Panorama
 
 
 

PROTEÇÃO Á CAMADA DE OZÔNIO SERÁ REFORÇADA COM PLANO DE ILUMINAÇÃO DO HCFC

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2009

05/05/2009 - Carlos Américo - O governo federal lançou nesta terça-feira as bases do Programa Brasileiro de Eliminação de HCFC (PBH) idealizado para banir o gás - usado como fluido refrigerante em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado - que destrói a camada de ozônio e possui potencial de aquecimento global. O PBH será desenvolvido pelo Comitê Executivo Interministerial para a Proteção da Camada de Ozônio (Prozon), composto por sete ministérios e coordenado pelo MMA, em parceria com as agências de cooperação técnica GTZ e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e deverá estar concluído em novembro de 2010.

O programa ajudará o Brasil a cumprir os prazos acordados entre as partes do Protocolo de Montreal, que estabelece a redução gradativa do uso e consumo do HCFC em países em desenvolvimento, até a eliminação total em 2040. A primeira etapa define o congelamento dos níveis de consumo em 2013 e a diminuição de 10% do uso do gás em 2015, com base na média de 2009/2010.

Nesta terça-feira (5), o Ministério do Meio Ambiente realizou o seminário "Governo e Sociedade a Caminho da Eliminação dos HCFC", em Brasília, iniciando o debate em torno das propostas para a criação do PBH. A coordenadora de Proteção da Camada de Ozônio do MMA, Magna Luduvice, disse que o Brasil tem total condição de atingir as metas de redução do HCFC. Ela também ressaltou o investimento de US$ 400 mil do Fundo Multilateral do Protocolo de Montreal para a elaboração dos programa.

O PBH será desenvolvido pelo Comitê Executivo Interministerial para a Proteção da Camada de Ozônio (Prozon), composto por sete ministérios e coordenado pelo MMA, em parceria com as agências de cooperação técnica GTZ e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e deverá ser concluído em novembro de 2010. O governo considera fundamental a participação de todos os setores envolvidos.

Para este trabalho serão levadas em consideração particularidades de cada setor produtivo que utiliza o HCFC. Assim, serão desenvolvidos planos setoriais para quatro áreas: refrigeradores, ar- condicionado, espumas e solventes. Os planos serão integrados ao PBH. Técnicos visitarão empresas para mapear o consumo do HCFC no Brasil e gerar um banco de dados que facilitarão na busca de alternativas. A analista ambiental do MMA Tatiana Zanette disse que o governo já está tomando medidas, como a portaria do Ibama que estabelece limites para importações anuais de HCFC.

Para ajudar no desenvolvimento do programa, serão realizados três seminários, em diferentes regiões do país, para debater a questão local do consumo e manutenção de equipamentos com HCFC. O programa será avaliado por técnicos estrangeiros, que analisarão seu potencial de execução. Em seguida, o plano será disponibilizado para consulta pública.

Umas das idéias apresentadas no seminário é adotar modelos de países desenvolvidos, que já em 2010 deverão ter reduzido em 75% o consumo de HCFC. Um dos focos do trabalho é a capacitação de prestadores de serviços de manutenção de equipamentos com o gás e no certificado de boas práticas. Segundo a representante da GTZ, Flávia Franca, o setor de serviço é responsável por 53% do gás liberado na atmosfera.

+ Mais

Carlos Minc recebe a comenda da Ordem do Rio Branco em Brasília

07/05/2009 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, foi condecorado hoje (07) com a insígnia da Ordem do Rio Branco, no grau Grã-Cruz, em uma cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A comenda foi entregue pelo presidente Lula. A cerimônia contou com a presença do chanceler, Celso Amorim, e do secretário-geral das Relações Exteriores, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, e outras autoridades.

Para Minc, o reconhecimento do trabalho da pasta do Meio Ambiente é muito importante, especialmente agora , quando, segundo ele, o Ministério está enfrentando um momento de resistência, devido a uma ofensiva conservadora no País e no parlamento. "Esta homenagem deve ser extensiva àqueles que estão na linha de frente, defendendo a Mata Atlântica, a Amazônia e outros biomas, como os companheiros do Ibama, do Instituto Chico Mendes, da Agência Nacional de Águas (ANA) e do próprio MMA. Na verdade, são estas as pessoas que devem se sentir homenageadas", afirmou o ministro.

O ministro pontuou aos presentes que a queda do desmatamento em 45%, o avanço dos planos de bacia e de manejo, a correta gestão dos recursos hídricos e as instalações das unidades de conservação do Chico Mendes refletem o trabalho que está sendo desenvolvido no Ministério.

Também foram agraciados os ministros das Minas e Energia, Edison Lobão, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

Ordem Rio Branco

A Ordem do Rio Branco foi instituída pelo Decreto 51.697, em 5 de fevereiro de 1963, e faz parte das comemorações do Dia do Diplomata. Este nome foi dado em homenagem ao Barão do Rio Branco, considerado o patrono da diplomacia brasileira. A honraria é constituída por cinco graus distintos - Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro -, e entregue a cidadãos, corporações e instituições, nacionais e estrangeiras, que se destacam em suas atividades cívicas, serviços prestados ao país ou méritos excepcionais.


 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.