Panorama
 
 
 

MINC PARTICIPA DE REUNIÃO DO G8+5 NA ITÁLIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

22/04/2009 - O ministro Carlos Minc participa, em Siracusa, Itália, do encontro de ministros de meio ambiente do G8+5, que começa nesta quarta-feira (22) e vai até sexta-feira (24).

O evento reúne o grupo dos oito países mais ricos e influentes do mundo, do qual fazem parte os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, o Canadá, a França, a Itália, o Reino Unido e a Rússia. Os outros cinco países (Brasil, China, Índia, México e África do Sul) do grupo outreach, convidados pelo G8, completam o G8+5. O governo italiano, na presidência temporária do G8, convidou também a Dinamarca, a Coréia do Sul, o Egito, a Austrália e a República Tcheca, que preside a União Européia, de forma também transitória.

O principal objetivo do encontro de Siracusa é promover uma discussão política sobre os grandes desafios relacionados a dois temas ambientais: biodiversidade e mudanças climáticas. A reunião é preparatória para a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima, a ser realizada em Copenhague, Dinamarca, em dezembro, de onde deverá sair um novo regime para a questão do clima. Na agenda, discussões sobre tecnologias de baixo carbono, equidade no tratamento da mudança do clima, biodiversidade e saúde infantil e meio ambiente.

Os 15 ministros de meio ambiente esperados para o encontro debaterão questões que vão desde o reconhecimento da importância econômica da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos para o bem-estar humano até diferentes formas de investimentos a serem canalizados para novos tipos de tecnologias pouco intensas em carbono.

A secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Kahn, que também participa da rodada de negociações, vai defender um esforço conjunto e equitativo por parte de países desenvolvidos e em desenvolvimento para o combate às mudanças climáticas.

Na prática, o G-8 é um fórum informal destinado a discutir alternativas para enfrentar problemas como a crise da globalização, a abertura de mercados, problemas ambientais e ajuda financeira para economias em crise.

O grupo atua na esfera de influência de organizações mundiais como o FMI, a OMC e a própria ONU.

+ Mais

Concurso escolherá projeto para revitalização do Parque da Tijuca

22/04/2009 - O ministro Carlos Minc lançou, na sexta-feira (17) concurso para a escolha do projeto arquitetônico e urbanístico destinado à revitalização do Parque Nacional da Tijuca, no Rio. Em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil, o concurso é o ponta-pé inicial de uma campanha para o engajamento das comunidades que moram no entorno da Unidade de Conservação. Ele ressaltou o esforço conjunto do MMA e da prefeitura da cidade para dar início ao processo de reforma do Hotel Paineiras e do restaurante panorâmico, com a remoção de uma favela que havia dentro do parque.

Segundo Minc, a unidade de conservação, onde fica o Cristo Redentor, já é a mais visitada do País, superando o parque do Iguaçu, que até o final do ano passado liderava em número de visitantes, de acordo com o último levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável pela administração das UCs.

O ministro informou que tem se esforçado para mobilizar a sociedade carioca, mantendo contatos inclusive com a iniciativa privada, para fazer parcerias para a revitalização. Ele já conversou com representantes da empresa administradora do bondinho de Santa Teresa, que no final do século passado abandonou algumas paradas por falta de infra-estrutura turística. A empresa se dispôs a retomar o roteiro se forem criadas condições. Além da ampliação das opções para os turistas, Minc espera que o local seja um ponto de visitação também para a população do Rio.

O projeto de revitalização prevê a construção de um centro de visitantes, um centro de pesquisas e a reconstrução do hotel, com 39 quartos, além da recuperação do restaurante. Segundo Minc, as comunidades locais serão beneficiadas, ainda, com a criação de empregos. O projeto prevê o aporte de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para capacitar pessoas que moram próximo ao hotel e ao restaurante. "As pessoas que desejarem trabalhar terão emprego no novo centro, que mesmo que não tenha capacidade para empregar todo mundo, terá muitas vagas".

+ Mais

ONGs querem proteção das águas contemplada em convenção sobre clima

23/04/2009 - Lúcia Leão - O secretário de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Urbano Vicente Andreu recebeu hoje a presidente da Fundação France Liberté Danielle Mitterrand. De passagem pelo Brasil, onde visitou projetos desenvolvidos pela ONG em Minas Gerais e no Acre, a ex-primeira dama da França apresentou ao secretário a proposta de um Protocolo Mundial das Águas a ser incluída na Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas, que será discutida no âmbito das Nações Unidas em Copenhague, no próximo mês de dezembro.

A proposta foi formulada em fevereiro, em Bruxelas, durante um fórum de ONGs onde Danielle Miterrand dividiu o protagonismo com o ex-governante soviético Mikail Gorbachev. Hoje os dois correm o mundo em busca de apoio dos governos para incluí-la entre os compromissos que serão firmados em Copenhague.

Não pode haver um protocolo pós-Kyoto que não contemple a questão da água, já que há uma profunda interação entre as mudanças climáticas e a oferta de água , defendeu Danielle Miterrand, no que teve o apoio de Vicente Andreu. Ele destacou que o Brasil já dá esse tratamento ao tema na medida em que discute simultaneamente os seus planos nacionais de Recursos Hídricos e de Mudanças Climáticas e informou que vai promover um profundo debate do documento das ONGs no âmbito técnico do Ministério do Meio Ambiente e submeterá suas conclusões às esferas de decisão.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.