Panorama
 
 
 

SEMA É REELEITA PARA PRESIDIR CONSELHO DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2009

27/04/2009 O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) realizou, nesta segunda-feira (27), eleição para a presidência do órgão para o biênio 2009/2011. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) foi reconduzida à presidência do Consema por 23 votos nominais e houve uma abstenção entre os 24 conselheiros presentes do total de 29 representantes do governo,sociedade civil, organizações não-governamentais, universidades públicas e privadas, federações de trabalhadores e setores produtivos.

O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, afirmou que conduzirá o Consema com o compromisso de fazer com que as opiniões e decisões do órgão sejam consideradas e implementadas para a efetivação das políticas públicas na área ambiental. “Pretendemos ampliar o comprometimento e o nível de consciência entre Estado e sociedade para que as ações do Consema sejam efetivadas”, disse Berfran. Ele destacou que o Conselho persistirá no rigor técnico e legal dos licenciamentos ambientais, garantindo o desenvolvimento humano, social, econômico de forma sustentável. Berfran também se posicionou pelo fortalecimento do Consema como instância maior deliberativa das políticas de meio ambiente, assim como os executores, que são a Sema, com suas vinculadas Fepam e FZB, e o Comando Ambiental da Brigada Militar.

Foi feita uma saudação à Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), integrante do Consema e que, nesta data, completa 38 anos de história. O Secretário Berfranlembrou que antes de legislação definida e de políticas de meio ambiente estabelecidas a AGAPAN já desempenhava o seu papel de defensora das causas ambientais.

A reunião extraordinária da eleição foi conduzida pelo Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires.

O Consema realiza reuniões mensais abertas a qualquer interessado. A próxima reunião ordinária está marcada para 15 de maio.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

III Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura

30/04/2009 A produção agrícola é a maior consumidora de água do planeta. De toda a água consumida do Rio Grande do Sul, aproximadamente 80% está relacionada com a irrigação e voltada à agricultura. Afim de apresentar a situação geral dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos na agropecuária acontece em Passo Fundo, de 04 a 07 de maio, o III Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura.

Na segunda-feira (4), às 20 horas, o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado realiza palestra de abertura com o tema “O Plano Estadual de Recursos Hídricos como Instrumento de Referência para a Gestão dos Recursos Hídricos no RS”. Na platéia, acadêmicos dos cursos de agronomia, engenharia ambiental, biologia, química e profissionais dessas áreas.

O evento que se realizará no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, também irá discutir e apresentar formas de minimização dos impactos das atividades agropecuárias na quantidade e qualidade dos recursos hídricos. O evento tem realização da Universidade de Passo Fundo, da Faculdade de Agronomia e do Comitê Alto Jacuí.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.