Panorama
 
 
 

PROPOSTA DO BRASIL É ACATADA NA REUNIÃO DO COMITÊ DA FAUNA DO CITES NA SUÍÇA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2009

Brasília (07/05/09) – A Proposta do Brasil de manutenção da espécie Callithrix jacchus (sagui do tufo branco) no apêndice II da Cites - Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção foi aprovada durante 24ª reunião do comitê da fauna em Genebra/Suiça. Manter uma espécie no anexo II da Cites significa garantir um maior controle no seu comércio internacional.

Outra iniciativa do Ibama, acatada pelo Comitê, foi a proposta de realização de um encontro regional na América do Sul sobre arraias ornamentais de água doce a ser realizado em 2010 abordando dentre os pontos principais o comércio transfronteiriço.

As propostas foram apresentadas pelas autoridades administrativas brasileiras Cites, João Pessoa Moreira e Raquel Sabaini, da diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floretas do Ibama.
Janete Porto
Ascom/Ibama
Foto: Ricardo Maia - Banco de Imagens do Ibama

+ Mais

Sistemas de gestão de fauna do Ibama foram bem aceitos na reunião da Cites em Genebra

João Pessoa Moreira e Raquel Sabaini na reunião da Cites - Brasília (07/05/09) - Vários países elogiaram os modernos sistemas informatizados de gestão de fauna e flora, Siscites e Sisfauna, apresentados pelo Ibama durante a 24ª reunião do Comitê de Fauna da Cites - Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção. Cuba, por exemplo, já fez contato no sentido de se promover um intercâmbio direto para assimilação da tecnologia. México, Uruguai, Holanda e Alemanha declararam apoio e elogiaram os sistemas. O encontro aconteceu em Genebra/Suíça.

“O Brasil mostrou importantes avanços na gestão de fauna silvestre”, comenta João Pessoa Moreira, representante do Ibama na reunião.

O Ibama implementou os sistemas de gestão de fauna entre 2007 e 2008. O Siscites padronizou procedimentos e otimizou a avaliação de requerimentos para exportação ou importação de espécimes, material biológico, produtos e subprodutos da fauna silvestre brasileira. Procedimentos que levavam três meses, agora podem ser realizados em até 15 dias. O Sisfauna, por sua vez, visa atender a demanda de gestão de fauna em cativeiro, como emissão de autorizações; controle de plantel; comércio nacional, emissão de licenças e o controle das transações efetuadas. O Sisfauna estará completo em todas as suas possibilidades operacionais ainda este ano.

São 175 países signatários da Cites, um importante tratado internacional para a preservação das espécies. O Brasil aderiu ao tratado em 1975, mesmo ano em que ele entrou em vigor. Raquel Sabaini, que também representava o Brasil na reunião do Comitê de Fauna, observa que o encontro “foi importante para melhorar o intercâmbio internacional com os representantes dos demais países signatários da Cites”.
Janete Porto
Ascom/Ibama

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.