Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS DO IG RECEBEM COMENDA DA DEFESA CIVIL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

17/04/2009 - Com direito a todas as honras militares, cinco especialistas do Instituto Geológico – IG, órgão ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SMA, receberam em 16.04, no Palácio dos Bandeirantes, a Medalha de Defesa Civil pelo mérito do trabalho desempenhado no apoio ao atendimento às vítimas dos deslizamentos de terra, ocorridos no final de 2008, no Estado de Santa Catarina.

Os geólogos Ricardo Vedovello, Paulo César Fernandes da Silva, Lídia Keiko Tominaga e Daniela Marchiori Faria e o geógrafo Rogério Rodrigues Ribeiro, foram homenageados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo pela atuação no estado catarinense. O único geólogo do IG que já havia recebido a mesma medalha é Jair Santoro, que também trabalhou em Santa Catarina, mas foi homenageado pela elaboração, em conjunto com especialistas da Defesa Civil, do Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC, quando o mesmo completou 10 anos.

Para Lídia o aprendizado ocorreu no âmbito profissional e pessoal. “Aprendemos muito em termos técnicos, a experiência foi muito rica, mas a mobilização e a solidariedade de vários estados atuando juntos foi um outro aprendizado”, destacou. Já Daniela descreveu a experiência vivida em Santa Catarina como um evento único. “Eram vários processos ocorrendo ao mesmo tempo. Vimos coisas que nunca imaginamos presenciar”, afirmou.

De acordo com Paulo a experiência foi excepcional. “Estamos acostumados a trabalhar com a Defesa Civil, mas as condições em Santa Catarina extrapolaram qualquer outro trabalho.”, contou. “Ficamos completamente envolvidos no espírito de companheirismo e voltamos com o sentimento de dever cumprido”, disse. Rogério descreveu a calamidade no Vale do Itajaí como uma situação similar a de guerra. “Foi um treino psicológico, nos conhecemos enquanto técnicos e cidadãos”, relatou.

Os quatro especialistas receberam as medalhas da secretária estadual dos direitos da pessoa com deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e foram aplaudidos de pé pelos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de São Paulo, também homenageados pela atuação em Santa Catarina. Especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e médicos da Secretaria Estadual de Saúde foram outros agraciados com a medalha.

O sentimento de companheirismo presente entre os profissionais que atuaram no Vale do Itajaí foi visível aos demais presentes quando o termo “viveres” foi clamado no salão. “Viveres é como um código que define as condições mínimas de sobrevivência numa situação de guerra. Significa água, abrigo, roupa, comida e até calor humano e consolo”, explica Rogério. “Quem espera um resgate também quer alguém para ouvir, para chorar, e temos que estar preparados, apesar de às vezes não estarmos”, comentou Rogério.

Jair, que atuou em outro desastre natural no Vale do Itajaí no início da década de 80, fez o contra ponto dos dois eventos. “O que aconteceu em 2008 foi um processo de escorregamento de encosta, com um fenômeno chamado corrida de lama. Já, na década de 80, ocorreu uma forte enchente do rio Itajaí. Com medo da água, as pessoas passaram a subir o morro e ocupar as áreas de encosta, e a intensificação dessas ocupações com as fortes chuvas é que agravou o fenômeno de 2008”, explicou. “Tínhamos que orientar os bombeiros para a própria segurança deles”, disse.

Para Vedovello, que antes de assumir a diretoria do IG compunha o grupo do instituto que atua em áreas de risco, mais gratificante do que receber a medalha foi o orgulho pelo reconhecimento do trabalho dos técnicos do IG. “Fiquei feliz principalmente pela equipe. Essa medalha é o reconhecimento pelo trabalho do IG, que há 20 anos colabora com a Defesa Civil”, destacou.

O major Márcio Luiz Alves, diretor estadual da Defesa Civil de Santa Catarina, agradeceu e elogiou o trabalho de todos os profissionais paulistas que atuaram no Vale do Itajaí. “É um prazer para nós Catarinenses estarmos em seu Estado e receber esta comanda, mas é mais importante ver o rosto de todos que abandonaram seus lares e famílias para atender à maior calamidade do país”, ressaltou. “O povo paulista deve se orgulhar do policiamento militar e civil, do corpo de bombeiros, dos médicos, do IG e do IPT. Hoje, eles recebem o obrigado dos catarinenses”, agradeceu.

O comandante geral da polícia militar de Santa Catarina, Coronel Eliésio Rodrigues, e o comandante do batalhão de aviação da polícia militar catarinense, tenente coronel Milton Kern Pinto, bem como o Major Alves, também foram agraciados com a medalha de defesa civil paulista.

Para o secretário chefe da casa militar e coordenador estadual da defesa civil de São Paulo, Coronel Luiz Massao Kita, a solenidade era ainda mais importante. “Celebramos hoje o encerramento da Operação Verão e o aniversário de 33 anos da Defesa Civil do estado de São Paulo e parabenizo o gesto solidário de todos os homenageados aqui presentes”, revelou. O coronel encerrou a solenidade com a declaração que mais poderia representar o sentimento de todos. “Defesa civil somos todos nós e nada é mais forte do que todos nós juntos”.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.