Panorama
 
 
 

TRILHAS DE SÃO PAULO, UMA OPÇÃO DE LAZER NOS MOMENTOS DE DESCANSO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

08/04/2009 - Quem reclamou da falta de feriados no segundo semestre de 2008, agora, em 2009, não pode deixar de lado as possibilidades de descanso e lazer. Para aqueles que gostariam de aproveitar esses momentos, mas ainda não decidiram o roteiro, aí vai uma dica: Conhecer as Trilhas de São Paulo.

Em agosto do ano passado, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA lançou o Programa Trilhas de São Paulo com o intuito de incentivar as pessoas a conhecerem as áreas conservadas do Estado. Em conjunto com o programa foi apresentado o passaporte para as Trilhas de São Paulo, uma espécie de caderno de bolso com mapas e informações de 40 trilhas, espalhadas em 24 Unidades de Conservação do Estado, divididas em níveis de dificuldade: baixo, médio e alto. Cada trilha percorrida vale um carimbo no passaporte e conforme o ecoturista preenche os níveis de dificuldade vai ganhando brindes como squeezes, pochetes, mochilas e camisetas.

Até o momento, o passaporte para as Trilhas de São Paulo pode ser adquirido nas Unidades de Conservação e na Fundação Florestal. Mas, empresas do setor de turismo já podem se cadastrar para comercializar o passaporte ou, até mesmo, criar roteiros de ecoturismo seguindo o caderno de bolso com as trilhas de São Paulo. As empresas interessadas em firmar esta parceria e comercializar os passaportes podem entrar em contato com a Gerência de Ecoturismo da Fundação Florestal, pelos telefones: (11) 2997-5088 ou (11) 3133-3197 e no e-mail: trilhasdesaopaulo@fflorestal.sp.gov.br
Texto: Evelyn Araripe Fotografia: José Jorge

+ Mais

Uma natureza preservada em imagens.

07/04/2009 - “Como haverá surgido esta trilha? Como terá sido feita? Pelas mãos dos mateiros? Pelos pés dos que aqui passaram para ir não sei aonde? Ou pela ação da água, rasgando na mata o seu caminho? O que sei é que só trilhando que se faz a trilha”. Frases como estas ilustram a exposição “Trilhas do Olhar”, com ecofotografias de Malouh Gualberto, fotógrafa que resolveu pegar a sua câmera e registrar as riquezas da Mata Atlântica, presentes nos parques estaduais da Cantareira e do Jaraguá, localizados na capital paulista.

“A idéia da exposição é encantar as pessoas com a natureza e despertar nelas o interesse pela conservação”, explica a fotógrafa que já registrou imagens pela Suíça, pela Amazônia, e agora chega a São Paulo – sua terra natal – onde sentiu falta de registros fotográficos da natureza local. Malouh, com “Trilhas do Olhar”, quer mostrar que ainda existe muita natureza na capital paulista e que ela está “ao alcance de todos”.

A exposição conta com 30 ecofotografias de 45x35 cm, dispostas em 10 painéis de 200x100 cm, que retratam as belezas naturais e a sociedade que vive ao redor das Unidades de Conservação de Mata Atlântica do Estado. A curadoria ficou por conta do artista plástico Odilon Cavalcanti, que complementa a exposição com frases marcantes e dicas aos ecoturistas.

Para registrar esta natureza conservada, Malouh contou com o apoio do Programa Trilhas de São Paulo. As ecofotografias presentes na exposição demonstram um pouco do que os ecoturistas poderão encontrar ao participarem do programa de ecoturismo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA. Como diz em um dos painéis: “entrar na mata é reaprender a ouvir, a olhar, a sentir as texturas, as formas e os volumes com todo o corpo e, principalmente, com a alma, os cheiros e sabores da mata”.

A exposição itinerante fica no Parque do Jaraguá – Av. Jornalista Paulo Zing, 539, Estrada Turística do Jaraguá – 11 3954.4532 - até o dia 22 de abril. Depois segue para o Núcleo Engordador do Parque Estadual da Cantareira e para o Parque Ecológico da Guarapiranga.
Texto: Evelyn Araripe Fotografia: José Jorge

+ Mais

Projeto Etanol Verde é vencedor do Prêmio Governador Mário Covas

09/04/2009 - Pela primeira vez, a secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo é agraciada com o Prêmio Governador Mário Covas, que reconhece a excelência e inovação dos serviços públicos prestados à sociedade paulista. O Projeto Ambiental Estratégico Etanol Verde se consagrou vencedor do Prêmio, na categoria “Inovação em Gestão Pública”, após concorrer com 184 trabalhos inscritos e 40 semifinalistas. O gerente do Projeto, Ricardo Viegas, recebeu a premiação nesta quarta-feira – 08.04 – em cerimônia na Sala São Paulo, na capital paulista.

O projeto Etanol Verde se destacou após criar o Protocolo Agroambiental, onde o setor sucroalcooleiro se comprometeu a reduzir os prazos para o término da queima da palha da cana-de-açúcar. Atualmente, 155 usinas - 90% das presentes no Estado – assinam o Protocolo. Em dois anos de Projeto foi possível alterar o cenário do setor e 50% da safra já é colhida mecanicamente, ante 35% antes da criação do Protocolo.

O Projeto Ambiental Estratégico Município Verde também estava entre os semifinalistas na categoria “Excelência em Gestão Pública”, chamando a atenção para a participação da pasta de Meio Ambiente que, em cinco anos de Prêmio, nunca havia concorrido com algum projeto. A indicação dos dois projetos ambientais como semifinalistas mostrou que os serviços públicos voltados para o meio ambiente estão em evidência e ganhando visibilidade, numa época onde o tema está cada vez mais presente na vida dos cidadãos.

Prêmio Mário Covas

Em sua 5ª Edição, o Prêmio Governador Mário Covas já é consolidado como um importante instrumento de apoio à modernização da administração pública do Estado de São Paulo. Desde 2004, 994 trabalhos já passaram pela comissão avaliadora, dos quais 52% representam as pastas de Saúde e Saneamento e Energia. Esta última edição foi a primeira vez que a secretaria do Meio Ambiente participou do Prêmio.

“O objetivo do Prêmio é incentivar a dedicação e o esforço permanente dos funcionários públicos e, com isso, melhorar a qualidade dos nossos gastos”, explica o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, que acredita que a premiação também é uma maneira das diversas áreas da gestão estadual compartilharem experiências e disseminá-las.

Para o governador em exercício, Alberto Goldman, falar em excelência e inovação para o bom uso do dinheiro público, é falar de uma obsessão que começou com Mário Covas, fazendo jus ao nome do Prêmio que, para Goldman, é uma forma de “incentivar ações inteligentes de benefícios à população”.

O Prêmio Governador Mario Covas é uma realização da Secretaria de Gestão Pública por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), em parceria com a Fundação Mario Covas (FMC), patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Secretaria da Comunicação.

A relação dos trabalhos vencedores pode ser vista no site: http://www.gestaopublica.sp.gov.br/
Texto: Evelyn Araripe Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.