Panorama
 
 
 

MMA E IBAMA INICIAM MONITORAMENTO NO CERRADO, CAATINGA, PANTANAL, MATA ATLÂNTICA E PAMPAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

Brasília (20/04/2009) – O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve na sede do Ibama na última quinta-feira (16) para anunciar o início do monitoramento por sensoriamento remoto nos biomas brasileiros, com a contratação de 25 técnicos, sendo 22 em geoprocessamento e três em tecnologia da informação, que já estão realizando o trabalho. Minc apontou que o ritmo da devastação fora da Amazônia é mais acentuado, principalmente no Cerrado e na Caatinga.

“O Brasil não é um samba de uma nota só, o verde da bandeira não é apenas da Amazônia, é do Pantanal, da Caatinga, do Cerrado, da Mata Atlântica, do Pampa”, ponderou o ministro, e afirmou que “é inadmissível não monitorar os outros biomas, que muitas vezes são mais agredidos do que a Amazônia.”

O monitoramento é feito comparando imagens atuais dos satélites CBERS, Landsat e ALOS com um estudo do Programa de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira-Probio, que levantou os remanescentes da cobertura dos biomas entre os anos de 2002 e 2006.

Uma “máscara” com as áreas antropizadas apontadas pelo Probio é sobreposta a imagens de satélite atuais, a partir daí são evidenciadas as áreas destruídas entre o período em que foi feito o levantamento dos remanescentes e 2008. A previsão é que em um ano os remanescentes dos cinco biomas estejam atualizados. Os dados referentes ao Cerrado devem ter uma prévia no mês de setembro, e os da Caatinga em novembro.

Minc afirmou que a partir desses dados será possível incluir metas de redução dos desmatamentos nos biomas na revisão do Plano de Mudanças Climáticas em abril de 2010.

No caso específico do Cerrado, a análise de algumas imagens mais recentes apontam para a destruição de cerca de 10% das áreas remanescentes do bioma mapeadas no Probio em 2002, um ritmo três vezes mais acelerado de devastação do que o da Amazônia, que em 40 anos perdeu cerca de 20% da cobertura florestal.

Para o chefe do Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama, Humberto Mesquita Júnior, “o trabalho permitirá montar estratégias nos próximos anos, levando em consideração a dinâmica do desmatamento em cada um dos biomas, tornando a fiscalização mais eficiente nesses cenários, pois hoje trabalhamos apenas atendendo denúncias ou em situações ou áreas específicas.”
Ascom/Ibama

+ Mais

Técnicos do Ibama participam de simulação de derramamento de oleo diesel em Brasília

Brasília (20/04/2009) - Servidores da Coordenação Geral de Emergências Ambientais do Ibama (CGEMA) participaram na última semana de uma simulação de derramamento de óleo diesel originado em duto. A atividade ocorreu na comunidade da Estrutural em Brasília, no poliduto OSBRA da empresa Transpetro.

Para simular o rompimento de duto causado por uma escavadeira, que estaria realizando trabalhos no local e o vazamento de 8.000 litros de óleo, foram colocados na água anilina e pipocas. Participaram do exercício várias instituições, entre elas a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Brasília Ambiental.

O principal objetivo de simulações como essa é preparar as instituições para o acontecimento de um acidente real, mostrando com antecedência as falhas que podem ocorrer e precisam ser corrigidas. Em resposta a emergência, é utilizado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) pelos órgãos participantes.
Rebeca Silva
Ascom/Ibama

+ Mais

Madeira da Amazônia é apreendida no Ceará

Fortaleza (22/04/2009)- Em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, uma equipe de fiscalização do Ibama interceptou ontem um caminhão que transportava madeira serrada proveniente da amazônia em desacordo com a autorização apresentada. A abordagem aconteceu na altura do Km 330 da BR 304, no município de Aracati. Durante a vistoria, foi constatado que o veículo transportava 52m³ de madeira serrada, em desacordo com a Guia Florestal do Estado do Pará (GF3), que autorizava o transporte de apenas 32 m³.

A carga tinha origem em Santarém/PA e seguiria até Recife/PE. O caminhão e toda a madeira transportada ilegalmente foram apreendidos. Foi lavrado auto de infração no valor de R$ 15.500 e além do processo administrativo o autuado pelo transporte ilegal sofrerá ação penal.
Mariangela Bampi
Ascom/Ibama/CE

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.