Panorama
 
 
 

IAP LANÇA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA JOVENS E CRIANÇAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2009

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, lançam na próxima quinta-feira (23), às 10 horas, no Colégio Estadual do Paraná, o primeiro programa de educação ambiental voltado para jovens e crianças: Projeto EHCO. Com espetáculos itinerantes, concursos e oficinas de arte, moda produzida a partir de materiais recicláveis, capacitação de professores, entre outras ações, o IAP pretende angariar cada vez mais defensores do meio ambiente e garantir a incorporação de atitudes ecologicamente corretas no dia-a-dia da população.

“O IAP passará a atuar também na área de educação ambiental, formando multiplicadores e inserindo jovens e crianças na luta pela preservação ambiental. É uma nova linha de atuação, implantada com base nas transformações dos ambientes naturais mundiais e isso exige cada vez mais a participação dos povos para a manutenção da vida na Terra”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O lançamento contará com a apresentação de um espetáculo que vai percorrer as escolas da rede estadual de ensino. O Projeto EHCO é formado por sete subprojetos: Ehcoarte, Ehcoedu, Ehcolixozero, Ehco2neutro, Ecoweb, Ehcomoda e Ehcocomunicação.“É um programa que pretende fazer barulho, ou melhor, fazer EHCO”, brinca o presidente do IAP. Segundo Burko, a ideia é mostrar às pessoas a importância de atitudes cotidianas simples, individuais e coletivas, que contribuirão para a preservação do meio ambiente. “Precisa haver uma mudança de postura, com a consciência de que a natureza não é uma fonte de recursos inesgotável”, diz.

Segundo o presidente do IAP, os jovens e crianças são o foco do programa, pelo fato deles serem os principais responsáveis pela mudança de hábitos e os maiores interessados na promoção de um planeta saudável e sustentável.

É por esse motivo que um dos pilares do programa - o subprojeto Ehcoarte, composto de três etapas simultâneas e independentes - está abrindo a ampla campanha de educação ambiental. O subprojeto prevê participação em eventos e feiras, com apresentação de música, dança e arte circense por artistas (intervenções); além da montagem de espetáculo infanto-juvenil lúdico que será mostrado nos colégios.

Etapas - O programa EHCO vai ser desenvolvido em várias etapas. Os principais personagens que fazem parte do lançamento e que foram criados conforme o perfil da nova geração - o skatista Ariel, a patricinha Ká, o estudioso Neto e a descolada Lê - estarão presentes também em gibis, cartazes, camisetas, adesivos e outras frentes, já que o programa vai além da área artística.

Os novos protagonistas da luta pela preservação ambiental têm objetivos mais amplos: reduzir o consumo de água, de energia elétrica, a emissão de gases tóxicos, a produção de lixo, a poluição sonora. Para cumprir a meta, eles terão agenda lotada a partir de maio até o final de novembro, quando percorrerão o Paraná de ponta a ponta.

“Com esta ação, o IAP pretende também mudar a sua imagem junto à população, mostrando que não é apenas um órgão fiscalizador e que aplica multas, mas uma instituição que busca soluções efetivas através de ações em conjunto com os cidadãos”, finaliza Vítor Hugo Burko.

+ Mais

IAP lança programa de educação ambiental nas escolas da rede estadual

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, lançaram nesta quinta-feira (23) no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, o primeiro programa de educação ambiental voltado para jovens e crianças: Projeto EHCO. “As crianças e os jovens são os principais responsáveis pela mudança de hábitos e os maiores interessados na promoção de um planeta saudável e sustentável. O ambiente escolar é propício para que eles recebam e multipliquem as informações para os amigos e familiares”, disse Burko.

A proposta do IAP e da Secretaria do Meio Ambiente com o Projeto Ehco é abrir espaço para que os jovens se identifiquem e incorporem a temática ambiental a atividades já desenvolvidas no seu dia-a-dia. As frentes de atuação estão divididas em sete subprojetos que percorrerão as escolas da rede pública durante todo o ano: Ehcoarte, Ehcoedu, Ehcolixozero, EhCO2neutro, Ecoweb, Ehcomoda e Ehcocomunicação

Nesta quinta-feira (23), cerca de 900 alunos das turmas do 1° e 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná assistiram a primeira apresentação do espetáculo que deverá percorrer as escolas. A estudante Fernanda Tockus, 17 anos, assistiu ao espetáculo e achou um trabalho bastante interessante. “Desperta boas maneiras nos jovens e contribui com o futuro do meio ambiente. É uma maneira bastante extrovertida de conscientizar as pessoas”, comentou.

“Estamos plantando uma semente que será regada por todos os paranaenses, pois é a semente que defenderá o futuro dos jovens e do planeta” afirma Burko. Com esta ação, o IAP pretende também mudar a sua imagem perante à população, mostrando que não é apenas um órgão fiscalizador , que aplica multas, mas uma instituição que busca soluções efetivas através de ações eficientes em conjunto com os cidadãos.

“Estamos abrindo um espaço para discussão no berço do conhecimento que são as escolas. Não podemos pecar pela omissão, já que a defesa do meio ambiente não envolve raça, credo, política ou religião. A solução deve ser coletiva se quisermos garantir um ambiente saudável para as futuras gerações”, comentou o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

ABRANGÊNCIA - Os espetáculos itinerantes nas escolas (Ehcoarte), concursos de moda (Ehcomoda), fotografia (Ehcomunicação), oficinas de reciclagem e gerenciamento de lixo orgânico (Ehcolixozero), comunicação e um portal na internet com o Ehcoweb (www.ehco.com.br) trazem informações didáticas em linguagem informal sobre temas relacionados ao consumo consciente e importância das florestas.

Personagens identificados com o perfil da nova geração foram desenvolvidos especialmente para o Projeto Ehco e estarão presentes em gibis, cartazes, camisetas e adesivos: o skatista Ariel, a “patricinha” Ká, o estudioso Neto e a descolada Lê estarão no ambiente escolar, enquanto 18 artistas performáticos vão interagir com as pessoas nas ruas, praças e em grande eventos, mostrando o que é ser ecologicamente correto.

Os novos protagonistas da luta pela preservação ambiental têm objetivos mais amplos: reduzir o consumo de água, de energia elétrica, a emissão de gases tóxicos, a produção de lixo, a poluição sonora, além de promover a preservação da mata ciliar. Para cumprir a meta, eles terão agenda lotada a partir de maio até o final de novembro, quando percorrerão o Paraná.

Nesta sexta-feira (24) o Projeto Ehco será lançado no Shopping Palladium – Pisos L1 e L3, das 18 às 22hs, com performances de 16 artistas, distribuição de brindes, encenação do espetáculo teatral “O Jogo”. No sábado (25), das 11 às 14h,a programação se repete no Calçadão da Rua XV.

+ Mais

Polícia Ambiental apreende maconha e materiais de pesca ilegal em Santa Helena

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, assinou na última quinta-feira (16) a Licença Prévia , concedida ao Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, e que torna apta a receber o lixo de Curitiba e RMC duas áreas localizadas no bairro da Caximba - situado na rua Pedro Cavichiolo, Zona Industrial e no município de Fazenda Rio Grande, localizada na estrada rural João Quirino Leal.

“O IAP, assim como a população, tem pressa em encontrar um novo local para a destinação do lixo. No entanto, temos que entender que os estudos – ambientais e sociais – devem ser eficazes para evitar, no futuro impasses como este” reforçou Burko durante a assinatura do documento.Os licenciamentos foram homologados, nesta sexta-feira (17) pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

“O licenciamento prévio de atividades potencialmente poluidoras deve ser requerido ao IAP na fase preliminar do planejamento do empreendimento”, explica o secretário Rasca Rodrigues. Após a emissão de Licença Prévia o solicitante ainda deverá cumprir outras duas etapas: a Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO). A Licença Prévia se trata de um parecer sobre a possibilidade da implantação da atividade no local pretendido.

DETERMINAÇÕES – Entre as exigências feitas pelo IAP para a instalação do aterro - em qualquer uma das áreas licenciadas - estão a apresentação de um Plano de Controle Ambiental, de acordo com o Projeto Executivo do sistema de tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos. O Projeto Executivo deve, obrigatoriamente, prever o recebimento de 2.400 toneladas de resíduos sólidos urbanos/dia com no máximo 40% de resíduos não processados ou brutos; sistema de drenagem, remoção e tratamento de chorume e líquidos; sistema de monitoramento de águas subterrâneas e superficiais e instalação de no mínimo seis poços de monitoramento do lençol freático.

Além disso, o Consórcio deverá apresentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Urbanos de cada um dos municípios que integram o consórcio e utilizam o sistema. O plano de resíduos deverá contemplar as atividades de geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos.

Também deverá ser priorizado o cumprimento do Sistema de Reserva Legal – SISLEG; recuperação de áreas degradadas; implementação do programa de monitoramento de flora; manutenção dos fragmentos de área com espécies nativas e erradicação das espécies exóticas existentes nas APP.

O Consórcio também deverá instalar cercas e postos de vigilância na área, para evitar a entrada de animais e estimular a formação de Cooperativas de Catadores e agentes ambientais, entre outras exigências.

A concessão da licença prévia se dará pelo prazo máximo de dois anos, a critério do IAP, e conterá os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observando sempre os planos federal, estadual ou municipal de uso do solo.

“Esta licença ainda não autoriza o início da implantação do empreendimento. Vale lembrar, que os empreendimentos, atividades ou obras potencialmente causadores degradação do meio ambiente, devem apresentar Estudo e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), que será exigido pelo IAP, quando da análise do requerimento da Licença Prévia”, explica o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko.

AVALIAÇÃO DAS ÁREAS - A metodologia de trabalho para a pré-seleção de áreas ao novo aterro da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), desenvolvida pela Mineropar, englobou a definição de 29 critérios geológicos, geoambientais, geotécnicos, hidrogeológicos e socioeconômicos, vistoriados em campo, além da flora e fauna, com atribuição de pesos, que possibilitaram a hierarquização dos locais pré-selecionados. De aproximadamente 30 áreas avaliadas, foram apontadas três áreas no final do estudo da Mineropar, como apropriadas para a instalação do aterro sanitário na RMC. Elas estão localizadas nos municípios de Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Curitiba.

O projeto de pré-seleção dessas áreas foi desenvolvido pela Mineropar, em parceria técnica com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com o objetivo de selecionar e indicar áreas potenciais para disposição de resíduos urbanos, em substituição ao aterro sanitário da Caximba, em Curitiba, em vias de esgotamento. O grande volume de lixo produzido na RMC inviabilizou o uso de aterros menores e dispersos na região, porque isto aumentaria o risco de impactos ambientais de difícil controle, explica o geólogo da Mineropar e responsável pelo estudo, Sérgio Maurus Ribas.

HISTÓRICO - O aterro sanitário da Caximba está localizado a 23 quilômetros do centro de Curitiba, no bairro Caximba, entre os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande. O aterro começou a operar em 1989 e até maio de 2004, já havia recebido oito milhões de toneladas de lixo. Neste mesmo ano de 2004, a falta de espaço no aterro impediu a entrada de caminhões no local.

Para suportar o recebimento e tratamento diário das 2,4 mil toneladas de resíduos gerados pela população de Curitiba e de outros 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, a Prefeitura ampliou emergencialmente o aterro em 51 mil metros quadrados (fase III). Depois de completada a obra, o aterro teve sua vida útil aumentada por mais quatro anos.

O prazo para o término das operações da Caximba encerrou no final de 2008 e, desde então, um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) vem garantindo o funcionamento do local, até que se atinja a cota máxima de recebimento de lixo da célula (espaço) licenciado anteriormente pelo IAP.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.