Panorama
 
 
 

IBAMA ESTABELECE PARCERIA COM CAPITANIA DOS PORTOS E POLÍCIA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

Porto Velho (22/04/2009) Hoje pela manhã, teve início uma operação conjunta entre a Capitania dos Portos, a Polícia Ambiental e a Superintendência do Ibama em Rondônia, que visa fiscalizar empreendimentos potencialmente poluidores na rede aquaviária do estado. As três instituições compareceram ao embarque do pessoal que participará da primeira ação: extração de areia no rio Candeias. Todo o empreendimento realizado na rede aquaviária que possa afetar o meio ambiente necessita de autorização da Marinha do Brasil para sua execução. Esta ação representa um marco na aproximação entre a Marinha e o Ibama/RO, sendo a primeira de uma série, cuja primeira fase irá até o final deste mês. Outras séries serão realizadas ao longo do ano.
Lúcia Almeida
Ascom Ibama/RO

+ Mais

MRN recebe licença para obras em mina

Brasília (23/04/09) – O Ibama emitiu Licença de Instalação para Mineração Rio do Norte - MRN referente á obras para estruturas de apoio na mina Aviso, Floresta Nacional de Saracá-Taquera, município de Oriximiná, no Pará.

A empresa extrai bauxita, minério que é matéria prima para produção de alumínio. Dentre as obras licenciadas estão uma oficina de manutenção, escritório, alojamentos, subestação elétrica, estação de tratamento de água e esgoto, além de outras.

A licença é válida por dois anos desde que observadas as condições discriminadas no processo.
Janete Porto
Ascom/Ibama

+ Mais

Ibama emite licença de operação para canteiro de obras da BR – 163

Brasília(22/04/2009) - O Ibama emitiu licença de operação ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção de Santarém/PA, referente ao canteiro de obras São Jorge, localizado no Km 920 da Rodovia BR-163, entre os municípios de Santarém e Rurópolis, no estado do Pará. O canteiro serve como estrutura de apoio para a pavimentação da rodovia.

Entre as condicionantes estabelecidas no processo, o empreendedor deve apresentar em até 90 dias, o detalhamento do projeto de regularização de tanques de combustível e emulsão asfáltica ao Ibama, de acordo com as exigências da Resolução Conama nº 273 de 29/11/2000.

E, também, retirar todas as intervenções existentes na Área de Preservação Permanente (APP) do igarapé que marca uma das divisas da área do canteiro de obras, além de ter de apresentar no mesmo prazo de 90 dias o projeto de recuperação da referida APP.
Esta licença de operação é válida por quatro anos.
José Vitor Barbosa
Ascom/Sede

+ Mais

Linhas de transmissão de energia já podem operar nos estados de São Paulo e Minas Gerais

Brasília (22/04/2009) - O Ibama emitiu licença de operação a Ribeirão Preto Transmissora de Energia, referente às linhas de transmissão de energia elétrica de 500 Kv São Simão-Maribondo-Ribeirão Preto a serem implantadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com extensão aproximada de 410 Km.

Entre as condicionantes estabelecidas no processo, o empreendedor terá que apresentar em 60 dias, o Plano de Trabalho no âmbito do Programa de Educação Ambiental. E, também, dar continuidade ao Programa de Monitoramento de Fauna, conforme definido no Projeto Básico Ambiental.

A licença de operação é válida por seis anos desde que atendidas as condicionantes constantes no processo.
José Vitor Barbosa
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.