Panorama
 
 
 

TÉCNICOS DO IBAMA INSPECIONAM O PROJETO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

15/04/2009 - Salgueiro (PE) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) vem realizando periodicamente visitas ao Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional para vistoriar a execução dos programas ambientais do empreendimento. O grupo de inspeção é formado por técnicos de Brasília e dos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.

Na última viagem, no começo de abril, os técnicos avaliaram especialmente ligados aos Programas de Conservação de Fauna e Flora, Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia e Supressão de Vegetação das Áreas de Obra e Limpeza dos Reservatórios.

Em Salgueiro (PE), assistiram a apresentação sobre as ações executadas para subsidiar a implantação dos 36 Programas Básicos Ambientais (PBAs) e visitaram o canteiro de obras do batalhão de Engenharia do Exército, acompanhando a equipe do Ministério da Integração Nacional durante a execução do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia, realizada na captação do rio São Francisco, no município de Cabrobó (PE), no Eixo Norte. Também foram realizadas visitas à Comunidade Indígena Truká, além das Comunidades Quilombolas Santana e Jatobá.

No Eixo Leste, os técnicos presenciaram o monitoramento da qualidade da água, em Petrolândia (PE), a fim de avaliar os impactos da obra no rio São Francisco e orientar as ações de gestão da água que vai ser aduzida, garantindo assim sua qualidade antes do consumo.

Resultados - O Ibama sugeriu para os Eixos Norte e Leste a mudança de localização de alguns pontos de coleta de amostras em função dos resultados obtidos em campanhas anteriores. O número de pontos de coleta subiu de 29 para 32 em açudes e rios, entre Pernambuco, Paraíba e Ceará, Estados que receberão as águas aduzidas do rio São Francisco.

“A importância desse Programa se dá, primeiro, por causa da necessidade de monitoramento da qualidade da água para que, através desse mecanismo, haja uma rígida avaliação dos impactos do Projeto e das obras em si e, principalmente, a qualidade dos recursos hídricos na área de influência do empreendimento. Outro fator muito importante é a possibilidade de orientarmos as ações de gestão dessa água. O uso da água aduzida pelo Projeto São Francisco tem que ocorrer em função da qualidade dessa água”, disse Aroldo Fonseca, analista ambiental do Ibama.

Qualidade de Vida – Além da preocupação com o controle ambiental, a questão sócio-econômica das famílias das Comunidades Indígenas e Quilombolas, diretamente afetadas pelo Projeto São Francisco, também foi motivo de análise. Levou-se em consideração as situações das famílias residentes nas faixas de obras, incluídas no Programa de Reassentamento, que garante residências em Vilas Produtivas Rurais.

Nas Vilas de Junco e Captação, os técnicos avaliaram a qualidade das casas que estão sendo construídas utilizando-se, inclusive, a mão-de-obra dos próprios beneficiados, gerando empregos e melhoria da qualidade de vida. Nas Vilas Produtivas, as famílias contarão com área para plantio, além de escola e posto de saúde. Ao todo, o Projeto contempla a construção de 18 Vilas, beneficiando cerca de 770 famílias.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

+ Mais

Secretário de Defesa Civil e Ministro do Meio Ambiente alertam sobre cheia na região Amazônica

15/04/2009 - Brasília – Em entrevista coletiva concedida nesta tarde (15/04), na Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, junto com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, disse que a Sedec está pronta para prestar socorro e assistência, ou seja, abrigar, medicar e alimentar a população afetada pela cheia na região Amazônica.

De acordo com Guimarães, o trabalho de ajuda humanitária será em parceria com outros órgãos, como as defesas civis estaduais e municipais, corpo de bombeiros, Aeronáutica, Exército e Polícia.

Segundo avaliação de técnicos da ANA, há previsões que apontam para a possibilidade de haver uma grande enchente na região este ano. Em Manaus (AM), por exemplo, hoje, o nível do rio Negro está em 28, 16 metros. Em 1953, quando foi registrada a mais grave inundação na cidade, o nível do rio chegou a 29 metros. Caso as água continuem subindo seis centímetros por dia, como vem ocorrendo, a previsão é que afetem 50 mil pessoas na capital do Amazonas. Em Rio Branco, no Acre, existem 700 famílias desabrigadas.

O Ministro Carlos Minc afirmou que a ANA tem um sistema moderno capaz de medir, detectar e prevenir enchentes. A ANA informa aos órgãos federais sobre a situação do nível das águas dos rios.

Atualmente, 24 municípios amazonenses estão em situação de emergência e já receberam ajuda da Defesa Civil Nacional. Por solicitação do governo local, o secretário Roberto Guimarães destinou 312 toneladas de alimentos e 52 mil itens de abrigagens ao Estado.

Para os Estados da região amazônica que sofrem com o excesso de chuva, a Sedec disponibilizou 450 mil itens de abrigagens compostos por kits de limpeza, colchões, cobertores, filtros, toalhas de banho, fronhas, mosqueteiros e travesseiros.

Também participaram da entrevista o diretor-presidente da ANA, José Machado, o diretor da ANA, Benedito Braga; o presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agamenon Sergio Lucas Dantas; o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antonio Divino Moura; além de representantes do gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

+ Mais

Geddel Vieira Lima apresenta Projeto São Francisco ao Corpo de Engenheiros do Exército Americano em Washington

16/04/2009 - Brasília – O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, apresentou, na manhã desta quinta-feira (16/04), vídeo com as principais ações do Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Projeto São Francisco), ao Corpo de Engenheiros do Exército Americano (Usace). O Projeto despertou a atenção dos técnicos norte-americanos porque alia a obra de engenharia, a construção dos dois eixos, a ações de proteção ambiental e de inclusão socioeconômica.

Geddel Vieira Lima também destacou as ações revitalização do rio São Francisco e outras obras de infra-estrutura que estão sendo desenvolvidas pelo Ministério da Integração Nacional, como barragens e sistemas adutores. A direção do Usace aceitou o convite do Ministro para que técnicos da instituição venham conhecer o Projeto São Francisco em novembro deste ano. Em contrapartida, eles convidaram o Ministro para visitar as ações desenvolvidas pelo Corpo de Engenheiros no rio Mississipi e os laboratórios nos quais desenvolvem ações de proteção ambiental.

A visita ao Usace foi realizada a convite do Banco Mundial, parceiro do Ministério da Integração Nacional em programas de infra-estrutura hídrica. O objetivo principal do encontro foi a troca de experiências. O Ministério busca contribuição para o Plano Nacional de Infra-Estrutura Hídrica.

O Corpo de Engenheiros do Exército Americano vem estabelecendo parcerias com o Governo Brasileiro, especialmente em navegação fluvial. Nesse sentido, o intercâmbio e cooperação podem trazer benefícios para o Ministério da Integração Nacional em relação aos estudos do rio São Francisco.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.