Panorama
 
 
 

APRENDA A FAZER PRATOS TÍPICOS DA COZINHA INDÍGENA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

20 de abril de 2009 - Fonte: G1 - Com base principalmente na pesca, caça e raízes, a culinária indígena é grande influenciadora da cozinha brasileira. Os produtos naturais e os temperos típicos, como o gengibre e o cominho, por exemplo, dão um tom diferente aos pratos que hoje inspiram restaurantes por todo o país. Neste domingo (19), Dia do Índio, o G1 ensina a preparar alguns pratos tradicionais da culinária indígena.

O restaurante Oca dos Tapuias, em Belo Horizonte, foi inaugurado há menos de dois anos e serve, diariamente, cerca de 300 almoços e 140 jantares. “Não tenho família indígena, mas a ideia de criar um restaurante surgiu durante uma viagem a Porto Seguro, na Bahia. Além disso, aqui no bairro Floresta, onde está localizado o restaurante, muitas ruas têm nomes indígenas”, diz o chef de cozinha e proprietário, Marco Costa. Ele afirma que os pratos que mais saem são de carnes exóticas como coelho, codorna e galinha da angola. O chef ensina ao G1 o preparo do coelho Ietyca.

Em Brasília, o restaurante Oca da Tribo foi fundado pelo angolano Vitor Pontes. Segundo sua filha, Ritamel Pontes, o gosto da família pelo universo indígena começou com a arquitetura e arte e se estendeu à culinária. “Meu pai passou um tempo visitando algumas aldeias e notou que a base da alimentação dos índios é, em geral, peixe assado e beiju de mandioca fresca. Ele se apaixonou pelo dia-a-dia dos índios e decidiu incluir pratos típicos no cardápio do restaurante”, diz. A chef de cozinha da Oca das Tribos, Maria Aparecida da Silva, ensina a preparar uma moqueca de banana picante.

Já a Fundação Nacional do Índio (Funai) passou ao G1 uma receita fácil e rápida para fazer o famoso beiju, uma refeição muito comum nas comunidades indígenas brasileiras.

Beiju com moqueado

Ingredientes
- 100g de goma de mandioca peneirada
- 1 peixe pequeno de sua preferência
- pimenta a gosto
- sal a gosto

Modo de fazer
Coloque a goma em uma panela e leve a panela ao fogo para fazer o beiju. Asse o peixe para fazer o moqueado misturando-o com bastante pimenta e um pouco de sal (os índios socam o tempero em um pilão). O moqueado é o recheio do beiju.

Moqueca de banana picante

Ingredientes
- 1 pimentão verde picado
- 1 pimentão vermelho picado
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado sem semente e sem pele
- 1 litro de leite de coco
- Banana da terra picada (quantidade a escolher)
- Farinha de trigo
- 1 colher de azeite
- 1 colher de azeite-de-dendê
- Sal e alho picado a gosto

Modo de fazer
Aqueça o azeite e o azeite de dendê em uma panela e refogue os pimentões, a pimenta, a cebola, o alho e o tomate. Depois de refogada a mistura, acrescente 1 litro de leite de coco e deixe apurar. Corte a banana da terra em rodelas, passe os pedaços na farinha de trigo e frite em uma panela separada. Em seguida, seque as bananas com papel toalha e coloque os pedaços na panela com o refogado. O prato pode ser servido com purê de mandioca.

Coelho Ietyca

Ingredientes
- 400g de coelho em pedaços
- 1/3 de xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa rasa de manteiga
- 1 cebola média picada
- 350 ml de leite integral
- 1 folha de louro
- ½ colher de chá de alecrim
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto

Modo de fazer
Passe os pedaços de coelho na farinha de trigo e tire o excesso da farinha. Reserve. Em uma panela média aqueça o azeite, a manteiga e frite a cebola até ficar transparente. Acrescente os pedaços de coelho, despeje leite fervendo sobre a mistura e junte os outros ingredientes. Tampe a panela e deixe cozinhando por até duas horas, até que o coelho fique bem macio. Caso a água da mistura acabe e o coelho ainda não esteja macio, acrescente mais leite pouco a pouco.

Montagem
Coloque folhas de taioba no centro do prato onde será colocado o coelho em pedaços. Coloque o coelho. Em um dos lados, ponha cebolas. Do outro lado, batatas-doces fritas. Elas devem ser pré-cozidas e cortadas em rodelas grandes antes de serem fritas em óleo quente.

+ Mais

Semana dos Povos Indígenas movimenta São Gabriel da Cachoeira/AM

22 de abril de 2009 - Por ocasião das comemorações do Dia do Índio, indígenas do Amazonas reuniram-se em São Gabriel da Cachoeira, entre 13 e 19 de abril, para discutir temas de relevância para as comunidades indígenas do Estado. Na programação da semana, alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus apresentaram danças tradicionais dos povos indígenas do Alto Rio Negro, demonstrando a valorização da cultura transmitida de geração em geração. Os jovens indígenas, originários da comunidade a Comunidade Taracuá, viajaram de barco durante dois dias para prestigiar as atividades organizadas pela Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (FEPI), com apoio da Funai, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), dentre outros parceiros.

Nos dias 13 e 14 de abril, as principais pautas de discussão foram a sustentabilidade do justo comércio e o escoamento da produção, debatidos no IV Encontro de Produtores Indígenas do Rio Negro. Outra atividade política da semana foi a Oficina do colegiado territorial do Território da Cidadania Indígena do Alto Rio Negro, de 15 a 17 de abril, com propostas de qualificação das ações governamentais conforme as especificidades da região.

Para o encerramento da programação, povos indígenas e comunidade científica apresentaram seus pontos de vista sobre o tema “Mudanças Climáticas”, durante os dias 18 e 19 de abril, em seminário na maloca da Foirn. Aproximadamente 200 indígenas de toda a região participaram dos eventos e puderam conhecer o livro “Amazonas Indígena – Povos Indígenas no Poder Público”, lançado na primeira noite do seminário de mudanças climáticas.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.