Panorama
 
 
 

LINS SEDIA A 35ª AGÊNCIA AMBIENTAL UNIFICADA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2009

08/05/2009 - O município de Lins, localizado no interior do Estado, na região centro-oeste, conta com 81.982 habitantes e passou a sediar, em 08.05, a 35ª Agência Ambiental Unificada que integra o trabalho técnico da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN, ambos órgãos ligados à Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA. Com a inauguração, os municípios de Adolfo, Avaí, Balbinos, Borborema, Cafelândia, Guaiçara, Guarantã, Irapuã, Itajobi, Marapoama, Mendonça, Novo Horizonte, Pirajuí, Pongaí, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis, Sabino, Sales, Uru e Urupês passam a ser atendidos pela equipe sediada em Lins.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, este é um dos últimos momentos em que um técnico fala pela CETESB e outro pelo DEPRN. “Agora só existe uma unidade, a Agência Ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB”, declarou. Graziano também destacou a capacidade dos municípios em licenciar os empreendimentos de impacto local. “Esta é uma prerrogativa garantida pela Constituição Federal. Os profissionais das prefeituras, desde que devidamente treinados pelos nossos técnicos, poderão assumir essa tarefa”, apontou.


Um exemplo disso é o convênio que será assinado com as prefeituras de Piracicaba, de Sorocaba e de Campinas, durante a semana do meio ambiente, no qual esses municípios passarão a assumir o licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto local. Graziano reforçou que a unificação não implica na flexibilização do controle ambiental. “Até o final de 2009 os lixões do Estado de São Paulo estarão equilibrados ambientalmente ou acabamos com todos, não vai sobrar um lixão”, anunciou.

Para o prefeito de Lins, Waldemar Sândoli Casadei, o apoio aos municípios é essencial. “Os municípios sempre ficam de fora das ações do governo, mas com o projeto Município Verde esta realidade está mudando”, afirmou. Segundo Casadei, os técnicos da prefeitura de Lins estão se aperfeiçoando com os especialistas da CETESB e do DEPRN para poder assumir o licenciamento ambiental local.

De acordo com o diretor de controle da poluição ambiental da CETESB, Marcelo Minelli, o maior beneficiado com a unificação será a população. “O objetivo maior do processo de unificação é melhorar o atendimento ao cidadão”, destacou. Para o gerente da agência ambiental de Lins, Carlos Henrique Braus, é um privilégio assumir esta posição. “A unificação traz uma renovação na melhoria da qualidade ambiental, no atendimento da população, é a nova etapa de trabalho de proteção à nossa terra”, declarou.

Município Verde em Jaú


O secretário Xico Graziano participou, na manhã de 08.05, da 3ª reunião da Associação Paulista dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo – AMCESP, no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, em Jaú, onde foi discutida a agenda ambiental dos municípios.
Durante a reunião, Graziano explanou sobre o projeto Município Verde e afirmou que a mobilização dos municípios é o caminho certo da descentralização e os que seguirem essa linha, quando assinarem protocolos com a SMA, não terão que arcar com contrapartidas financeiras, mas sim ambientais.
De acordo com o secretário, as prefeituras deverão, como contrapartida, acabar com os lixões, aumentar as áreas verdes e tratar seus esgotos. “O meio ambiente é uma questão de todos e não o trabalho de alguns”, apontou Graziano.
Texto: Valéria Duarte Fotografia: Zé Jorge

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.