Panorama
 
 
 

ESPECIALISTA ALERTA PARA O AQUECIMENTO GLOBAL E NACIONAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

29 de abril de 2009 Ações do documento “Não é mais possível achar se o aquecimento global existe ou não e se trará ou não consequências negativas para a vida na Terra, pois agora há estudos científicos que comprovam esses fatos”. A afirmação foi feita na terça- feira(28), pelo pesquisador Eduardo Assad, chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), durante a Conferência Municipal sobre Mudanças Climáticas, dentro da programação da 43ª Festa do Clima, promovida pela Prefeitura de São Carlos e realizada ontem na Embrapa Instrumentação Agropecuária.

Assad, que é um dos maiores especialistas brasileiros em climatologia e aquecimento global, fez diversos alertas sobre o futuro próximo do planeta e do Brasil, como a possível queda na produção de alimentos e o risco de considerar a irrigação como uma solução para a agricultura. “Dada a redução da vazão dos rios, a irrigação pode se tornar mais um problema e não a solução”, ponderou o pesquisador da Embrapa.

Em relação à produção de alimentos, ele apontou que a agricultura é uma das principais vítimas do aquecimento global, devido à diminuição de chuvas e ao abortamento de floração nas plantas, entre outras consequências. Ele citou exemplos já ocorridos em períodos de muito calor, como a mortalidade de aves, a migração de plantas e a queda na produção de leite.
A Embrapa fez algumas projeções para o futuro próximo, se o aquecimento do planeta prosseguir no mesmo ritmo de hoje, como a redução da área apta para o plantio de soja no Brasil. De 2.500 municípios atualmente com aptidão para a soja, esse número pode cair para 1.800 nos próximos anos.

Além da adoção de medidas para atenuar o aquecimento da Terra, algumas providências imediatas podem ser tomadas, como a adoção de sistemas agroflorestais e agrosilvipastoris, onde florestas, agricultura e pecuária podem conviver num esmo espaço, além de práticas conservacionistas na agricultura em geral.

Eduardo Assad trouxe também algumas previsões positivas para o Brasil. Segundo os estudos da Embrapa, diferentemente dos países da Europa e dos EUA, o Brasil é o único país que não precisará mudar sua matriz energética – com maioria de energia limpa e renovável – para se adaptar às exigências ambientais, necessárias para salvar o planeta. “Para nos enquadrarmos, basta resolver a questão das queimadas e desmatamento”, diz ele, lembrando que no Brasil 75% das emissões de gás carbônico geradas pela agricultura, teem como origem queimadas e desmatamento.
Texto: Jorge Reti

+ Mais

Evento internacional aborda segurança alimentar e mudanças climáticas

27/04/2009 - O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bomfim, vai representar o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, no Presentation Day 2009 do Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Zonas Secas (ICARDA), que acontece no sábado ( 2) sob o tema "Tecnologias agrícolas para aumentar a segurança alimentar nas áreas secas no contexto das mudanças climáticas".

O evento é bianual e envolve os mais importantes representantes governamentais e de sistemas nacionais de pesquisa de países colaboradores, representantes de organizações doadoras e organizações regionais e internacionais.

É uma oportunidade para parceiros e investidores visitarem as instalações de laboratórios e instalações de campo, bem como ficarem informados sobre os resultados do programa de pesquisa do ICARDA em melhoramento genético vegetal, manejo integrado de solo e água, diversificação e intensificação sustentável dos sistemas de produção e sócio-economia e políticas. Estes resultados têm um impacto direto em termos de segurança alimentar, melhoria de qualidade de vida e redução da pobreza em áreas secas.

Nos últimos 30 anos o ICARDA tem trabalhado com sistemas de pesquisa nacionais, instituições de pesquisa avançada e outros parceiros focando os desafios de desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Estas parcerias estão contribuindo para aumentar a segurança alimentar e cobrir o aumento da escassez de água e alterações e variabilidade climática em regiões secas. O Presentation Day é uma oportunidade para demonstrar os impactos dos investimentos na pesquisa agropecuária para o desenvolvimento direcionando para estes desafios, aumentando a segurança dos alimentos e a qualidade de vida nas áreas secas.

Além da apresentação sobre os resultados em colaboração nos últimos dois anos, especialistas vão apresentar notas importantes sobre "As alterações climáticas e sua implicação para a agricultura, especialmente em áreas secas" e "A economia mundial e a crise alimentar e suas implicações no desenvolvimento da agricultura".

Melhoramento genético de ovinos na Etiópia

No período de 25 a 30 de abril, o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos Olivardo Facó estará em Viena, Áustria, a convite da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida Aplicadas, onde vai ministrar palestra sobre as atividades desenvolvidas pela Embrapa.

A Universidade está atualmente executando um projeto em parceria com o Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI), Adis Abeba (Etiópia) e o Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Zonas Secas (ICARDA), Allepo (Síria), com o objetivo de estabelecer programas de melhoramento genético de ovinos de base comunitária para pequenos agricultores na Etiópia.

O pesquisador fará ainda uma visita à Etiópia, de 1º a 16 de maio, para conhecer melhor as atividades do projeto. Serão visitados quatro locais de pesquisa em diferentes zonas ecológicas nas quais os programas de melhoramento serão implementados.
Texto: Adriana Brandão

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.