Panorama
 
 
 

SISEMA REALIZA SEMINÁRIO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Abril de 2009

22 de abril de 2009 - O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) realiza nesta quinta-feira, às 14h30, no auditório da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) o I Seminário Sobre o Relatório de Sustentabilidade do Sisema, com enfoque nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O evento tem como objetivo alinhar as informações com os dirigentes do Sisema e divulgar as estratégias utilizadas pela GRI para implantar um sistema de avaliação e divulgação contínua das ações dos órgãos que compõem o Sisema, levando em consideração a concepção de sustentabilidade nos aspectos econômico, social e ambiental.

"Com a implementação do Relatório Anual de Sustentabilidade será possível adotar uma metodologia de avaliação contínua do grau de sustentabilidade e efetividade das políticas públicas dos órgãos ambientais em Minas Gerais, de seu processo de gestão e de seus resultados finalísticos", explica o subsecretário de Inovação e Logística do Sisema, Thiago Grego. Ele garante, ainda, que o pioneirismo, no que tange à elaboração do Relatório de Sustentabilidade é um grande desafio. "Seu caráter inovador no setor público pode tornar os órgãos que compõem o sistema ambiental de Minas Gerais exemplo para os demais órgãos públicos no país", comenta.

De acordo com a assessora da Subsecretaria de Inovação e Logísitica do Sisema, e coordenadora do projeto, Renata Meirelles, o relatório é uma ferramenta inovadora de gestão. "Temos como meta divulgar, efetivamente, todas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Sisema e propor melhorias em conjunto com todos os atores ambientais", explica.

O relatório terá como base as diretrizes da GRI, uma instituição internacional independente que desenvolveu o padrão de relatórios de sustentabilidade consagrado mundialmente. Com sede em Amsterdã, na Holanda, a GRI conta com representantes de organismos internacionais de cerca de 50 países. No mundo, 1,5 mil empresas publicam seu relatório seguindo o padrão da GRI.

"Já estamos contratando uma empresa de consultoria especializada na elaboração de relatórios no modelo GRI. Enquanto isso, um grupo de trabalho, formado por servidores do Sisema, vem levantando dados relevantes que serão usados pelos consultores", afirma Renata.

Segundo a coordenadora, a perspectiva é que até junho deste ano seja lançado o relatório de sustentabilidade de 2008 e que o de 2009 esteja pronto no início do próximo ano. "A princípio, o relatório será feito com base em alguns indicadores propostos pela GRI. Depois, as informações serão alimentadas anualmente", esclarece.

Fazem parte do Sistema a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (DMAT-PMMG). Segundo o subsecretário de Inovação e Logística do Sisema, Thiago Grego, o objetivo do relatório, dentre outros, é propiciar aos dirigentes e servidores da Semad, Feam, IEF, Igam e DMAT-PMMG, bem como aos demais atores do processo ambiental, um espaço coletivo de reflexão, construção de conhecimentos, políticas e ações conjuntas e sistêmicas.
Fonte: Ascom/ Sisema

+ Mais

Parque do Itacolomi inaugura exposição permanente

22 de abril de 2009 - O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, inaugurou neste domingo (19/04), no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, a Exposição Permanente dos Naturalistas Viajantes. Durante a solenidade, Anastasia destacou a importância do espaço para o resgate da história de Minas e do país, recontada pela ótica dos estudiosos estrangeiros que estiveram no Brasil nos séculos VXIII e XIX, com destaque para os franceses Saint-Hilaire, Jean Moris Eduard Ménétriès e Claude-Henri Gorceix.

A inauguração do novo espaço faz parte da programação do França.Br 2009 - Ano da França no Brasil, evento que em Minas integra a Semana da Inconfidência. "É um momento muito especial a inauguração dessa belíssima exposição, nessa casa única da nossa história não só de Minas, mas do Brasil. Foi feito aqui um trabalho com muito esmero, em parceria com a sociedade civil, pela recuperação desse acervo e sua apresentação pública de modo inclusive interativo, com boas técnicas, e nós estamos muito felizes de o Governo do Estado poder agora abrir à visitação pública essa nova unidade da Casa Bandeirista aqui no Parque do Itacolomi", afirmou Anastasia.

O ponto alto da cerimônia foi a homenagem prestada pelo diretor do parque, professor Célio Vale, à ex-primeira-dama da França Danielle Mitterrand, presidente da Fundação France Libertés, quando lhe entregou uma planta de nome popular "Bate Caixa". "Eu queria fazer uma homenagem à França e a sua representante. E essa planta tem uma história muito bonita. A família dela foi descrita e nominada por Saint-Hilaire. Esse pequeno galho foi retirado do lugar em que ele pegou em 1817. Então, é uma lembrança que madame Mitterrand terá do Brasil", disse emocionado.

Memória preservada

Idealizada a partir da parceria com a Organização Não-Governamental Terra Brazilis e Instituto Estadual de Florestas (IEF), a exposição foi elaborada com recursos museográficos resultantes de uma extensa pesquisa na literatura, arquivos e museus de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A mostra contempla mais de 50 viajantes, entre homens e mulheres, vindos de onze países diferentes. Além da exposição, a Casa Bandeirista abriga ainda um espaço para receber eventos especiais, com um pequeno palco, mesas e cadeiras.

A exposição permanente dos naturalistas impressionou as diversas autoridades da região, artistas e franceses presentes na solenidade de abertura. A mostra reúne réplicas e ferramentas originais, objetos, artefatos, caminhos percorridos e uma linha do tempo correlacionando os fatos da época aos viajantes. Outra novidade é o vídeo projetado dentro do museu, que exibe imagens originais feitas pelos próprios viajantes que passaram pelo país.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração a ex-primeira-dama da França; o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant; o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; o cônsul honorário da França, Manoel Bernardes; o prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo, a presidente do Instituto Terra Brasilis e curadora da exposição Sônia Rigueiro, representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), entre outras autoridades.

Obras de modernização

Ainda no Parque do Itacolomi, o vice-governador visitou o conjunto de obras de melhoria da unidade de conservação, acompanhado pelo secretário José Carlos Carvalho. Durante o trajeto, Anastasia conheceu o projeto de modernização por que está passando o parque, para oferecer mais conforto aos visitantes. Além da modernização do Centro de Visitante, que ganhará novo auditório e espaço para evento, e da criação do Museu do Chá, também receberão melhorias a área de camping e o trecho de acesso até a Casa Bandeirista. De acordo com o gerente do parque, Juarez Távora, a previsão para conclusão das obras é junho deste ano.

A Casa Bandeirista, edificação tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), foi construída entre 1706 e 1708, servindo à cobrança de impostos, à vigilância e à defesa do acesso às minas de ouro locais. Posteriormente, foi a sede da Fazenda do Manso, conhecida como uma grande produtora de chá preto no século XVIII. Restaurada em 1998, é considerada a única edificação deste tipo ainda existente no Estado.
Fonte: Superintendência de Imprensa do Governo de Minas

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.