Panorama
 
 
 

CONSEMA APROVA VIABILIDADE AMBIENTAL DO PLANO DIRETOR DE DUTOS E DO EXPRESSO AEROPORTO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

14/04/2009 - Os representantes da sociedade civil e dos diversos órgãos estaduais que compõem o Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA aprovaram, em 14.04, durante a 81ª reunião extraordinária do plenário, a viabilidade ambiental do plano diretor de dutos – PDD/SP, apresentado pela Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás, e do Expresso Aeroporto/Trem de Guarulhos, apresentado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Os dois projetos tiveram seus Estudos de Impacto Ambiental e os respectivos Relatórios de Impacto Ambiental analisados pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental – DAIA, ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA.

O plano diretor de dutos tem como objetivo reduzir as interferências das comunidades vizinhas às faixas de dutos, ocupadas desordenadamente ao longo dos anos pela população crescente da Região Metropolitana de São Paulo, diminuindo dessa maneira os riscos associados à atividade de transporte de gás, petróleo e seus derivados, melhorando o padrão de segurança das operações da Petrobrás no estado de São Paulo. A viabilidade ambiental do PDD foi considerada favorável por 18 conselheiros, com um voto desfavorável e cinco abstenções.

De acordo com a Petrobrás, uma das medidas de redução dos impactos negativos do empreendimento é que os dutos a serem instalados devem possuir espessuras maiores que as dos existentes. Outro ponto relevante definido no projeto é que os dutos que atualmente cortam dois braços da Represa Billings serão desativados, de forma que o novo trecho contornará, pela margem, parte da represa.

Expresso aeroporto

O projeto do expresso aeroporto interligará o centro da Capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, de forma a aproveitar a faixa ferroviária já existente da CPTM. A linha terá 28,1 km de extensão e contará com duas estações terminais, uma na estação da Luz, que hoje interliga a CPTM com a linha azul do Metrô, e a outra no Aeroporto. A CPTM prevê que a viagem, sem paradas, deverá demorar cerca de 20 minutos. A alternativa encontrada para a implantação de todo o traçado inclui 14 km de obras em superfície, 8,8km de elevados, e 5,5km de subterrâneos, incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.

O plano contempla, de forma integrada, o projeto do trem de Guarulhos, destinado à ligação entre as duas maiores cidades da região metropolitana – São Paulo e Guarulhos – onde também será aproveitada a faixa ferroviária da CPTM. Contudo, o projeto do trem de Guarulhos possuirá três estações: nos bairros do Brás, de Tatuapé e de Engenheiro Goulart, com extensão total de 20 km, tendo como terminal a Estação Zezinho Magalhães, no bairro do Parque CECAP, em Guarulhos.

A diferenciação dos projetos se faz necessária devido aos públicos aos quais os empreendimentos integrados são destinados. O expresso aeroporto tem como meta ligar o centro da Capital ao aeroporto internacional e o trem de Guarulhos objetiva atender à população que transita entre as duas cidades. Apesar dos empreendimentos compartilharem a mesma via, o acesso a ambos serão completamente independentes. O projeto foi considerado ambientalmente viável por 22 conselheiros, sem nenhum voto contrário e duas abstenções.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente e presidente do CONSEMA, Xico Graziano, o papel do Conselho é debater questões ambientais relevantes ao desenvolvimento sustentável do Estado. “Nós precisamos discutir no CONSEMA as políticas públicas ambientais para o estado de São Paulo”, pontuou.Ao final da reunião os conselheiros presentes receberam um exemplar do livro Criança Ecológica, que integra o programa de educação ambiental da SMA com a mesma denominação.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: José Jorge

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IF realiza terceiro curso de identificação “online” de madeira ilegal

13/04/2009 - O terceiro curso de identificação “online” de madeiras nativas, ministrado por especialistas do Instituto Florestal – IF, aos homens da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, teve início hoje, 13.04, no 4º Batalhão da Ambiental, localizado na cidade de São José do Rio Preto. Cerca de 30 policiais atuantes na região estão participando do treinamento, que visa agilizar as operações de fiscalização de madeira ilegal.

Ao final do segundo curso, feito no último dia 03.04, uma operação conjunta efetivada pelos policiais ambientais e especialistas do IF resultou na aplicação de cerca de R$ 300 mil em multas a três madeireiras de Vargem Grande Paulista, na região de Cotia, em função de irregularidades apuradas. Na conclusão do primeiro curso, no final de março, uma fiscalização realizada na região central da cidade de São Paulo gerou a emissão de autuações no valor total de R$ 336 mil.

O “Curso de Anatomia e Identificação Macroscópica de Madeira” deverá ter cinco edições até o final de maio de 2009, estando já previstos os próximos treinamentos para Birigui, no nordeste do Estado, e no Guarujá, no litoral, reunindo um total de 150 policiais ambientais, conforme informou a pesquisadora do IF e coordenadora do curso, Sandra Monteiro Borges Florsheim.

A crescente capacitação da Polícia Ambiental e a agilidade nas fiscalizações fazem parte dos esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, para coibir a entrada de madeira ilegal através das fronteiras paulistas, no âmbito do Projeto Ambiental Estratégico São Paulo Amigo da Amazônia.

De acordo com o diretor do Instituto Florestal, Francisco José Kronka, o IF participa ativamente da “Operação Primavera”, de intensificação da fiscalização de madeira ilegal desde o seu início, em setembro de 2007, devido à capacitação da pesquisadora científica Sandra Florsheim, da Seção de Madeira e Produtos Florestais do Laboratório de Anatomia, Identificação e Qualidade de Madeiras, que tem participado diretamente nessas operações. “Como são poucos os profissionais no Brasil capacitados nessa especialização, o Instituto Florestal contratou mais oito técnicos que estão sendo treinados no Laboratório supracitado do Instituto Florestal para reforçar a equipe.

O Laboratório de Anatomia, Identificação e Qualidade de Madeira, do Instituto Florestal possui uma Xiloteca e laminário, com madeiras identificadas em microscópio, que são frutos das pesquisas desenvolvidas através dos anos”, afirmou Kronka. Para ele, as pesquisas da instituição têm evoluído no sentido de que os policiais ambientais possam colocar “on line”, as imagens das amostras de madeira, que são identificadas em tempo real, no laboratório. Para ampliar o número de locais fiscalizados, tanto nas estradas como nas madeireiras, a coordenadora do curso testou um sistema de identificação online através de equipamento composto de microscópio e notebooks. Ao final do curso, as cinco Companhias da Policial Ambiental, cada uma delas, deverá receber os equipamentos para o envio de imagens online para o Laboratório de Madeiras do Instituto Florestal.

As madeireiras que estão sendo identificadas como idôneas pela “Operação Primavera” podem se cadastrar junto à Secretaria do Meio Ambiente no CADMADEIRA, para obtenção do Selo Madeira Legal que garante a procedência legal da madeira que comercializam.
Texto: Mário Senaga

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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