Panorama
 
 
 

ICMS VERDE QUER INCENTIVAR MAIOR ENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2009

(23/04/2009) Após apresentar seu plano de trabalho para 2009 e 2010 para os associados da Câmara Americana de Comércio (Amcham), na manhã desta quarta-feira (23), o secretário Berfran Rosado tratou de ações específicas que incentivarão o desenvolvimento de atitudes conservacionistas e preservacionistas. Nesta linha, está a criação/ampliação do ICMS Verde, a implantação do Selo Ambiental e a remuneração por serviços ambientais.

O ICMS Verde irá introduzir e incorporar componentes ecológicos e ambientais como critério para o repasse de ICMS aos municípios. Com isso, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente incentivará, através de aporte de recursos tributários, uma maior participação dos municípios no envolvimento com as questões ambientais, tais como a implantação e conservação das unidades de conservação municipais, aprovação de legislação ambiental local e dotação orçamentária que resultem na estruturação da política municipal do Meio Ambiente. Além disso, há iniciativas que protegem os recursos hídricos, promovem a conservação e o manejo dos solos, qualificam o saneamento básico e a conservação da água. Também a coleta e disposição final adequada dos resíduos sólidos serão computadas no cálculo do ICMS Verde.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, a adoção de um Selo Ambiental, que certifique as boas e corretas práticas na produção, será um instrumento importante para motivar os produtores gaúchos. “O mercado consumidor é um regulador das práticas adotadas na produção de bens e de alimentos, pois, atualmente, cresce o movimento e a consciência pela utilização de produtos que não agridam o meio ambiente durante seu processamento”, aposta Berfran Rosado. A intenção é abrir as inscrições à certificação no segundo semestre deste ano. O estabelecimento das categorias e dos critérios para a concessão dos certificados está em fase de conclusão. Berfran Rosado falou, ainda, da intenção de iniciar processo de remuneração por serviços ambientais pelos pequenos produtores, a partir de convênio entre a secretaria do Meio Ambiente e a Fetag.

+ Mais

Código Florestal pauta a abertura da Feira da Floresta

(23/04/2009) O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, destacou, em seu pronunciamento na abertura oficial da Feira da Floresta, ocorrida na noite desta quarta-feira (22) no Serra Park, em Gramado, a valorização do governo Yeda Crusius ao setor da silvicultura e da cadeia moveleira gaúcha.

Em evento que reuniu autoridades federais e estaduais, além de representantes das cadeias produtivas da base florestal, Berfran lembrou que o setor florestal do RS tem cuidados com o meio ambiente acima da média das demais culturas. “É necessário que se dissemine a consciência de que a conservação e a preservação ambiental são elementos essenciais em qualquer produção. Não é mais concebível que se produza a qualquer custo. E a cadeia da base florestal tem esta compreensão”, destacou o secretário, lembrando que boas práticas ambientais começam a se difundir no Estado, inclusive em outras culturas. Segundo ele, sete produtores de arroz foram, recentemente, certificados com o Selo Ambiental do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga).

A solenidade foi marcada pelos discursos referentes às discussões do Código Florestal Brasileiro e à demarcação da reserva legal. Encarregado pelos secretários estaduais de Meio Ambiente do país para coordenar grupo de trabalho, a fim de propor alternativas ao decreto federal que trata da reserva legal, Berfran explicou que está recolhendo sugestões dos setores produtivos e de entidades para apresentar documento de consenso aos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. Para isso, nova reunião da Associação Brasileira das Entidades de Meio Ambiente (Abema) ficou agendada para a segunda quinzena de maio.

Presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), promotora da feira, que ocorre de 22 a 25 de abril, Roque Justen, destacou a importância do setor, terceiro exportador brasileiro.

Fórum de Mudanças Climáticas apresenta metas e plano de trabalho (22/04/2009)
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove nesta quinta-feira (23), a 1ª Reunião Ordinária 2009, do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), às 14 horas, no auditório do Jardim Botânico, em Porto Alegre. O encontro terá a participação de representantes de secretarias estaduais e de instituições científicas, públicas e privadas, além de entidades da sociedade civil.

Presidido pelo secretário do Meio Ambiente Berfran Rosado, o fórum irá discutir as suas metas e o plano de trabalho para 2009. A intenção é elaborar a Política Estadual de Mudanças Climáticas, para que, posteriormente, seja promovido o Plano Estadual de Mudanças Climáticas. Também na reunião, cada instituição deverá indicar os seus representantes para o biênio 2009/2010.

Ainda neste ano, o fórum irá promover workshop sobre Aquecimento Global e Mudanças Climáticas Regionais, dentro do Simpósio Internacional de Climatologia, que acontece em setembro, em Gramado. A proposta do workshop será buscar um diagnóstico sobre o Estado elaborando um documento básico para subsidiar o Plano Estadual de Mudanças Climáticas.

FGMC

O Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas vem ao encontro da necessidade de o Estado se preparar para as possíveis alterações no meio ambiente, provenientes das modificações do clima, e apresentar políticas públicas relativas à questão. O Fórum destina-se a promover discussões e propor ações relacionadas às mudanças climáticas globais, envolvendo os setores de energia, transporte, indústria, agricultura, irrigação, silvicultura e tratamento de resíduos.

Entre outras tarefas, compete ao fórum elaborar e manter um banco de dados sobre as condições climáticas do Estado e suas alterações, avaliar e monitorar o impacto das mudanças globais do clima no Estado, propondo ações estratégicas permanentes.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.