Panorama
 
 
 

ENCONTRO SOBRE LEI ESPECIFICA DA BILLINGS
REÚNE SOCIEDADE, POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2009

11/05/2009 - O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz, anunciou, em 09.05, que será aprovada, ainda no mês de maio, a Lei Específica da Bacia Billings. O relato foi feito para um público de aproximadamente de 800 pessoas, entre moradores, líderes comunitários e políticos, no final do Seminário Manancial Legal – Lei Específica da Bacia Billings, na cidade de São Bernardo do Campo.

Munhoz afirmou que a Lei está na assembléia desde setembro de 2008, ressaltando que não houve demora na sua aprovação. “Temos que legislar bem, a Lei é para o resto da vida, para isso ela precisa ser justa e resolver os problemas ambientais, mas, também, garantir qualidade de vida para a população”, afirmou. Ele reafirmou a importância das questões ambientais em nosso Estado ressaltando que a Assembléia aprovou três projetos de Lei sobre o tema: um referente às novas atribuições do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA, outro sobre o novo papel da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB e, mais recentemente, a Lei de Proteção ao Cerrado.

No encontro, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, explicou que “o meio ambiente não é só proteção da fauna e da flora, mas também das pessoas. É assim que o Governo do Estado entende”, afirmou. Ele respondeu algumas dúvidas de moradores sobre a regularização das moradias, da instalação de novos comércios, de indústrias e de áreas de lazer, entre outras, na Bacia e acrescentou que a Assembléia Legislativa tem a capacidade de melhorar e acrescentar medidas de aperfeiçoamento ao projeto.

Graziano confirmou que a fase seguinte, após a Lei ser aprovada, será a sua regulamentação, “estamos nos preparando para sair do papel, com critérios e responsabilidades, para uma moradia digna e um meio ambiente compensado”, e finalizou “depois de 20, 30 anos, finalmente será regularizada a situação na represa Billings”.

Dilma Pena, secretária estadual de Saneamento e Energia, também presente ao encontro, ressaltou que para sua pasta o maior problema da água é a sua disponibilidade - o Brasil detém cerca de 12 % da água do planeta, sendo que 70% está concentrada na região amazônica. O estado de São Paulo detém 1,5% da disponibilidade brasileira, mas com uma distribuição irregular. “O processo de urbanização na Região Metropolitana tem sido intenso nos últimos 20 anos, cerca de 23 milhões de pessoas disputam a água”. Para ela a Lei Específica é uma forma de regularizar a ocupação com políticas habitacionais e diretrizes para as ações executivas, juntamente com as prefeituras, com normas na coleta de esgoto e lixo, áreas de lazer e outros benefícios. Segundo Pena, inúmeras famílias serão beneficiadas com a Lei. Ela garantiu que entre 2012 e 2013, 90% do esgoto será coletado e tratado.

O secretário-adjunto da Habitação do Estado, Ulrich Hoffmann, explicou aos presentes os objetivos do projeto Cidade Legal, um trabalho envolvendo as secretarias da Habitação, de Saneamento e Energia e do Meio Ambiente. O projeto dará apoio às prefeituras na forma de instrumentos legais para estabelecer as áreas de interesse social, com regras, com responsabilidade e realismo. Ele afirmou, também, que a regularização da Billings é uma determinação do Governo do Estado. “A informalidade e a irregularidade estão no âmbito do crime organizado, por isso o processo de regularização será realizado de forma que a população seja desonerada”, garantiu Hoffmann.

O Seminário foi organizado e mediado pelo deputado da região do ABC, Orlando Morando, no Clube da Ford, na Estrada dos Alvarengas, nº 4.023, em São Bernardo do Campo.
Texto: Rosely Ferreira Fotografia: Pedro Calado

+ Mais

Passaporte para as Trilhas de São Paulo agora a venda na internet

15/05/2009 - Agora quem quiser percorrer as Trilhas de São Paulo pode adquirir o seu passaporte sem sair de casa. O livro de bolso com indicação de 40 trilhas espalhadas em 19 Unidades de Conservação paulistas pode ser adquirido pela internet, no site: http://intranet.seade.gov.br/publishop/. O valor do passaporte continua R$ 5,00, mais o valor do frete.

Lançado em agosto de 2008, o Trilhas de São Paulo - http://www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/ - é um programa que pretende interligar todos os ecossistemas, as regiões e as paisagens do Estado de São Paulo, como o Appalatian Scenic Trail – parque-trilha que interliga a costa leste dos Estados Unidos e o Sendero do Chile - percorrendo de norte a sul do país sul-americano.

O primeiro produto do programa foi o Passaporte para as Trilhas de São Paulo, com 40 trilhas classificadas em níveis baixo, médio e alto. As trilhas estão mapeadas em um caderno de bolso similar a um passaporte com informações dos parques, mapas e rotas. No passaporte, há espaço para carimbar cada trilha percorrida. O ecoturista que percorrer cada etapa, ganhará um brinde.

A aquisação do guia era feita somente na administração dos parques, na secretaria estadual do Meio Ambiente e na Fundação Florestal. Agora, pela internet, é possível garantir o Passaporte com antecedência e começar a escolher as trilhas.

Sobre o Programa

O Programa Trilhas de São Paulo integra o Projeto Ambiental Estratégico de Ecoturismo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que além do passaporte, vai investir nas trilhas do estado paulista lançando manuais de monitoramento dos impactos das visitações e de interpretação ambiental das trilhas. Além disso, com um contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em quatro anos investirá US$ 15 milhões nos Parques Estaduais de Ilhabela, da Ilha do Cardoso, do Carlos Botelho, de Intervales, da Caverna do Diabo e Turístico do Alto Ribeira, consolidando as unidades de conservação como produtos turísticos com capacidade de atrair visitantes, preservando o capital socioambiental das regiões envolvidas.
Texto: Evelyn Araripe Fotografia: José Jorge/Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.