Panorama
 
 
 

CONAMA DISCUTE NORMA SOBRE INSPEÇÃO NACIONAL VEICULAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2009

19/05/2009 - A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Kahn, participou nesta terça-feira (19) da reunião da Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) para apresentar e debater os parâmetros da proposta de resolução que prevê a implantação do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso.

O programa pretende realizar a medição e controle da emissão de poluentes emitida pelos veículos e deve ser implementado pelos órgãos municipais e estaduais em todo o Brasil. A proposta de resolução ainda será discutida nas câmaras técnicas, e só depois levada à votação na plenária do Conama, o que deve acontecer no meio do ano, segundo a secretária.

"As discussões já estão bem avançadas, a parte técnica da proposta é o resultado de um trabalho intenso feito por instituições como o InMetro, Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), estados - especialmente o Rio de Janeiro e São Paulo - e a prefeitura de São Paulo", afirma Kahn. De acordo com ela, o MMA vai promover oficinas e seminários com os setores envolvidos (industrial, consumidores) e os estados, que serão os responsáveis pela aplicação da resolução, e terão a oportunidade de apresentarem suas contribuições e dúvidas.

Pelo projeto atual, a inspeção será direcionada a veículos pesados, médios e motocicletas. Pontos importantes como os parâmetros de emissão, data de aplicação e os planos estaduais precisam ainda ser aprofundados. De acordo com representantes do MMA na Câmara Técnica, o Ibama vai apoiar os estados na implementação do programa.

Os veículos em que forem constatados altos índices de emissão serão proibidos de circular, até que realizem as adaptações e regulagens necessárias para adquirir nova licença. Outras formas de penalidade, como multas ambientais, também serão discutidas.

Outros pontos que serão debatidos: Volume e característica da frota a ser inspecionada; execução e planejamento dos planos estaduais; limite de emissão e sua forma de medição; primeiras cidades em que a resolução será aplicada

+ Mais

Minc defende cumprimento de leis contra a homofobia

18/05/2009 - Paulenir Constâncio - O ministro do meio ambiente, Carlos Minc, participou nesta segunda-feira, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio, de cerimônia de assinatura pelo governador Sérgio Cabral do decreto de criação do Conselho de Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do estado. A iniciativa, inédita no País, vai garantir ao segmento LGBT mecanismos para viabilizar o cumprimento da legislação de defesa dessas minorias.
Minc defendeu a aprovação de leis federais que criminalizem a homofobia. "Quebrar a impunidade é uma das formas eficazes de garantir o direito do cidadão!", disse.

Ele lembrou que a criminalidade foi responsável por pelo menos três mil mortes, em 10 anos, nas populações LGBT. O evento é parte da semana de luta contra a homofobia e começou no domingo com uma passeata em Ipanema, que contou com a presença do ministro, da qual participaram cerca de 100 manifestantes. Para ele, já passou da hora de aprovarmos leis que criminalizem a homofobia.

Cabral e Minc foram autores de duas leis que valem para o estado do Rio, assegurando a proibição de tratamento discriminatório aos gays, lésbicas, travestis e transexuais. Segundo ele, a preocupação com essas populações é natural, pois já que o Ministério do Meio Ambiente cuida da biodiversidade como base de equilíbrio da natureza, a diversidade sexual "é a base do amor". Minc invocou o seu papel de cidadão na defesa da cidadania da população LGBT. Aplaudido de pé pelas lideranças do movimento LGBT carioca, ele afirmou que "Antes de ser ministro, sou um cidadão".

Uma das leis aprovadas na Assembléia Legislativa do Rio garante aos homossexuais o direito à pensão da Previdência, em caso de falecimento do companheiro ou companheira. Segundo informações do movimento LGTB carioca, mais de duzentos pedidos para a concessão do benefício já deram entrada.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.