Panorama
 
 
 

GOVERNO ESTÁ CONCLUINDO ESTUDOS SOBRE PROGRAMA DE TROCA DE GELADEIRAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

22 de Abril de 2009 - Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deu detalhes hoje (22) sobre o programa do governo para estimular a troca de geladeiras antigas que emitem gás CFC (clorofluorcarbono) por outras novas, menos poluentes e mais econômicas. Segundo ele, será fabricado um modelo específico de geladeira para atender ao programa.

Embora o ministro afirme que o valor ainda não está definido, ele disse que o preço da geladeira deve ficar em torno de R$ 500. A previsão é de que sejam trocadas geladeira com em média 10 anos de uso.

“Estamos estudando para reduzir ao máximo o valor da geladeira, torná-la absolutamente acessível ao bolso da parcela mais pobre do povo brasileiro”, disse Lobão, ao sair de reunião sobre o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Lobão, no primeiro ano devem ser trocadas 1 milhão de geladeiras, no segundo ano 2 milhões e a quantidade avançará até atingir a meta de 10 milhões. Ele não descarta, no entanto, a possibilidade de que a quantidade seja maior logo no início, o que dependerá da capacidade de produção da indústria e da logística.

Lobão explicou que o governo estuda duas possibilidades para a data de lançamento do programa. Uma é dentro de 15 dias e a outra possibilidade é esperar o final de vigência da redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) do eletrodoméstico, que termina no prazo de três meses.

Para assegurar um preço baixo para as geladeiras os fabricantes terão redução de impostos, de acordo com Lobão. A fabricação de um modelo especial em grande quantidade também será determinante para reduzir o custo, na avaliação do ministro.

Lobão disse ainda que será montada uma logística especial para atender o programa. Os revendedores recolherão as geladeiras antigas, que serão vendidas a uma empresa especializada. Essa empresa vai recolher o gás poluente e vendê-lo a uma usina. O mesmo ocorrerá com a geladeira que, segundo ele, será vendida a empresas que trabalham no ramo do aço.

Ainda há pendências a serem acertadas com o Ministério da Fazenda, informou Lobão. Isso porque o governo gastará em torno de R$ 100 milhões por ano com a logística do programa, como, por exemplo, para pagar pelo recolhimento das geladeiras.

+ Mais

É preciso desenvolver consciência planetária, diz professora no Dia Mundial da Terra

22 de Abril de 2009 - Da Agência Brasil - Brasília - Na data em que se comemora o Dia Mundial da Terra, a professora do Departamento de Teorias e Fundamentos da Universidade de Brasília (UnB) Leila Chalub ressalta que é necessário desenvolver uma “consciência planetária” para que todos tenham participação efetiva na manutenção da vida. Em entrevista à Rádio Nacional, ela afirma que a data é uma boa oportunidade para refletir como as nossas ações podem interferir no destino do planeta. Há 39 anos o dia 22 de abril é dedicado à preservação do meio ambiente.

“As pequenas ações cotidianas, como cuidar do lixo e economizar água, podem ajudar a preservar o meio ambiente. Por isso, é importante que todos percebam que ter cuidado com o seu local é ter cuidado com o planeta”, acrescenta.

A idéia de se comemorar o Dia da Terra surgiu em 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O movimento ganhou, ano após ano, outros países como adeptos, incluindo o Brasil, que se uniu oficialmente à causa em 11000.

Segundo Leila Chalub, nunca foi tão perceptível a fragilidade da vida do planeta. Atualmente, além da poluição, as mudanças climáticas, o aquecimento global e o uso da água e de todos os recursos naturais fazem parte da lista de preocupações com a preservação da Terra.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.