Panorama
 
 
 

MACACOS-PREGO SÃO TRANSFERIDOS PARA O
PROJETO EXPERIMENTAL NA PB

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

Recife (14/04/09) - O Ibama PE transferiu na última quarta-feira (8), 21 macacos-prego (Cebus libidinosus) para o projeto experimental de soltura em ilhas de açude, na Paraíba. Os primatas eram provenientes, em sua maioria, de entregas espontâneas de moradores da região metropolitana de Recife.Segundo explicam os analistas do Núcleo de Fauna, muitas pessoas ainda compram filhotes de macaco-prego pensando em mantê-los como animais de estimação. Mas como os animais se tornam agressivos quando adultos, seus donos recorrem ao Ibama para ficarem livres dos bichos.

“Nossa recomendação é para que as pessoas não comprem ou adquiram, por qualquer meio, animais silvestres e, em especial, macacos-prego”, alerta a chefe do núcleo, Catarina Cabral. “Eles não servem como animais de companhia, transmitem doenças e mordem muito forte, provocando graves acidentes”, diz. Entre as doenças passíveis de serem transmitidas pelos primatas estão sífilis, herpes e raiva.

O Ibama solicita a todos os meios de comunicação do estado de Pernambuco para que orientem a população a não comprar animais silvestres. Além dos prejuízos para o meio ambiente e para a saúde humana, manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental, pode dar multa de R$ 500 a R$ 10 mil e prisão de seis meses a um ano. O Ibama PE está permanentemente à disposição da imprensa para mais orientações relativas à fauna silvestre.
Airton De Grande
Ascom/PE

+ Mais

Ibama disponibiliza helicóptero para Altamira e alimentos para Nova Esperança do Piriá

Belém (16/04/09) – Desde a manhã de hoje, o Ibama disponibiliza um helicóptero para socorrer vítimas da enchente ocorrida em Altamira, no último domingo, dia 12. A equipe irá atender necessidades dos moradores do município, atingidos pelo rompimento de barragens na região, em buscas e resgates. O superintendente do Ibama no Pará, Aníbal Picanço, anunciou na terça-feira (14) a disposição de agilizar a doação de madeira apreendida pela fiscalização para a reconstrução de casas e infra-estrutura destruídas pelas inundações.

Em Nova Esperança do Piriá, onde acontece a Operação Caapora que combate o desmatamento e exploração ilegal de madeira na Terra Indígena Alto Rio Guamá, o Ibama com o apoio dos órgãos federais e estaduais envolvidos na operação e parceria da Companhia Nacional de Abastecimento-Conab, e da Caritas – rede da igreja católica para atendimento social - levará a primeira remessa das mais de 2 mil cestas básicas para parte da população do município atingida diretamente pelo fechamento de serrarias ilegais.

As serrarias que funcionavam ilegalmente na cidade, além de extraírem madeira na TI, exploravam os trabalhadores em condições semelhantes ao trabalho escravo. No planejamento da operação já havia sido levantada a necessidade de oferecer proteção social a estas pessoas.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.