Panorama
 
 
 

IBAMA E IPAAM FLAGRAM MANEJO PIRATA NO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

Manaus (15/04/2009) - A Superintendência do Ibama no Amazonas em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam, fecharam um balanço da Operação Forno Quente, que teve como foco a fiscalização em um plano de manejo florestal sustentável – PMFS , localizado no município de São Sebastião do Uatumã/AM.

A operação foi desencadeada após terem sido verificados indícios de fraude em declarações prestadas junto ao sistema de controle de Documento de Origem Florestal – DOF, pois mais de 7 mil MDC de carvão estariam sendo fabricados na área do PMFS e comercializados posteriormente com uma empresa siderúrgica localizada no município de Marabá/PA.

Em diligência no local, a equipe de fiscalização e vistoria constatou que não havia fornos de carvão nem tampouco exploração madeireira na área, embora o crédito de volume de madeira em tora autorizado já
tivesse sido praticamente todo comercializado através da emissão de DOF.

Averiguou-se também, que o detentor do plano de manejo além de transferir créditos virtuais do produto, realizou supostas conversões gerando madeira serrada (tábua, prancha, caibrinhos e ripas) cujos créditos foram posteriormente transferidos para empresas localizados nos municípios paraenses de Ananideua, Dom Eliseu, Belém, Benevides, Castanhal, Concórdia do Pará, Inhagapi, Marabá, Marituba, Novo Progresso, Paragominas, Tailândia, Tomé Açu e em Manaus/AM, caracterizando que todo o crédito que estava sendo comercializado era usado para acobertar produtos e subprodutos florestais sem origem pela empresas recebedoras. Os créditos irregulares serão estornados e as empresas recebedoras autuadas.

Com base no Decreto 6.514/08 e na Lei de crimes ambientais, 9.605/98, o proprietário foi autuado em mais de R$ 25 milhões por comercializar produtos florestais sem licença válida e por apresentar informações falsas no sistema DOF, a propriedade embargada e a emissão de DOF foi bloqueada.
Ibama/AM

+ Mais

Ibama atualiza fiscais de três estados em São Luís/MA

São Luís (15/04/3009) - A Coordenação Geral de Fiscalização Ambiental do Ibama-CGFIS, promove esta semana em São Luís (MA), entre terça-feira e sábado (14 a 18 de abril), uma oficina de atualização em fiscalização ambiental com carga horária de 40 horas ministrada para 52 fiscais do órgão, atuantes nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. O objetivo do treinamento é capacitar os servidores da fiscalização para a aplicação dos dispositivos do novo Decreto Federal 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais.

A oficina faz parte do Programa Nacional de Formação em Fiscalização Ambiental, atendendo a uma demanda importante dos fiscais mais antigos do Ibama e dos agentes de nível médio por uma reciclagem e capacitação a exemplo do que ocorre com os analistas ambientais aprovados nos concursos públicos de 2002 e 2005. O evento na capital maranhense conta com a participação do Coordenador de Normatização da CGFIS, Bruno Barbosa, do procurador federal Franklin Furtado, do instrutor José Ivan Cruz, lotado na Superintendência Estadual do Ibama no Piauí, e do representante da Divisão de Capacitação Ivan Cerqueira Filho.

Na sua exposição sobre as Diretrizes da Diretoria de Proteção Ambiental, Planejamento e Procedimentos Operacionais, o coordenador Bruno Barbosa enfatizou a importância de um bom planejamento nas operações previstas para o ano de 2009, de maneira a levantar o máximo possível de informações antes de a equipe ir a campo. Segundo ele, o grande objetivo estratégico é de ordem psicológica, criar um ambiente de dissuasão, uma ação que gere temor ao infrator de que ele será efetivamente punido e sofrerá prejuízos ao cometer ilícitos ambientais.

Na atualização dos servidores para a atividade de fiscalização, o objetivo é elevar o nível de conhecimento dos fiscais para a aplicação dos instrumentos legais, com a análise de estudos de caso e orientações de como padronizar procedimentos no preenchimento dos autos de infração, relatórios de vistoria e fiscalização de maneira a instruir da maneira mais completa possível os processos incluindo o máximo de elementos de prova.

“Os infratores estão aumentando a sofisticação de seus atos, fazendo defesas mais elaboradas, isso quando não revidam com violência, então é preciso qualificar nosso corpo de fiscais como instrumento tático para atingir o objetivo estratégico, por exemplo, do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia. Neste curso priorizamos os fiscais que estão no Ibama desde as décadas de 80 e 90 e precisavam de uma atualização. O programa de formação pretende ter servidores bem capacitados para exercerem as funções de coordenador operacional e chefe de equipe nas operações fiscalizatórias”, afirmou Barbosa.

Barbosa comentou ainda sobre novidades previstas para o segundo semestre de 2009 como o sistema de auto de infração eletrônico, com o uso de um aparelho portátil semelhante a um laptop que preenche em tempo real os autos já dando o enquadramento de cada infração, faz a foto do infrator, funciona como GPS para registrar as coordenadas geográficas, é conectado a uma impressora portátil acoplada para imprimir a via de autuação do infrator e já lança no sistema Sicafi em tempo real cada auto para que a coordenação central em Brasília ter um acompanhamento online dos resultados de cada operação e essas informações estarem disponíveis inclusive para o Ministro do Meio Ambiente. Também está sendo concluído pela CGFIS o novo Regulamento Interno de Fiscalização do Ibama disciplinando questões como os uniformes, o uso progressivo da força, os armamentos e a padronização dos procedimentos.
Paulo Roberto de Araújo Filho
Ascom/Ibama/MA

+ Mais

Ibama doará madeira para desabrigados em Altamira

Belém (14/04/2009) - A Superintendência do Ibama no Pará informa que colocará a disposição da Prefeitura Municipal de Altamira, com o apoio das gerências e escritórios do Ibama em todo o estado, madeira para o município, onde cerca de 1,5 mil pessoas perderam suas casas após o rompimento de três barragens, no último domingo, dia 12. A madeira doada deverá ser utilizada pelo município para a construção de casas para essas famílias que, após o incidente, foram acolhidas em abrigos improvisados.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.