Panorama
 
 
 

“I SEMANA DAS PROFISSÕES”, EM PORTO FELIZ, PAUTA QUESTÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2009

12/05/2009 - Fazer do problema uma solução e, por que não, uma oportunidade de bom negócio. Com essa dica, entre outras, que no caso do meio ambiente adquire importância fundamental, em virtude da crise econômica mundial e as preocupações evidentes com a escassez dos recursos naturais, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, abriu a “I Semana das Profissões”, voltada para estudantes e promovida pela tradicional Escola São José, na cidade de Porto Feliz, na região de Sorocaba.

Graziano explanou sobre vários exemplos de negócios bem-sucedidos, como antigos lixões transformados em usinas modelos de reciclagem, inclusive com ISO 14.001, e que vêm gerando muito lucro para os seus proprietários. Ele também destacou as novas tecnologias desenvolvidas para substituir a colheita da cana feita manualmente e com uso das queimadas, lembrando que a queima “está com os dias contados” e para sugerir que a formação de engenheiro será uma das mais valorizadas, em especial o florestal, o agrônomo e o ambiental.

O secretário ressaltou, até em função de sua participação em eventos recentes e com públicos crescentes e especializados, e também pelo destaque que o tema recebe no Projeto Ambiental Estratégico do Governo do Estado “Município Verde”, que aqueles que trabalharem com a arborização urbana terão campos férteis e abundantes para desenvolver suas habilidades, enfatizando que as prefeituras estão investindo nesse e em outros tópicos ambientais, como transportes alternativos, dando como exemplo, ainda, o do prefeito de Sorocaba, que instalou várias ciclovias. Nesse sentido, ele afirmou que serão valorizados os paisagistas urbanos e arquitetos de cidades.

Por fim, chamou a atenção dos futuros profissionais para o fato de que todas as profissões estão oferecendo oportunidades “para aqueles que estão olhando para a agenda da sustentabilidade salientando que o mais importante, “para construirmos um mundo melhor, é a mudança de mentalidade, com a criação de novos valores, principalmente pelas crianças e jovens, através da educação ambiental”.

Após a apresentação, os adolescentes, que puderam fazer perguntas para Graziano, mostravam-se entusiasmados e mais conscientes, além de mais preparados para as suas futuras escolhas profissionais. “A minha expectativa era alta com relação a este tema, esperando que o secretário esclarecesse muitos pontos, e ele atendeu minhas expectativas”, disse satisfeita Flávia, 15 anos, que assim como suas duas amigas, ambas de nome Beatriz e mesma idade que a dela, não pensa inicialmente em seguir uma carreira mais diretamente ligada ao meio ambiente, mas reconhece que o tema vem ganhando mais destaque e importância nas empresas e na sociedade em geral.

Além do secretário, participaram também da mesa de abertura do evento a diretora da Escola São José, Irmã Elaine Cristina de Souza, o vice-prefeito e o diretor de Meio Ambiente de Porto Feliz, respectivamente Júlio César Bronze e Carlos Alberto Pereira de Campos, o vereador José Geraldo Pacheco de Cunha Filho e o organizador da “I Semana de Profissões”, prof. Roque Fogaça.
Texto: Mário Senaga Fotografia: José Jorge

+ Mais

Município Verde, uma realidade no Estado.

13/05/2009 - “Em todo lugar que estou não canso de dizer que o projeto Município Verde é um sucesso. E isto se deve aos prefeitos e aos seus interlocutores que almejam melhorar as condições ambientais dos municípios”. Esta foi à frase inicial do secretário de estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, na abertura do 9º Curso, em Álvares Machado, para Capacitação de Interlocutores Municipais, com o objetivo de preparar agentes municipais, na elaboração de propostas do Projeto Município Verde.

Graziano frisou sobre a importância do treinamento técnico voltado aos interlocutores, “pois serão eles que irão trabalhar e cobrar das prefeituras as ações ambientais”. Ele ressaltou que o governo do Estado de São Paulo deve estar presente no interior e ajudar os municípios na solução dos problemas ambientais.

Situado na Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, o município de Álvares Machado, região centro oeste paulista, cerca de 520 km de distância da capital paulista, recebeu no ranking do Município Verde, em 2008, a nota 81,32. O destaque do município é o projeto “De olho nas Árvores”, que constitui um levantamento da condição arbórea, criação de um banco de dados integrado à base cartográfica, registro cartográfico e informacional, e inserção dos dados em sistematização e análise – SIG, mapeamentos e outros.

Para o prefeito Juliano Ribeiro Garcia, o projeto tem sido destaque na preservação do verde, superando a meta “Arborização Urbana”, uma das 10 diretivas do projeto Município Verde. Segundo ele o município possui 20 metros quadrados por habitantes, e no projeto estão previstos 12 metros quadrados para cada morador.

Além do secretário a abertura contou com as presenças de 37 prefeitos, 42 vereadores e 45 representantes municipais da região. O curso está acontecendo de 12 a 14.05, na Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo - AFRESP, situada na Estrada da Amizade, Bairro do Limoeiro.

Osvaldo Cruz, uma cidade com aspectos urbanísticos modernos e atraentes.

A cidade de Oswaldo Cruz, que está distante da capital paulista 570 km, e pertencente às Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe, foi à localidade onde o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, proferiu, em 12.05, uma palestra sobre o Projeto Município Verde. Graziano explanou do seu comprometimento e do Governo do Estado com os municípios e disse que os interlocutores estão se tornando verdadeiros soldados defensores do meio ambiente, “eu peço aos prefeitos que valorizem os seus interlocutores, pois eles são as chaves do meu gabinete”.

Graziano frisou que o recado é o mesmo, “nós precisamos ajudar os municípios na busca de condições ambientais ideais para o lixo, para o esgoto, para as matas ciliares. Não iremos tolerar as fábricas de urubus”. Ele garantiu que até o término de 2009 será o final dos lixões no Estado de São Paulo, e mencionou que na região de Osvaldo Cruz existem 12 municípios que estão nessas condições.

O secretário aproveitou a presença de 38 prefeitos e vice- prefeitos, 28 vereadores e mais de 45 interlocutores municipais, na abertura do Curso de Interlocutores Municipais, e dissertou sobre o projeto Criança Ecológica e informou sobre o lançamento do filme: “A Turma da Criança Ecológica”, em junho. Para Graziano educação ambiental é uma corrente a favor da vida.

A cerimônia de abertura foi realiza na Faculdade Osvaldo Cruz. Esse é o 10º Curso para Capacitação de Interlocutores municipais voltado para a recuperação e preservação da qualidade ambiental nos 627 municípios que aderiram ao programa.
Texto: Rosely Ferreira Fotografia: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.