Panorama
 
 
 

ARBORIZAÇÃO URBANA, UMA DAS METAS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2009

05/05/2009 - Diversos especialistas em arborização urbana encontram-se reunidos, na cidade de Piracicaba, interior do Estado, para discutir experiências envolvendo questões técnicas e científicas, como seleção de espécies e metodologias de cultivo das plantas, além dos aspectos relativos à educação ambiental e conscientização da comunidade.

Os debates estão ocorrendo no II Encontro Paulista de Arborização Urbana e I Encontro Sudeste de Arborização Urbana, cuja finalidade é promover o intercâmbio entre os profissionais da área. Os eventos, com duração de três dias, foram abertos hoje, 05.05, com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e do diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – ESALQ, da Universidade de São Paulo – USP, Antônio Roque Deschen.

Durante os três dias do encontro, 05, 06 e 07.05, organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, em parceria com a ESALQ e a Prefeitura de Piracicaba, os participantes poderão assistir as exposições de especialistas de São Paulo, de Recife, do Rio de Janeiro, de Ribeirão Preto, de Vitória e de Porto Alegre, que desenvolveram projetos de arborização para aumentar as áreas verdes na zona urbana.


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA também colaborou com a organização do evento, convidando os interlocutores do Projeto Ambiental “Município Verde” para participarem do encontro como parte das atividades de capacitação que está sendo desenvolvido no Estado. Outra razão para o apoio da SMA é que a arborização urbana é também uma das diretivas do projeto.

De acordo com Graziano, o projeto está alcançando resultados positivos nos 627 municípios que estão participando da iniciativa. “Os interlocutores dos municípios, aqui presentes, estão articulando os órgãos do poder público para melhorar a agenda ambiental dos municípios”, destacou. O secretário enfatizou a necessidade de quebrar paradigmas: “Ou provocamos mudanças na sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável, ou não responderemos ao comportamento da comunidade no futuro”.

Para o prefeito de Piracicaba, o encontro proporciona a troca de informações. “Esse encontro permite que conheçamos as experiências de pequenos, de médios e de grandes municípios e possibilita o aprimoramento do nosso trabalho, seja na adequação da legislação ambiental municipal ou na articulação com o governo estadual”, ponderou. Graziano também assumiu um compromisso diante dos presentes no encontro. “Nunca me conformei com fato de árvores serem mutiladas para se desviarem das fiações elétricas. Estou comprando uma briga contra os postes e as fiações. Não podemos permitir isso. A arborização urbana só vai prosperar quando houver uma mudança de valores da população e a única receita para isso é a educação”, enfatizou.

Estação Experimental de Tupi

Após o encontro, o secretário Xico Graziano seguiu para a Estação Experimental de Tupi, mais conhecida como Horto Florestal, onde participou de uma reunião com o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e com o diretor do Instituto Florestal – IF, Francisco José do Nascimento Kronka. Ao final do encontro foi assinado um protocolo de intenções, entre a SMA e a prefeitura, com a finalidade de aprimorar o programa de educação ambiental já desenvolvido na unidade de conservação.

A SMA intensificará os trabalhos de pesquisa e a prefeitura aperfeiçoará a infraestrutura de visitação, de educação ambiental e de ecoturismo da estação, que conta com 196 hectares de extensão. Para isso, foi criado um grupo de trabalho que definirá as próximas ações. De acordo com Graziano, a parceria vai beneficiar não só o meio ambiente, mas também a população da região de Piracicaba. “As pessoas precisam conhecer as unidades de conservação para sentir o valor do meio ambiente”, frisou.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.