Panorama
 
 
 

GOVERNO E INDÚSTRIAS PNEUMÁTICAS AVANÇAM COM PLANO DE RECOLHIMENTO DE PNEUS EM MARINGÁ

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2009

A audiência pública sobre descarte de pneus na região Norte do Paraná, realizada pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na última terça-feira (28), em Maringá, trouxe resultados positivos para a destinação adequada de pneus. Os fabricantes se anteciparam e apresentaram um local que servirá como de coleta de pneus velhos. A próxima etapa é o licenciamento da área pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
A audiência teve a presença de representantes do Ministério Público, IAP, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maringá e das indústrias pneumáticas, que foram chamadas a apresentar soluções para a logística de recolhimento dos pneus inservíveis.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, 2 mil toneladas de pneus são fabricados todos os meses no Paraná, sendo que apenas 700 toneladas têm a destinação correta. “Pneus velhos são grandes viveiros para reprodução do mosquito da dengue, o que não acontece somente no período do verão. Além de proteger a natureza, também estamos protegendo a população”, declarou.

Nesta reunião a Secretaria e o MP dariam prazo de 30 dias para que os representantes das indústrias pneumáticas apresentassem um plano comum de logística para recolhimento dos resíduos que geram. Segundo o coordenador de Resíduos da Secretaria, Laerty Dudas, os fabricantes se anteciparam. “Já nesta reunião apresentaram um local que servirá como um Ecoponto para a coleta dos resíduos no município de Maringá”, comentou Dudas. A próxima etapa, segundo o coordenador, será a apresentação oficial deste local, para que o IAP possa licenciar a área.

LEGISLAÇÃO - De acordo com o artigo 8 da Resolução 258/99 do Conselho Nacional do Meio Amibiente (Conama), as indústrias de pneus são responsáveis pela coleta, armazenamento e destinação adequada de seus produtos, podendo sofrer penalidades caso esta determinação não seja cumprida. “Os fabricantes e os importadores de pneumáticos poderão efetuar a destinação final, de forma ambientalmente adequada, dos pneus inservíveis de sua responsabilidade, em instalações próprias ou mediante contratação de serviços especializados de terceiros”, determina a legislação.

No final do ano de 2008, nove empresas fabricantes de pneus e a Reciclanip – associação que representa as indústrias de pneus - foram multadas devido à má destinação dos produtos fora de uso. Cada uma foi multada em R$ 2 milhões, totalizando R$ 20 milhões.

+ Mais

PNC é apresentado a secretários municipais de Meio Ambiente

O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) foi apresentado nesta quarta-feira (29) para secretários de meio ambiente dos municípios próximos a Curitiba, região de Ponta Grossa e litoral. O programa pretende capacitar 1.600 dirigentes e gestores municipais para consolidar o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Segundo a coordenadora do PNC, Débora Albuquerque Souza, “o trabalho tem como meta integrar os municípios e sensibilizar seus gestores sobre a importância da implementação da capacidade institucional ambiental”, ressaltou.

Representantes de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Campo Magro, Curitiba, Guaraqueçaba, Itaperuçu, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Porto Amazonas, Rio Branco do Sul e Tijucas do Sul esclareceram dúvidas com a coordenação do programa, e demonstraram total interesse em participar do processo das capacitações presenciais, que acontecem em Faxinal do Céu, a partir deste mês de maio. Um dos representantes da coordenação do PNC, Levercy Silveira, apresentou também as principais ações do Sistema Sema.

O Programa adotado pelo governo do Estado é uma ação conjunta com o Ministério do Meio Ambiente para o fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiente, que irá estruturar os municípios brasileiros para melhorar as políticas socioambientais do país. O sistema foi instituído em 1981 e é formado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), MMA/Ibama, órgãos estaduais de meio ambiente e órgãos ambientais locais ligados às prefeituras.

+ Mais

Árvores se multiplicam e ampliam benefícios do Programa Mata Ciliar

A organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC), parceira da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Programa Mata Ciliar, constatou que a regeneração natural nos locais onde foram plantadas mudas de espécies nativas, pode chegar a seis mil novas árvores a mais por hectare. Estas plantas nascem naturalmente depois do isolamento da área reflorestada, nas margens de rios e nascentes. Além disso, o monitoramento realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apontou que, para cada 100 mudas plantadas, 55 sobrevivem.

Pacto formado entre o Paraná e a ONG, na última semana, coloca como prioridade a restauração de 2,455 milhões de hectares de Mata Atlântica até 2050. O Paraná é o segundo Estado com maior área dessa vegetação, com mais de 19 milhões de hectares, perdendo apenas para Minas Gerais, com mais de 27 milhões de hectares.
Para Sérgio Bittencourt, coordenador do Programa Mata Ciliar, a adesão ao pacto é fundamental para o alcance da meta nacional que de 15 milhões de hectares de áreas restauradas. “O Paraná é referência em programas de restauração e possui localização estratégica na recuperação das áreas de Mata Atlântica, devido a sua extensão”, comentou.

Com o apoio da TNC, o Programa Mata Ciliar tem mais um aliado para cooperar na restauração e na preservação dos rios e nascentes. “O programa é pioneiro, mas trabalhamos juntos para garantirmos resultados ainda melhores”, assegurou Gilberto Tiepolo, coordenador de florestas do programa de conservação de mata atlântica da TNC. Em apenas dois anos, os técnicos da TNC já visitaram mais de 60 propriedades da região centro-sul do Paraná.

COMPENSAÇÃO - O diretor de Desenvolvimento Florestal do IAP, Paulo Roberto Caçola, visita propriedades no oeste e no norte do Paraná. Nessas regiões foram plantadas as árvores do projeto lançado pelo governo do Paraná “Peça para o Governo do Paraná plantar uma árvore em seu nome”, que estão neutralizando as emissões de carbono geradas pelos integrantes do secretariado da Convenção da Biodiversidade (SCDB). A ação foi acordada entre o Paraná e a SCDB na COP 9 - 9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica - maio de 2008, em Bonn, Alemanha.

A iniciativa do Governo do Estado com o projeto, rendeu mais de 50 mil acessos, e com isso qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro pôde solicitar gratuitamente o plantio de uma árvore em território paranaense. Ao todo, foram plantadas 163.727 mil mudas em menos de um ano.

PROGRAMA – Mata ciliar é a formação florestal encontrada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como Área de Preservação Permanente (APP) e deve ser recomposta de acordo com a largura dos rios, lagos, represas e nascentes.

No Paraná, o “Programa Mata Ciliar” começou em 2004, com a meta de plantar 90 milhões de mudas. Até o início de 2009, já foram plantadas cerca de 95 milhões de mudas espécies nativas. Entre os benefícios da recomposição da mata ciliar está a redução da erosão e do assoreamento nas margens dos rios, melhoria da qualidade e quantidade da água e a formação de corredores de biodiversidade.

O programa Mata Ciliar também é referência nacional devido a metodologia utilizada que prevê a produção de mudas sem o uso do solo e assegura a variabilidade genética das espécies plantadas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.