Panorama
 
 
 

CONAMA APROVA LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO PARA CASAS POPULARES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

15/04/2009 - Lucia Leão - A assembléia do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou nesta quarta-feira (15) o texto-base da resolução que simplifica o licenciamento ambiental para empreendimentos habitacionais destinados à população de baixa renda. O plenário do Conselho continuará nesta quinta-feira a discussão de mais de uma dezena de emendas para aperfeiçoar vários dispositivos do texto-base.

A proposta, elaborada em conjunto pelos ministérios do Meio Ambiente e Cidades, foi previamente discutida e negociada com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e visa agilizar a execução do Projeto Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

O ministro Carlos Minc, que presidiu a primeira parte da 53ª Reunião Extraordinária do Conama, festejou a decisão dos conselheiros, que considerou uma grande contribuição para a solução de alguns dos mais graves problemas ambientais urbanos. "A oferta de habitações populares em áreas apropriadas combate a favelização, a ocupação das encostas dos morros e as invasões às margens de rios, córregos e lagoas. Habitação popular faz bem para o meio ambiente", aplaudiu Minc.

Responsável pela apresentação da proposta, Marília Marreco frisou que o licenciamento simplificado só se aplicará a novos empreendimentos em áreas de até 100 ha. Ela destacou ainda que a resolução se refere unicamente às edificações e não ao parcelamento e destinação dos terrenos que devem estar previamente destinados para a construção de casas populares.

Antes de colocar em votação a resolução sobre o licenciamento de casas populares o ministro Carlos Minc apresentou duas novas propostas: a que obriga os estados a exigirem inspeção veicular como pré-requisito para o licenciamento dos veículos e a que estende a exigência de mitigação da emissão de gases de efeito estufa também para as termoelétricas licenciadas por estados e municípios.

Em termos muito semelhantes à da instrução normativa assinada no início da semana para os licenciamentos federais, a proposta feita ao Conama dita que as compensações devem ser feitas, na proporção de um terço, por meio do plantio de árvores e dois terços por mecanismos como eficiência energética ou investimentos em fontes alternativas de energia, com definição dos órgãos licenciadores. As duas propostas tramitarão em regime de urgência e podem ser votadas já na próxima reunião do Conama, em maio.

O conselho foi instado também pelo ministro Carlos Minc a aprovar uma moção de protesto contra decisão do juiz da 2ª Vara Federal de Umuarama que determinou que, como presidente do Conselho, ele assinasse resolução sobre uma matéria que nunca foi sequer discutida no Conama. Abstendo-se de comentar o mérito da resolução - que exige estudo de impacto ambiental para as queimadas controladas da palha de cana-de-açúcar - o ministro considerou a decisão judicial arbitrária na medida que usurpava as atribuições dos conselheiros. O Ministério do Meio Ambiente recorrerá da decisão.

+ Mais

Parques fluviais serão implantados em áreas do rio São Francisco

14/04/2009 - Carlos Américo - O Ministério do Meio Ambiente vai trabalhar em parceria com 10 municípios do rio São Francisco para implantar o Programa de Parques Fluviais, um conceito que visa aliar a preservação e a revitalização dos recursos naturais da região, melhorando a qualidade da água para a população e desenvolvendo atividades de cultura, lazer, esporte, turismo e educação ambiental. O ministro Carlos Minc apresentou o projeto aos prefeitos de 10 municípios banhados pelo São Francisco, nesta terça-feira (14), em Brasília. Segundo Minc, o programa terá resultado porque envolve áreas diferentes.

O programa de Parques Fluviais envolve várias áreas, que vão do reflorestamento de margem do rio ao tratamento de resíduos sólidos em consórcio com outros municípios. Os trabalhos serão realizados prioritariamente em zonas urbanas e e os municípios ficarão responsáveis pela operacionalização dos parques.

Os 10 municípios foram definidos com base no Plano de Ações Estratégicas e Integradas para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na Bacia do Rio São Francisco. A importância turística, a ocorrência de problemas ambientais e a facilidade para a implementação de projetos foram consideradas na escolha dos municípios. Outro fator decisivo foi o Índice de Desenvolvimento Urbano das cidades, que estão abaixo da média nacional.

A experiência nos municípios serão usadas para aperfeiçoar e estender o programa para outros rios brasileiros. Os municípios que serão contemplados nesta fase piloto são: Pirapora (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Barreiras (BA), Xique-Xique (BA), Piranhas (AL), Propriá (SE), Januária (MG), Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Penedo (AL). Os trabalhos devem começar ainda este ano.

A idéia da criação dos Parques Fluviais, que não pertencem à categoria de unidade de conservação, teve por base a experiência do Rio de Janeiro, que coibiu a degradação das margens dos rios com incentivos ao lazer e ao ecoturismo. Foram plantados milhões de árvores nas margens de rios do estado e construídos equipamentos urbanos que evitaram a poluição de importantes rios do estado, como o Guandu e o Macacu.

+ Mais

Conama aprova texto final de norma sobre licença para casas populares

16/04/2009 - A proposta de resolução que simplifica o licenciamento ambiental para empreendimentos habitacionais destinados à população de baixa renda foi aprovada nesta quinta-feira (16) pelo plenário do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Na quarta-feira, os conselheiros haviam aprovado o texto-base que foi mantido, apenas com mudanças de redação para adequar a resolução a outras normas Conama, como, por exemplo, as que tratam sobre áreas de preservação permanentes (APPs), parcelamento do solo e que regula os planos diretores dos municípios, entre outras.

Portanto, ficou decidido que a resolução se refere unicamente às edificações e não ao parcelamento e destinação dos terrenos e que o licenciamento simplificado só se aplicará a novos empreendimentos em áreas de até 100 hectares.

O Conama também adiou para a próxima reunião ordinária, nos dias 27 e 28 de maio, a decisão sobre a proposta de resolução que trata do licenciamento para a aquicultura. Em função da divergência entre entidades do governo federal e da sociedade civil, foi criado um grupo assessor que vai se reunir nas próximas semanas para tentar fechar uma proposta de consenso sobre o tema. Entre as principais divergências está o processo para licenciamento de empreendimentos de baixo impacto e a liberação de instalação de empreendimentos em áreas de preservação permanentes.

+ Mais

MMA mobiliza equipe técnica para simular acidente com óleo diesel

16/04/2009 - Carlos Américo - O Ministério do Meio Ambiente coordenou, nesta quinta-feira (16), uma simulação de vazamento óleo diesel de um oleoduto da Transpetro na Cidade Estrutural, a 14 km do centro de Brasília. O objetivo da atividade foi avaliar os procedimentos de emergências com o treinamento das equipes que atuam diretamente no controle de acidentes com produtos perigosos. Participaram da simulação órgãos ambientais, de saúde, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A população local também participou dos treinamentos. Foi usado água para simular o vazamento do óleo.

A coordenadora de Emergências Ambientais do Departamento de Qualidade Ambiental do MMA, Miriam de Oliveira, ressaltou a importância do treinamento e da capacitação de todos os setores envolvidos para que o trabalho seja realizado rapidamente. "Acidentes com produtos perigosos tem um efeito imediato e efeitos de médio e longo prazo, que dependem da eficiência na operação inicial, que pode minimizar ou agravar o problema", disse.

A atividade iniciou às 14h com uma escavadeira perfurando o duto. Na simulação, os próprios trabalhadores, capacitados sobre como reagir nesse tipo de situação, iniciaram os socorros do operário atingido pelo vazamento, até a chegada da ajuda médica. Junto com a ajuda médica chegou a equipe da Transpetro para tentar controlar a situação.

Com um equipamento que identifica com precisão o local danificado do duto, foi localizado o buraco e colocado uma borracha para vedar o vazamento do produto. Uma outra equipe foi responsável por montar uma barreira de contenção, evitando ao máximo que o vazamento cause dano à saúde e ao meio ambiente. Também foi simulado o incêndio em uma residência, instruindo a população sobre como agir em casos de acidentes.

O MMA coordena a Comissão Nacional do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos - P2R2. O plano foi elaborado para prevenir a contaminação ambiental e preparar possíveis ações de resposta imediata a emergências químicas. Além dos simulados, promove cursos de capacitação para os órgãos públicos, sociedade civil e empresas privadas, realizados periodicamente.

O oleoduto que passa pela Cidade Estrutural traz combustível de São Paulo a Brasília e é o maior do Brasil, com 980 km de extensão. O terminal de Brasília armazena 80 mil m³ de combustível, em três tanques de diesel, três de gasolina e três de gás de cozinha. Um terço do Centro-Oeste é abastecido pelo terminal de Brasília.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.