Panorama
 
 
 

CUBATÃO, UM MUNICÍPIO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2009

19/05/2009 - Das 320 fontes de poluição existentes no parque industrial de Cubatão, na Baixada Santista, 299 estão controladas o que equivale a 99% de controle ambiental. A única fonte poluidora restante, após 25 anos da implantação do Programa de Controle executado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, cerca de oito milhões de toneladas de fosfogesso, depositados inadequadamente no solo, está sendo alvo de um Termo de Ajustamento de Conduta, negociado com a empresa Copebras, do Grupo Anglo American, um dos principais grupos de mineração do mundo.O anúncio foi feito pelo presidente da agência ambiental paulista, Fernando Rei, durante sua palestra no Fórum para o Desenvolvimento do Pólo Industrial de Cubatão, em 19.05, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.

O MegaPolo Cubatão 2009 chegou a sua quarta edição, com a proposta de debater soluções para os principais entraves ao crescimento econômico da região e neste ano se desenrolou sobre um cenário peculiar, a cidade de Cubatão está deixando de ser exclusivamente um pólo petroquímico e siderúrgico, com 25 indústrias de grande porte, para avançar nas atividades de apoio logístico ao Porto de Santos.

“Cubatão deixou de lado a agenda dos equívocos, em termos de controle ambiental, para assumir a agenda assertiva do desenvolvimento sustentável”, afirmou Fernando Rei, considerando que o sucesso das ações de controle se deve, em grande parte, a relação de respeito e confiança mútua construída ao longo do tempo entre a CETESB e o setor industrial da região. Segundo o diretor-presidente, o empresariado passou a pensar a gestão ambiental sob a ótica da sustentabilidade.

Fernando Rei aproveitou a presença maciça de empresários, de parlamentares, de autoridades governamentais e de prestadores de serviços na área industrial, para falar sobre uma das mais significativas mudanças no modelo de gestão porque passa o órgão ambiental, com a aprovação da Lei nº 13.542, que altera a denominação da CETESB e lhe confere novas atribuições no processo de licenciamento ambiental. A reformulação do órgão ambiental, segundo observou Fernando Rei ao público presente, resulta da transição do já superado modelo de comando e controle, para uma gestão baseada na sustentabilidade, caracterizada pelo diálogo e pela negociação entre a agência e os setores produtivos. Fernando adiantou que é necessário avançar ainda mais em uma pauta de negociação que vá além da conformidade legal, operando com instrumentos econômicos mais avançados e de mercado. “Temos que vencer a agenda das fontes controladas e iniciar a gestão da qualidade”.

O painel “As indústrias em busca de caminhos para promover melhorias ambientais”, contou, ainda, com as presenças de Nelson Pereira dos Reis, diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP e Eduardo San Martim, membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias e ex-diretor da CETESB. A abertura da conferência ficou a cargo do secretário do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, Armando de Mello Meziat.
Texto: Renato Alonso
Fotos: Pedro Calado

+ Mais

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência firma acordo com a CETESB

21/05/2009 - A Iniciativa partiu do Conselho de Representantes dos Funcionários - CRF, que sugeriu para a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SEDPcD e à direção da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental -CETESB, a formalização de um Termo de Cooperação Técnica, com participação da entidade que representa os funcionários, para o desenvolvimento de um trabalho de inclusão e ambientação dos portadores de deficiência física na empresa. O compromisso para realização deste programa piloto, foi firmado em 21.05, durante a visita do secretário-adjunto da SEDPcD, Luiz Baggio Neto, ao presidente Fernando Rei.

“Queremos estimular e desenvolver um projeto de sensibilização das empresas públicas para a empregabilidade de pessoas com alguma deficiência física”, afirmou Baggio Neto, configurando a iniciativa como uma experiência-modelo, passível de ser apoiada por outras empresas do Estado. “Temos todo o interesse em fomentar este tipo de ação, criando boas práticas de inclusão social que possa ser aplicada em outros órgãos estaduais”, observou Fernando Rei.

O Conselho de Representantes dos Funcionários, através do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência – NAPcD, vem trabalhando há meses pela inclusão das pessoas com algum grau de deficiência física na empresa. Desde o início, a iniciativa foi prontamente acolhida pela direção da casa, resultando na vinda do secretário-adjunto da SEDPcD para informar sobre o trabalho que a sua Pasta vem desenvolvendo com o objetivo de garantir o acesso das pessoas com deficiência no Estado a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade, e oficializar a parceria com a agência ambiental.

A primeira ação deste compromisso será o de elaborar um diagnóstico na empresa, que apontará como o corpo de funcionários vê a prática de inclusão e acessibilidade do deficiente na companhia.
Texto: Renato Alonso
Fotos: Pedro Calado

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.