Panorama
 
 
 

MMA REÚNE LIDERANÇAS EMPRESARIAIS EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA BANIMENTO DOS CFCs

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2009

21/05/2009 - O Ministério do Meio Ambiente reúne, no dia 28, no Hotel Jangadeiro em Recife, lideranças do setor empresarial com o objetivo de dilvulgar soluções alternativas para substituição dos CFCs e HCFCs, usados em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos de refrigeração comerciais e industriais. Essas substâncias são as principais responsáveis pela redução da camada de ozônio, que protege a terra do excesso de raios ultravioletas, capazes de causar doenças como o câncer de pele. Além disso essas substâncias contribuem para o aquecimento global.

O evento tem apoio de importantes associações de fabricantes e profissionais do setor, que ainda utilizam os HCFCs em seus processos de fabricação de sistemas de refrigeração. A proposta do encontro é apresentar as novas tecnologias capazes de substituir, com a mesma eficiência, os CFCs e HCFCs.

A redução do uso de substâncias nocivas à camada de ozônio é prevista pelo Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário. A eliminação total dos HCFCs ocorrerá até o ano de 2040, enquanto que os CFCs tiveram sua utilização proibida em equipamentos novos no Brasil a partir de 2001 e sua eliminação total ocorrerá até o final de 2009.

Participam como palestrantes do seminário Difusão do Uso de Fluidos Refrigerantes Alternativos em Sistemas de Refrigeração e Ar-condicionado a coordenadora de Proteção da Camada de Ozônio do MMA, Magna Luduvice, Roberto Peixoto, do Instituto Mauá de Tecnologia, Alessandro da Silva, da Bitzer Compressores, Enio Bandarra da Universidade Federal de Uberlândia, José Alberto Parise, da Católica do Rio de Janeiro, Gherhart Ribatasi, da Universidade de São Paulo, Maurício Antonio da Costa, da Costa & Riga Engenharia e Leonilton Tomaz Cleto, da Yamatz Engenharia.

+ Mais

Sala Verde número 391 é inaugurada em Itaboraí, no Rio

22/05/2009 - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, inaugurou hoje (22) no município de Itaboraí (RJ), a 391ª Sala Verde do País e vigésima segunda no estado do Rio de Janeiro. O projeto de educação ambiental desenvolvido em parceria pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura prevê a inauguração de várias salas do gênero em outros municípios do País. Nelas são exibidos vídeos da mostra Circuito Tela Verde, de curtas ambientais, alguns deles apresentados também durante a programação da TV Brasil.

A Sala Verde de Itaboraí foi instalado na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no centro histórico da cidade em um evento que fez parte das comemorações do aniversário de 176 anos de Itaboraí. Minc assistiu a uma apresentação do Projeto de Modernização da Praça Marechal Floriano Peixoto, que prevê a construção de um anfiteatro e de uma zona de internet sem fio, entre outras ações a serem realizadas no município. O ministro defendeu a educação ambiental como "a melhor forma de instruir a sociedade para o consumo sustentável."

O Circuito Tela Verde começou no Jardim Botânico, no Rio. O festival conta com 30 vídeos sobre experiências de projetos de educação ambiental em vários municípios fluminenses. O projeto foi recomendado por deliberação da 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente para ensinar à população o significado das mudanças climáticas e seus efeitos.

Até o fim do ano, o Circuito chega a 250 estruturas educadoras, como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos de Cultura e Cineclubes, até julho. Cada centro organizará a sua mostra, com os kits enviados pelo MMA. Ao final de cada exibição está previsto debates com educadores ambientais e a audiência, como forma de busca de possíveis soluções para os problemas ambientais enfocados e propostas para projetos de educação ambiental.

Os vídeos mostram tanto trabalhos de educação ambiental bem sucedidos quanto rios que estão cada dia mais poluídos. Os curtas foram produzidos nos seguintes municípios: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Rios das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. A temática apresentada inclui ainda as opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais.

Limpa Rio - Minc participou ainda da cerimônia de início das obras do Programa Limpa Rio no município. O projeto foi concebido quando ele era secretário estadual do Meio Ambiente, e tem o objetivo de dragar e recuperar os rios de bacias hidrográficas do estado.

"Estamos cuidando da Amazônia, mas não podemos nos esquecer da Baía de Guanabara e do Rio de Janeiro", disse o ministro referindo-se à limpeza dos rios e a projetos de recuperação e preservação ambiental no estado.

Ele acrescentou que serão criadas atividades e empregos limpos em Itaboraí, dando como exemplo as ações ambientais prevista para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que será construído pela Petrobras. Minc ressaltou que a empresa vai investir em proteção ambiental na região e que estão previstas a implantação de várias iniciativas de controle ambiental do ar e das águas, como a instalação de um denitrificador para o controle de 90% das emissões de NOX (nitrato de óxido), que vai custar U$ 200 milhões de dólares, custeados pela Petrobras.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.