Panorama
 
 
 

GOVERNO VAI INCENTIVAR SOCIOBIODIVERSIDADE PARA COMBATER DESMATAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

23/04/2009 - Paulenir Constâncio - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança, na segunda (27), em Manaus, o Plano Nacional das Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade. A nova política pública vai incentivar a produção, industrialização, comercialização e consumo da produção extrativistas, da agricultura familiar, das comunidades tradicionais e dos povos indígenas. As ações envolvem os ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à fome. O objetivo do Governo é mostrar que o mercado não-madeireiro, representado principalmente pela indústria do extrativismo, é economicamente viável e, com isso, evita o desmatamento na Amazônia.

O evento terá a participação da ministra interina do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Formulado pelo MMA, o plano pretende promover mudanças radicais no padrão predatório da produção em biomas sob risco ambiental, como a Amazônia, e vai fortalecer as Reservas Extrativistas do País. Isso implica na implementação do extrativismo e do desenvolvimento rural sustentável em novas bases, assegurando um baixo impacto ambiental para a floresta.

O ministério pretende envolver as organizações ambientais, a iniciativa privada e os governos federal, estadual e municipal, na busca de soluções sustentáveis para os povos tradicionais e a economia não-madereira. "Na medida em que os extrativistas se sentirem remunerados, eles vão manter a floresta em pé", avalia Cláudia Calório, da Secretaria Nacional de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, responsável pela articulação entre o poder público, as comunidades e o mercado, um dos principais desafios dos programas do plano. A estratégia para isso é apontar as vantagens competitivas das atividades extrativas.

Cláudia vê o plano como atendimento a antigas reivindicações dos movimentos sociais organizados da Amazônia. Como responsável direta pela agenda do extrativismo, a SEDR e os parceiros interministeriais formularam um plano que prevê o diálogo amplo entre o mercado em todas as suas etapas, produção, comercialização e consumo, e os ministérios, principalmente os da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, além de incentivos aos extrativistas, serviços ambientais, distribuição dos resultados da exploração da biodiversidade e conhecimentos tradicionais.

+ Mais

Seminário celebra os 10 anos da PNEA

23/04/2009 - A diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Lucia Anello, participa, nesta segunda-feira (27), no auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, Interlegis - Anexo "E" do Senado Federal, das comemoração dos 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). O encontro vai até o dia 28.

O objetivo do seminário "10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental: Avanços e necessidades em busca da edificação de uma sociedade sustentável" é avaliar a implementação da política nesse período e analisar perspectivas para os próximos anos. Para Lúcia Anello, um dos pontos que precisam avançar é a inclusão da educação ambiental nas políticas dos órgãos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente: Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas e Serviço Florestal Brasileiro. Ainda este ano serão implementados centros de educação ambiental em unidades de conservação.

O evento será transmitido ao vivo para assembléias legislativas por meio de videoconferência e pela internet. A idéia é aproximar diversos setores envolvidos para aprimorar os debates. O Departamento de Educação Ambiente do Ministério do Meio Ambiente também lançará o livro "Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil 1997 - 2007".

No primeiro dia serão realizadas três mesas que debaterão a educação ambiental sob o ponto de vista do parlamento brasileiro. Após a abertura está previsto a primeira mesa, às 10h30, sobre "Gênese e perspectivas da Política Nacional de Educação Ambiental no Parlamento brasileiro". A tarde serão discutidos "Um olhar sobre o texto da Lei" e "A EA no Parlamento: projetos de lei em tramitação".

No segundo dia as atividades ocorrerão pela manhã, com um olhar direcionado para quem vive e trabalha com educação ambiental. Às 8h45 começa o debate "O olhar de quem vive o cotidiano da PNEA". Para fechar o evento nacional, será realizada a mesa "Financiamento da EA no país: artigo 18 (vetado), situação atual e novas estratégias". O financiamento é um dos fatores que impede a ampliação do trabalho de educação ambiental no Brasil. Nos dias 28 e 29 serão realizadas reuniões estaduais que resultaram em uma publicação sobre a situação da educação ambiental na região.

A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiente do MMA e o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Frente Parlamentar Ambientalista realizam o , para promover os 10 anos da PNEA e debater os resultados e o que não avançou nesse período. A diretora do departamento de Educação Ambiental representará o Ministério do Meio Ambiente no evento. Também participam dos debates representantes do Ministério da Educação, de organizações não-governamentais, universidades, deputados e senadores.

O texto da lei que instituiu a PNEA define educação ambiental como o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Assim está definido na lei que instituiu a PNEA.

+ Mais

Operação Arco Verde inicia mutirões em municípios amazônicos

24/04/2009 - Suelene Gusmão - Secretários estaduais do Mato Grosso, do Pará, do Amazonas e de Rondônia se reúnem no dia 29 (quarta-feira), às 9 horas, na sala de reuniões do 7º andar (prédio o MMA) para definir, com técnicos do Ministério do Meio Ambiente, o cronograma e o detalhamento das ações a serem implementadas durante a realização dos Mutirões da Operação Arco Verde. Os mutirões começam no dia 5 de junho em municípios que se encontram em estágio crítico com relação ao desmatamento. Durante três dias, serão colocadas em prática, nestas localidades, ações definidas pelo Governo Federal para a solução dos principais problemas apontados pelos dirigentes estaduais e municipais.

Antes de acertar o cronograma das ações a serem implementadas nos municípios, representantes das três esferas de governo estiveram reunidos no II Seminário Estadual da Operação Arco Verde, ocorrido nos dias 22 e 23 de abril nas cidades de Belém, Cuiabá, Porto Velho e Manaus. Durante os dois dias de encontro nestas cidades, ficou estabelecido que a oferta de ações terá como eixo central a regularização fundiária, o crédito rural, a assistência técnica e extensão rural e a disponibilização de tecnologia, além da aquisição de alimentos, alimentação escolar e comercialização de produtos extrativistas.

Em dois dias de atividades, os participantes dos seminários debateram assuntos sobre a apresentação de políticas públicas de ordenamento fundiário e fortalecimento da agricultura familiar no âmbito dos municípios que integram a Operação Arco Verde; receberam informações sobre a participação dos entes federados na operacionalização dessas políticas e sobre a pactuação e ajuste dos requisitos para a realização dos mutirões.

No debate sobre a regularização fundiária, por exemplo, os participantes do seminário foram informados sobre o funcionamento do Programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Foram também repassados informes sobre sua estruturação, as instâncias de acompanhamento e controle social e também explicado o passo-a-passo para a regularização. O painel sobre crédito rural (Pronaf) contou com a participação de representantes dos bancos do Brasil e da Amazônia.

A Operação Arco Verde tem por objetivo planejar e desenvolver políticas públicas e ações econômicas nos municípios de forma integrada, fazendo a ocupação racional do território e o uso sustentável dos recursos naturais. Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Guilherme, um dos principais desafios neste tipo de planejamento é quanto à transferência de tecnologia, fator fundamental para o desenvolvimento dos municípios em questão.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.