Panorama
 
 
 

PROJETO MUNICÍPIO VERDE REALIZA CURSO
DE CAPACITAÇÃO EM SANTO ANDRÉ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2009

22/04/2009 - Representantes de prefeituras de 16 municípios da região do ABC e da Baixada Santista participaram, em 22.04, do primeiro dia do Curso de Capacitação de Interlocutores Municipais, organizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA. O evento ocorreu no auditório do Serviço Social do Transporte – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST-SENAT, na cidade de Santo André, com a finalidade de preparar agentes locais para a implementação do Projeto Município Verde e prossegue até o dia 24.04.
No encontro estavam presentes o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, os prefeitos Aidan Ravin, de Santo André, Clóvis Volpi, de Ribeirão Pires, e Roberto Rocha, de Vargem Grande Paulista, além do vice-prefeito Walter Figueira Júnior, de São Caetano do Sul, e os secretários de Meio Ambiente e representantes municipais de Carapicuíba, de Cotia, de Cubatão, de Itanhaém, de Itaquaquecetuba, de Mairiporã, de Mogi das Cruzes, de Peruíbe, de Rio Grande da Serra, de Suzano, de Mauá e de Santana do Parnaíba, e ainda o gerente do Projeto Município Verde e chefe de Gabinete da SMA, Ubirajara Guimarães.

Graziano lembrou que, dos 332 municípios paulistas que apresentaram seus planos de ação ambientais completos em 2008, 44 foram certificados, e que espera ver este ano pelo menos o dobro do número de municípios certificados. Ele chamou a atenção para o fato de que o meio ambiente faz parte efetiva da política pública do Governo do Estado e ressaltou a importância da educação ambiental, através dos trabalhos desenvolvidos com os estudantes, como no programa estratégico ambiental “Criança Ecológica”, lançado há cerca de um mês pelo Governo do Estado. O secretário Xico Graziano estimulou, ainda, as prefeituras a assumirem o licenciamento ambiental de atividades de impacto local.

Protocolo de Intenções

O secretário Xico Graziano e o prefeito de Santo André, Aidan Antonio Ravin, durante o evento assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer condições para permitir a cooperação institucional visando uma gestão compartilhada do Parque Estadual “Chácara da Baronesa”. O Parque foi criado pela Lei Estadual 10.861, de 2001, e conforme o Decreto 50.559, de 2006, sua administração foi destinada para a SMA. Antiga “Chácara dos Crespi”, também conhecida como “Haras de São Bernardo”, o parque se constitui numa área verde, de cerca de 350 mil metros quadrados, situada em área urbana, em Santo André, na divisa com São Bernardo do Campo. De acordo com o protocolo de intenções, ações conjuntas da SMA e da Prefeitura de Santo André deverão permitir a operacionalização do parque e seu uso pela população.
Texto: Mário Senaga Fotografia: José Jorge

+ Mais

Governo do Estado apresenta levantamento agropecuário paulista

22/04/2009 - O governador José Serra apresentou, em 22 de abril, os resultados do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária - LUPA, com informações detalhadas sobre toda a produção agropecuária do Estado de São Paulo. O censo, realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, entre 2007 e 2008, é a maior análise do setor rural estadual já realizada e está disponível na Internet para todos os interessados.

O site do LUPA permite que as informações sejam visualizadas com grande nível de detalhamento. É possível verificar os dados completos do Estado ou checar o material por região, com a ajuda de um mapa, ou até por cada um dos municípios. Em cada modalidade, estão consolidadas informações sobre estrutura fundiária, ocupação do solo, culturas, maquinário e benfeitorias, com inúmeras possibilidades de cruzamento de dados.

O último levantamento similar foi feito em 1996/97. Com a conclusão do Projeto LUPA 2009, o Governo do Estado e todas as prefeituras ganham uma base atualizada da agropecuária paulista um instrumento fundamental para verificar em detalhes a evolução e planejar suas políticas para o setor rural.

Para o levantamento de dados utilizados no LUPA 2009, foram entrevistados produtores rurais de 324.720 unidades de produção agropecuárias - UPA. A área de cobertura aumentou em relação ao último censo, totalizando mais de 20 milhões de hectares nos 645 municípios do Estado. O trabalho de pesquisa, coordenado pelo Instituto de Economia Agrícola - IEA e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, envolveu aproximadamente 3 mil funcionários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e de Prefeituras Municipais.

O evento para divulgação do LUPA contou com a presença de diversos representantes do Governo do Estado e da Sociedade Civil, entre eles o secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, que salientou a importância do levantamento como base para uma agricultura sustentável.

Todas as informações sobre o levantamento estão disponíveis para consulta na Internet, em três endereços diferentes: www.agricultura.sp.gov.br, www.cati.sp.gov.br/projetolupa, www.iea.sp.gov.br.
Texto: Portal do Governo do Estado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.