Panorama
 
 
 

MESSIAS FRANCO EXPLICA LICENCIAMENTO NO SENADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2009

Brasília (05/05/2009) – O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, enfatizou hoje em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado que o objetivo do instituto é responder aos pedidos de licenciamento ambiental com “a pressa possível e sem perda de qualidade”.

A audiência marcada por requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES) serviu para discutir a Medida Provisória 452/08 já aprovada que prevê redução de exigências para o licenciamento de rodovias. Participaram da audiência, além do Ibama, os diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Miguel de Souza e Hideraldo Luiz Caron, e o representante do Instituto de Pesquisa da Amazônia, André Lima.

Segundo Messias Franco, a prática mostra que os projetos passam por uma melhoria de qualidade ao serem analisados no instituto. Ele citou especificamente o caso das hidrelétricas do Rio Madeira cujas licenças só saíram após aperfeiçoamento dos projetos. A concepção original gerou polêmica por causa de problemas relativos aos sedimentos, à contaminação de mercúrio, à malária e ao bagre.

Na apresentação, o presidente do Ibama explicou como funciona o licenciamento e também falou sobre os entraves e os desafios do processo de licenciamento. Mencionou que há casos de entrega de estudos de impactos ambientais volumosos, mas com baixa qualidade de informação e sem abordar os impactos ambientais relevantes. Entre os desafios, listou a criação de banco de dados para agregar informações ambientais, permitindo que uma obra a ser realizada em uma mesma região já estudada não precise de novo estudo. Veja a seguir a apresentação.

+ Mais

Ibama doa madeira e equipamentos de informática para prefeituras do interior de Roraima

Boa Vista (06/05/2009) - Cinco prefeituras do interior serão contempladas com doações de equipamentos de informática pela superintendência do Ibama em Roraima. A solenidade de entrega acontece nesta quinta(7), na sede do Instituto, às 10 horas. Segundo a superintendente Nilva Baraúna, prefeitos e autoridades municipais de Mucajaí, Cantá, Amajari, Alto Alegre e Bonfim deverão estar presentes para o recebimento dos materiais.

Com essas doações, o Ibama busca contribuir com a política governamental de inclusão digital, uma vez que cada prefeitura beneficiada disponibilizará espaço e condições para que os equipamentos de informática sejam utilizados pela população. Também busca retribuir o acolhimento que essas municipalidades deram às brigadas de combate a incêndios florestais administradas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo.

Da mesma forma, mais de dois mil metros cúbicos de madeira apreendida por extração ou transporte ilegal serão doados às prefeituras de Bonfim e Normandia para serem utilizadas em programas de construção de casas populares, reduzindo o custo a ser financiado pela Caixa Econômica Federal. A doação de madeira apreendida é uma prática de vários anos do Ibama em Roraima, já tendo sido contempladas muitas instituições, desde o Exército Brasileiro até apenados da penitenciária estadual, passando por associações civis e religiosas, envolvendo milhares de metros cúbicos madeira de lei.

A superintendente Nilva Baraúna lembra outras doações recentes do Ibama/RR, acontecidas no final do ano passado, contemplando municipalidades interioranas com veículos utilizados em sua frota de transporte. Caracaraí, com três veículos, Alto Alegre, com dois e Bonfim com três camionetes e uma moto, foram as prefeituras beneficiadas, que se somam ao Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade - ICMBio -, agraciado pelo Ibama com 18 veículos, na mesma época.

Na oportunidade da entrega dos equipamentos de informática, a superintendente Nilva Baraúna receberá a imprensa para esclarecer a sociedade sobre a política de doações implementada pelo órgão em Roraima.
Taylor Nunes
Ascom/Ibama/RR

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.