Panorama
 
 
 

PROJETO SÃO FRANCISCO ANALISA SITUAÇÃO DA ÁGUA DE RIOS E BACIAS RECEPTORAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2009

20/05/2009 - Salgueiro (PE) - O Projeto de Integração do rio São Francisco inicia este mês a segunda ação do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia. O objetivo é aprofundar conhecimentos e acompanhar a evolução da qualidade da água nos rios e açudes receptores, antes que estes recebam as águas aduzidas do Projeto São Francisco. O sistema de adução consiste num canal de aproximação que têm como objetivo a captação e a condução das águas aduzidas até os seus receptores.

Em visita ao escritório regional do Projeto São Francisco, em Salgueiro (PE), representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) reuniram-se com a coordenação de Programas Ambientais do Ministério da Integração Nacional para analisarem dados de relatórios elaborados com base em informações colhidas durante a primeira ação de monitoramento da qualidade da água, realizada entre março e abril deste ano, aproveitando as cheias decorrentes do período chuvoso.

De acordo com as condicionantes estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para licenciamento e instalação da obra, estão previstas a realização de quatro ações de coletas ao longo do ano. O objetivo é mapear e identificar as características dos corpos d’água durante as diversas fases, tanto no período chuvoso, quanto no período de seca.

“Essas ações são importantes para que possamos verificar a situação antes do projeto ser construído e, depois, comparar quando houver a integração e o lançamento de águas do São Francisco em diversos reservatórios e canais. Além disso, teremos a oportunidade de acompanhar as alterações que podem acontecer no ecosistema como um todo e, com isso, identificar medidas que possam reduzir os impactos causados”, disse a professora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, Maria do Carmo Sobral.

Intercâmbio de conhecimento - A participação da Universidade Federal de Pernambuco no Programa de Monitoramento da Qualidade da Água abre um leque de oportunidades para pesquisadores em todo o país. “É importante para o Nordeste e para todo o Brasil, pois é também uma forma de apoiar o desenvolvimento de dissertações de mestrados e teses de doutorados com os alunos que estão participando. Temos aqui diversos professores, não só do corpo docente da Universidade Federal de Pernambuco, mas também da Universidade Federal Rural e da Universidade Estadual da Bahia”, disse Maria do Carmo Sobral.

Primeira etapa - Finalizada em abril último, a primeira ação teve como área de atuação o estirão do rio São Francisco, onde estarão localizadas as estruturas de captação, bem como parte das bacias hidrográficas receptoras de águas aduzidas pelo Projeto São Francisco. Ao todo, foram trabalhados 32 pontos de coleta ao longo dos Eixos Norte e Leste, em rios e açudes, cujos corpos d´água, sobretudo nesta região, são utilizados como receptores finais dos esgotos, sem tratamento prévio, e dos fertilizantes e pesticidas utilizados nos campos agrícolas, normalmente carregados pelo escoamento superficial e pela lixiviação, um processo físico de lavagem das rochas e solos causado pelas águas das fortes chuvas (enxurradas), causando a decomposição das rochas e, com isso, a perda de nutrientes, tornando o solo mais pobre, comprometendo, dessa forma, a qualidade da água. Dos 32 pontos de coleta, quatro, entre eles o rio Paraíba, na cidade de Cabaceira (PB); rio do Meio, em Monteiro (PB); Riacho do Navio, no município de Betânia (PE) e o rio Moxotó, em Ibimirim (PE), apresentavam-se secos, situação esta já prevista e que será atendida durante a segunda ação.

Controle do Ibama - Segundo Aroldo Fonseca, analista ambiental do Ibama, “a importância desse Programa se dá, primeiro, por causa da necessidade de monitoramento da qualidade da água para que, por meio desse mecanismo, haja uma rígida avaliação dos impactos do Projeto e das obras em si e, principalmente, a qualidade dos recursos hídricos na área de influência do empreendimento. Outro fator muito importante é a possibilidade de orientarmos as ações de gestão dessa água. O uso da água aduzida pelo Projeto São Francisco tem que ocorrer em função da qualidade dessa água”.

Durante a realização da segunda ação de monitoramento da qualidade da água, o Ibama realizará nova visita de vistoria às obras do Projeto São Francisco e, mais uma vez, as atenções dos analistas ambientais estarão voltadas para os meios bióticos, em especial o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e Limnologia.

Para mais informações sobre os programas e ações do Ministério, acesse a página da Rádio e TV/MI: http://www.mi.gov.br/tvmi

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.