Panorama
 
 
 

PESQUISA MOSTRA RELAÇÃO DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA COM O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

(13/04/2009) O uso de técnicas estatísticas com base em dados atuais tem ajudado cientistas a identificar os diferentes usos de solo nas áreas desmatadas e a comprovar matematicamente a relação das atividades agropecuárias com a derrubada da floresta amazônica.

O trabalho realizado pela Embrapa nos Estados de Rondônia e Acre compara a evolução do rebanho bovino com o desmatamento em um período de cinco anos. As áreas utilizadas para agricultura e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) também foram considerados.

Em linhas gerais, o estudo mostra que, além da pecuária estar presente em todos os municípios onde há derrubada de floresta, a maior concentração do rebanho está justamente nas regiões com mais de 80% da área desmatada. É o caso dos municípios de Jaru e Cacoal, localizados na região central de Rondônia, principal bacia leiteira da Amazônia.

A concentração de cabeças de gado nos municípios dessa região de Rondônia supera a de Estados como Santa Catarina e é encontrada em poucas partes do Rio Grande do Sul, por exemplo. Existem de 100 a 297 cabeças de gado por km² de área municipal, de acordo com o IBGE. Não por menos, Rondônia movimentou U$ 197,532 milhões com o comércio de carne bovina para o exterior no primeiro semestre do ano passado, o que fez do Estado o quarto maior exportador do produto no Brasil.

Análise fatorial

Para lidar com a grande quantidade de variáveis envolvidas no estudo, os pesquisadores utilizaram uma técnica estatística chamada análise fatorial. O objetivo é condensar a informação, reduzindo o número de variáveis sem grandes perdas de dados, explica o pesquisador Samuel José de Magalhães Oliveira, da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foram considerados sete indicadores: efetivo (ou rebanho) bovino, área antropizada (ou desmatada), IDH-M, área municipal e áreas com cultivo de mandioca, soja e milho. A relação mais evidente entre os indicadores é entre área desmatada e rebanho bovino. É o que acontece na bacia leiteira de Rondônia e na região próxima a Rio Branco, no Acre.

Mas são também esses municípios que apresentam índices de desenvolvimento humano mais alto, em torno de 0,75. O IDH-M no Brasil varia aproximadamente de 0,4 a 0,9, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “Esse aspecto é revelador porque não é em todos os lugares que existe essa relação entre pecuária e desenvolvimento humano e também por mostrar que a pecuária não está apenas nas regiões menos desenvolvidas da Amazônia”, diz o pesquisador Samuel Oliveira.

O estudo mostra também o início de um processo de redução da atividade pecuária na região conhecida como Cone Sul do Estado de Rondônia. Pastagens degradadas dão lugar a lavouras mecanizadas de arroz e soja. O preparo do solo para o cultivo de grãos permite aproveitar áreas já abertas, evitando a derrubada da floresta.

O monitoramento das tendências de evolução da pecuária bovina é apontado pelos pesquisadores como uma ferramenta importante para a definição de ações preventivas e políticas públicas para evitar o desmatamento na região. A pesquisa parte agora para a definição de cenários futuros. Serão utilizados modelos matemáticos para tentar identificar as tendências do setor. Os trabalhos fazem parte do projeto “Impactos ambientais, econômicos e sociais da bovinocultura de corte”, do qual fazem parte a Embrapa Rondônia, Embrapa Pantanal, Embrapa Cerrados e Embrapa Acre.
Daniel Medeiros

+ Mais

Empresários e prefeitos de municípios de SP discutem proposta de projeto sustentável

(14/04/2009) O diretor-presidente em exercício Kepler Euclides recebeu pela manhã, membros da diretoria da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fetaf/Unesp Osmar Bueno e Iraê do Amaral, do Instituto Inova Sérgio Dutra, da empresa Bio-Petro John Kaweske e Giovanni Erme, e os prefeitos das cidades paulistas de Motuca João Ricardo Fascineli e de Dobrada Tinho Bellintani, que estão em Brasília/DF, para discutir a participação da Embrapa em um projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável, liderado pelo Município de Motuca.

A proposta apresentada à Embrapa está alicerçada em três vertentes: segurança alimentar e nutricional; energia renovável – Biodiesel; e certificação de processos e produtos (selo de origem) produtos sem agrotóxicos da agricultura familiar, em conformidade com as políticas do governo Federal.

Estiveram presentes na reunião, pela Embrapa, além do diretor-presidente em exercício, o chefe da Assessoria de Relações Nacionais (ARN) Moacir Sousa, o gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia José Roberto Rodrigues Peres, o chefe da Embrapa Agroenergia Frederico Durães e o Assessor da Presidência Nicolau Schaun.
Bete Antunes

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.