Panorama
 
 
 

PROJETOS EM REDE VÃO AVALIAR E
PRODUZIR CONHECIMENTOS SOBRE O PDA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2009

29/04/2009 A Secretaria Técnica do Subprograma de Projetos Demonstrativos - PDA começou esta semana a contratar os16 novos projetos em rede aprovados em 2008 na Chamada 05. O trabalho vai produzir o conhecimento necessário para que o ministério possa avaliar os resultados alcançados pelos projetos desenvolvidos pelo PDA e recomendar ou não sua aplicação em outras regiões do País. A idéia é utilizar os dados, publicações e relatórios levantados para orientar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável nos municípios envolvidos.

Os projetos foram desenvolvidos em 2007 e 2008 por parcerias entre prefeituras e ONGs da região de abrangência da Mata Atlântica e com atuação na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Agora, o subprograma prevê a ação integrada das 16 redes na sistematização, o monitoramento, a consolidação e a difusão das informações e dos conhecimentos produzidos a partir das experiências.

Os projetos foram desenvolvidos por ONGs em parceria com prefeituras da região de abrangência da Mata Atlântica e com atuação na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Agora o subprograma prevê a ação integrada das 16 redes na sistematização, monitoramento, consolidação e a difusão das informações e dos conhecimentos produzidos a partir das experiências em agroecologia, comercialização, beneficiamento, serviços ambientais, gestão participativa de unidades de conservação e ecoturismo ou turismo rural.

O PDA faz parte do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil - PPG7 e é executado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, com financiamento do governo alemão.

Segundo o secretário técnico do PDA, Luiz Rodrigues de Oliveira, "a contratação desses novos projetos vai permitir um processo de sistematização mais amplo de experiências bem-sucedidas, apoiadas pelo Subprograma, de sistemas produtivos sustentáveis, a partir do envolvimento efetivo da sociedade civil organizada e do poder público em todos os estados que integram o bioma Mata Atlântica".

O papel da linha de apoio a projetos de geração de conhecimento em rede é desenvolver instrumentos e metodologias para fortalecer as relações entre os governos federal, estaduais e municipais e as organizações da sociedade civil e movimentos sociais para contribuir para o desenvolvimento de atividades econômicas que não agridam o meio ambiente.

+ Mais

PEC da Caatinga e Cerrado pode ser votada esta semana

28/04/2009 O presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer anunciou ontem que colocou esta semana na pauta de votação proposta de emenda constitucional que inclui a Caatinga e o Cerrado na relação dos biomas considerados Patrimônio Nacional. A PEC 115, que tramita desde 1995, modifica o parágrafo 4º. do art. 225 da Constituição Federal, onde já figuram a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica.
O anúncio foi feito na abertura da audiência pública comemorativa do Dia Nacional da Caatinga, realizada em parceria pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara e Ministério do Meio Ambiente. A ministra interina Izabella Teixeira, que presidia a solenidade, parabenizou a iniciativa dos parlamentares e disse que ela vai se somar a um conjunto de ações que estão em curso no âmbito do Ministério com foco na conservação e no desenvolvimento sustentável dos biomas.

"Estamos desenvolvendo ações dentro de uma estratégia mais estruturante, que a aprovação da PEC certamente fortalecerá", afirmou a ministra interina.

Para uma platéia de parlamentares - na grande maioria nordestinos -, gestores ambientais, representantes de ONGs que atuam na Caatinga e estudiosos do bioma, Izabella disse que as principais bases dessa estratégia serão o Macro Zoneamento Ecológico-Econômico do Nordeste, que estará pronto no final de 2010, e o monitoramento por satélite do desmatamento do bioma, cujos primeiros resultados serão divulgados em novembro próximo.

"Com essas duas ferramentas poderemos implementar um Plano Nacional de Fiscalização, para reprimir o desmatamento ilegal, como foi feito para a Amazônia, e fomentar o desenvolvimento sustentável, disponibilizando recursos e tecnologia para o manejo florestal e a intensificação da produtividade".

Para a secretária de Biodiversidade e Florestas Maria Cecília Wey de Brito, o Ministério começa a resgatar, com essas iniciativas, um grande passivo que tem com a Caatinga. Retrato deste passivo são as dimensões diminutas das unidades de conservação, que protegem, de maneira integral, apenas 1% do bioma. Segundo a secretária, existem 30 áreas em estudo para criação de novas unidades de conservação, sendo cinco com processos já bastante adiantados: o Monumento Natural Talhada do São Francisco, os parques nacionais do Boqueirão das Onças, das Dunas do São Francisco e a ampliação dos parques de Sete Cidades e Serra das Confusões.

"Com a criação dessas unidades poderemos dobrar a área de proteção integral do bioma Caatinga. Mas isso tem que ser feito, e está sendo, a partir de uma ampla discussão e negociação com os estados, os municípios e as comunidades envolvidas. É importante que os parlamentares participem também dessa discussão com suas bases e levem a convicção da importância dessas unidades para a conservação da biodiversidade da Caatinga, do serviços ambientais que elas prestam e também do retorno econômico que ela pode representar especialmente para a municipalidade", destacou Cecília, exemplificando com a situação do Rio de Janeiro, onde o ecoturismo em unidades de conservação já representa a 10ª atividade econômica do Estado.
Texto: Lucia Leão

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.