor regional só será efetivado se os municípios o instituírem em leis municipais”, apontou.

De acordo com o presidente da ASPACER, João Oscar Bergstron Neto, o setor tem como meta recuperar a degradação ambiental do passado. “O setor extraiu mais argila do que deveria e a ASPACER convenceu os produtores a adotar uma ação profissional, por isso fizemos uma autodenúncia aos órgãos ambientais”, afirmou. João Oscar destacou que a elaboração do EIA/RIMA conjunto e do plano diretor regional são os objetivos do pólo para conseguir alcançar o conceito de desenvolvimento sustentável na prática.

O prefeito de Santa Gertrudes, João Carlos Vitte, se comprometeu a cumprir todas as exigências do projeto ambiental estratégico Município Verde. “Que a nossa riqueza, a razão do nosso progresso, que é a argila, possa cumprir todas as leis ambientais. Por isso, em breve, nos enquadraremos no projeto”, anunciou.

Graziano destacou que é preciso acertar entre o órgão ambiental e o setor produtivo para avançar na agenda positiva. “Não dá para ir contra a legislação ambiental. Ou vai a favor, ou perde”, pontuou. Graziano apresentou como exemplo de agenda positiva o protocolo agroambiental, assinado com os produtores de açúcar e álcool. “Os usineiros assinaram o protocolo que prevê a recuperação das matas ciliares e antecipa para 2014 o fim da queima da palha de cana no estado. Com isso, eles estão vendendo álcool com selo verde”, afirmou. “Deveríamos estabelecer ações de restauração ambiental nesse plano diretor regional, como a recuperação das matas ciliares e das cavas abandonadas”, finalizou.

A reunião contou também com a presença dos prefeitos de Rio Claro, Du Altimari, de Cordeirópolis, Carlos Cezar Tamiazo, e de Ipeúna, Hildebran Prata.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Curso do Município Verde é realizado em Batatais e Tabatinga.

08/04/2009 - Batatais, situada no nordeste do Estado, abriga em sua igreja matriz um dos maiores acervos do pintor Cândido Portinari, nascido na vizinha Brodowski, sediou na manhã de 07.04, um encontro do Projeto Município Verde, com a presença de 29 prefeitos da região. À tarde, foi à vez do município de Tabatinga, mais ao centro do Estado, que contou com a participação de 27 prefeitos. As reuniões integram os cursos de Capacitação de Interlocutores Municipais, dirigidos para representantes de prefeituras e entidades dessas regiões, com a finalidade de preparar agentes municipais para uma implementação do Projeto Município Verde.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, presente aos dois eventos, explicou que ao todo serão 15 seminários semelhantes a esses realizados em Batatais e Tabatinga, que o Governo está organizando no Estado de São Paulo, para capacitar as prefeituras visando o cumprimento do Protocolo Verde. E parabenizou os prefeitos, vices, presidentes de Câmaras Municipais e vereadores presentes, entre outros, lotando os locais das reuniões em Batatais e Tabatinga: “Temos batido recordes de participação de prefeitos e representantes dos municípios paulistas, demonstrando o engajamento de todos na questão ambiental”. Por outro lado, o secretário lembrou que “a política ambiental faz parte hoje da política do Estado”.

“Este é um exemplo para o Brasil”, continuou. “Aqui em São Paulo, está dando certo a descentralização da política de meio ambiente”, disse, recordando que o “slogan” do Projeto Município Verde é “Pensar globalmente, agir localmente”, também enfatizando que a descentralização foi preconizada pelo ex-governador Franco Montoro, que ponderava: “O cidadão não mora no país, não mora no Estado, mas no município”. Graziano explicou que com o projeto, o Governo do Estado está não só mostrando o que deve ser feito pelos municípios, para se adequarem ambientalmente, mas também como fazer, inclusive capacitando os interlocutores municipais, através destes cursos, de três dias, nos quais especialistas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB abordam questões como estrutura ambiental, conselho municipal, esgoto tratado, lixo mínimo, educação ambiental, habitação sustentável e outros temas fundamentais. O secretário afirmou que em duas semanas, ele começará a assinar os convênios, com os municípios certificados, que permitirão o repasse de recursos para ajudar nas ações ambientais necessárias.

Outro anúncio importante de Xico Graziano foi de que os vereadores também estarão sendo chamados a dar sua contribuição no processo. “Queremos que vocês se tornem 'vereadores verdes'. Vamos apresentar 50 idéias de projetos de leis ambientais municipais para os vereadores”, informou. O secretário enfatizou, ainda, a importância da conscientização e participação das crianças para o sucesso das políticas ambientais, convidando todos a conhecerem o projeto “Criança Ecológica”.

APAE Batatais

Diretoras e alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Batatais homenagearam o secretário Xico Graziano, com a entrega de mudas de árvores nativas e um arranjo de flores confeccionado pelos alunos da instituição, durante o evento naquele município. A diretora técnica Carmen Luiza Cestari disse que a APAE Batatais, há 10 anos, promove diversas ações locais em prol do meio ambiente e que o projeto Município Verde vem ao encontro de várias aspirações dos funcionários da entidade envolvidos com o tema.

“Nós realizamos muitas ações na área de meio ambiente, mas não temos essa organização, que o Estado tem e está nos proporcionando através do Projeto”, afirmou entusiasmada. Ela informou que, entre outras atividades e instalações, a APAE Batatais dispõe de um viveiro de mudas e procura passar para os alunos os cuidados que todos devem ter com a natureza. O aluno Ricardo, de 37 anos, singelamente dá o seu depoimento: “Não podemos jogar lixo. É um veneno, faz mal para o meio ambiente e traz danos para a nossa saúde”.
Texto: Mário Senaga Fotografia: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.