Panorama
 
 
 

RS INTEGRA COORDENAÇÃO DO PACTO PELA RESTAURAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2009

(08/04/2009) O Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), será um dos coordenadores do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, que prevê a recuperação de 15 milhões de hectares de vegetação nativa até 2050. A Sema é signatária do Pacto, lançado nesta terça-feira (7) em São Paulo, e integra o Conselho de Coordenação junto com outras 15 organizações governamentais, privadas e institucionais dos 11 Estados brasileiros com áreas de mata atlântica.

A gerente executiva do Projeto de Conservação da Mata Atlântica da Sema, Vera Pitoni, participou do evento. Segundo ela, o plano para restauração da vegetação do bioma prevê muito mais do que o plantio de espécies arbóreas em determinadas áreas. “É a reconstrução das complexas interações dos ecossistemas e da biodiversidade local, o que exige diversidade florestal e de espécies animais”, esclarece Pitoni. Ela ressalta que o Pacto busca a restauração, mas também prevê o uso comercial sustentado das espécies nativas plantadas.

O grande objetivo do Pacto é articular instituições públicas e privadas, governos, empresas e proprietários de terras para integrar esforços e recursos na geração de resultados para a restauração e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, que é oito vezes maior do que a da Amazônia. “Todos os parceiros vão construir as iniciativas, mas o Pacto, por meio de sua coordenação, será o propulsor das ações, fomentando recursos e repassando orientações técnicas”, diz Vera Pitoni. Tudo funcionará em uma grande rede, no portal do Pacto (www.pactomataatlantica.org.br), onde constarão as ações desenvolvidas por cada parceiro. “Todos vão poder acompanhar o que todos estarão fazendo”, fala Pitoni.

Um mapeamento feito pelo Pacto prioriza áreas para as possíveis restaurações, obedecendo a critérios de proximidade a unidades de conservação, zonas de ocorrência de espécies endêmicas ou ameaçadas, áreas de preservação permanente, locais degradados e com baixa aptidão agrícola ou elevada aptidão florestal.

SITUAÇÃO DO RS - Dados do Pacto mostram que a área total de Mata Atlântica no Brasil é de 131,133 milhões de hectares em 11 Estados (RS, SC, PR, MS, ES, MG, RJ, SP, AL, BA e PE). A área do bioma no Rio Grande do Sul é de 13,545 milhões de hectares, ou seja, aproximadamente 47% do território. O Pacto destaca 891,716 mil hectares de mata atlântica como área potencial para restauração florestal no solo gaúcho.

A Sema executa, desde 2004, o Projeto de Conservação da Mata Atlântica, por meio da contribuição financeira entre o Estado e o KfW Entwicklungsbank (Banco de Desenvolvimento Alemão), abrangendo 13 mil Km² em 28 municípios do Litoral Norte, Serra e Campos de Cima da Serra, o que corresponde a cerca de 10% da área do bioma no RS. As ações prioritárias estão contribuindo para a conservação dos ecossistemas em 11 áreas protegidas (estaduais, federais e municipais), para a gestão e implementação dessas unidades de conservação e para a redução da taxa de desmatamento na área do Projeto.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Estado e Sapucaia do Sul conveniam para ampliar uso de Reserva

(08/04/2009) O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, deu o respaldo institucional e político à intenção do município de Sapucaia do Sul em conveniar com a Fundação Zoobotânica (FZB), órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), para a utilização da Reserva Pe. Balduíno Ramo. A informação foi dada na tarde desta quarta-feira (08) ao secretário do Meio Ambiente de Sapucaia do Sul, Eduardo Tito, que esteve no gabinete da Sema, em Porto Alegre. Berfran lembrou que a orientação da governadora Yeda aponta para a descentralização. “Os espaços de responsabilidade do governo estadual devem ser compartilhados com as prefeituras, pois quem está mais próximo do equipamento cuida melhor e, com isto, a comunidade usufrui mais”, defende o secretário.

A minuta do convênio, que será apreciada nos próximos dias pela FZB, prevê que o município instale, nos prédios da Reserva, escola de Educação Ambiental, diretoria de Educação Ambiental da secretaria de Sapucaia e a instalação do viveiro municipal. O secretário Eduardo explicou que a ideia é, ainda, explorar o local para desenvolver ações de ecoturismo e de lazer voltadas à comunidade. “Queremos abrir o local para visitação, oferecendo atrativos à comunidade, todos com ênfase na educação ambiental”, destacou.

Além da área da Reserva Pe. Balduíno Ramo, também conhecida como Horto Florestal, a prefeitura de Sapucaia pretende, através do mesmo Termo de Mútua Cooperação com a FZB, utilizar o parque Pesqueiro para desenvolver ações de educação ambiental, com o foco na proteção aos recursos hídricos. Ambas as áreas pertencem à Fundação Zoobotânica.

+ Mais

Governo do Estado repassará recursos para municípios assumirem a gestão ambiental

(07/04/2009) Um dos anúncios mais destacados pela governadora Yeda Crusius durante a abertura do Encontro de Prefeitos, ocorrida na segunda-feira (06), no Hotel Embaixador em Porto Alegre, foi o que prevê repasses de recursos para os municípios se habilitarem à gestão ambiental, assumindo a política ambiental e o licenciamento de empreendimentos de impacto local. Através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo gerenciamento do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga), o governo do Estado quer atingir a totalidade dos municípios gaúchos qualificados, consolidando a descentralização e regionalização do licenciamento e da gestão ambiental.

Atualmente, 212 municípios já procedem ao licenciamento, enquanto outros 99 estão em processo de habilitação. A Resolução 167/07 do Consema determina que, até o final de abril e outubro, municípios com mais de 50 mil habitantes e com menos de 50 mil, respectivamente, assumam o licenciamento do impacto local. Para cumprir esta meta, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente criará uma força-tarefa para atuar em parceria com os municípios para que, até o final de 2010, todas as cidades estejam dentro do Siga. Igualmente importante é a decisão de estabelecer convênio com as prefeituras para repasse financeiro, a fim de viabilizar a elaboração dos Planos Ambientais Municipais. O valor ainda será definido, mas a Sema trabalha com a hipótese de R$ 20 mil por município.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, defende a descentralização da gestão ambiental, lembrando que os municípios têm o direito ao gerenciamento de sua política ambiental e de conceder as licenças para os empreendimentos. As prefeituras sabem o que prejudica e o que qualifica a vida de sua comunidade. Desta forma, elas são as principais aliadas na conservação e preservação ambiental, pois ninguém quer carregar o rótulo de poluidor ou de facilitador de ações danosas ao meio ambiente, acredita o secretário.
ASSECOM SEMA
Texto e Coordenação: Jornalista Lurdes Nascimento

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.